Varejo em setembro – Kwid bate Ka e Argo cola no top 5
Já o Mercedes Classe C vende mais do que Cruze e Jetta
Representando pouco mais de 57% (57,12%) das vendas totais de setembro (193.580 unidades), o varejo manteve a Chevrolet bem à frente das rivais entre as montadoras, com 16,75% de participação de mercado, com a Hyundai (11,78%) repetindo a segunda posição. A Toyota (10,13%) completou o pódio pelo terceiro mês seguido, seguida pela VW (9,70%) e pela Renault (9,46%).
AUTOMÓVEIS
De maio a agosto não houve alteração na relação dos quatro automóveis mais vendidos no varejo. Setembro, no entanto, trouxe uma novidade: com 6.795 unidades em seu primeiro mês cheio, o Renault Kwid, 13º em agosto, superou o Ford Ka (4.092) e por muito pouco não tirou a vice-liderança do Hyundai HB20 (6.836).
Na ponta, sem surpresas, o Chevrolet Onix novamente superou as 10 mil unidades (10.595). Líder entre os sedãs, o Chevrolet Prisma (3.501) sentiu a ameaça do Fiat Argo (3.455), sexto, que pelo segundo mês seguido foi o mais vendido da marca italiana.
Superado pelo Toyota Corolla (3.425), o Honda HR-V (3.380) manteve o posto de SUV/crossover número 1 na preferência dos brasileiros. VW Gol (3.009) e Hyundai Creta (2.552) completaram as 10 primeiras colocações. Destaque negativo para o Sandero: com 1.662 unidades, o hatch da Renault foi apenas o 20º colocado.
Quem também brilhou em agosto foi um sedã premium. Responsável por 1.285 unidades, o Mercedes Classe C, que havia sido 44º no mês passado, conquistou uma inédita 25ª posição, à frente de modelos muito mais baratos como Nissan Versa (1.268) e Fiat Palio (1.207), e acima do Chevrolet Cruze (1.047), terceiro colocado entre os sedãs médios.
Único representante da lista a assegurar 100% de suas unidades no varejo, o Chery QQ (504) se aproximou das vendas do Fiat Uno (581), este com menos de 20% do total comercializado pelas concessionárias. Ainda assim, a situação foi melhor do que a do Renault Logan (491), que emplacou menos de 16% na modalidade.
COMERCIAIS LEVES
Soberana. Esta definição cabe bem à Hilux quando se fala de varejo. Com 2.222 unidades emplacadas, a picape da Toyota vendeu mais do que as três rivais mais próximas somadas. Novamente vice-líder, a Fiat Toro (942) emplacou menos da metade. A Chevrolet S10 (690) completou o pódio.
Separadas por apenas 3 unidades, VW Saveiro (555) e Mitsubishi L200 (552) repetiram as posições de agosto, com a representante da marca japonesa respondendo por quase 75% das vendas através de faturamento direto. Sétima em agosto, a Fiat Strada (315) caiu uma posição e por pouco não perdeu espaço para o Hyundai HR (309).
Automóveis |
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
SET 17 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
10.595 |
61,47% |
17.236 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
6.836 |
80,14% |
8.530 |
3º |
RENAULT KWID |
6.795 |
65,60% |
10.358 |
4º |
FORD KA |
4.092 |
46,89% |
8.727 |
5º |
CHEVROLET PRISMA |
3.501 |
57,18% |
6.123 |
6º |
FIAT ARGO |
3.455 |
83,78% |
4.124 |
7º |
TOYOTA COROLLA |
3.425 |
56,74% |
6.036 |
8º |
HONDA HR-V |
3.380 |
89,42% |
3.780 |
9º |
VW GOL |
3.009 |
49,93% |
6.026 |
10º |
HYUNDAI CRETA |
2.552 |
73,63% |
3.466 |
11º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
2.542 |
89,79% |
2.831 |
12º |
VW FOX/CROSS FOX |
2.515 |
51,75% |
4.860 |
13º |
JEEP COMPASS |
2.452 |
58,70% |
4.177 |
14º |
NISSAN KICKS |
2.429 |
70,45% |
3.448 |
15º |
FORD ECOSPORT |
2.085 |
66,00% |
3.159 |
16º |
VW UP |
2.064 |
80,63% |
2.560 |
17º |
FIAT MOBI |
1.920 |
53,30% |
3.602 |
18º |
HYUNDAI HB20S |
1.900 |
67,95% |
2.796 |
19º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
1.883 |
79,08% |
2.381 |
20º |
RENAULT SANDERO |
1.662 |
41,90% |
3.967 |
21º |
HONDA CIVIC |
1.604 |
84,38% |
1.901 |
22º |
HONDA WR-V |
1.407 |
94,68% |
1.486 |
23º |
JEEP RENEGADE |
1.376 |
45,73% |
3.009 |
24º |
FORD FIESTA |
1.305 |
85,52% |
1.526 |
25º |
MERCEDES CLASSE C |
1.285 |
96,54% |
1.331 |
26º |
NISSAN VERSA |
1.268 |
51,95% |
2.441 |
27º |
FIAT PALIO |
1.207 |
89,21% |
1.353 |
28º |
FIAT SIENA |
1.092 |
56,06% |
1.948 |
29º |
FORD KA+ |
1.067 |
40,65% |
2.625 |
30º |
HONDA CITY |
1.049 |
78,93% |
1.329 |
31º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
1.047 |
63,45% |
1.650 |
32º |
VW JETTA |
897 |
96,24% |
932 |
33º |
HONDA FIT |
870 |
75,13% |
1.158 |
34º |
CHEVROLET TRACKER |
865 |
93,01% |
930 |
35º |
VW VOYAGE |
858 |
22,44% |
3.823 |
36º |
RENAULT CAPTUR |
774 |
67,72% |
1.143 |
37º |
TOYOTA HILUX SW4 |
772 |
89,25% |
865 |
38º |
HYUNDAI IX35 |
700 |
83,43% |
839 |
39º |
CHEVROLET SPIN |
679 |
29,02% |
2.340 |
40º |
FIAT UNO |
581 |
18,19% |
3.194 |
41º |
MITSUBISHI ASX |
576 |
91,43% |
630 |
42º |
CITROËN C3 |
562 |
70,43% |
798 |
43º |
HYUNDAI TUCSON |
547 |
81,76% |
669 |
44º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
545 |
85,96% |
634 |
45º |
CHERY QQ |
504 |
100,00% |
504 |
46º |
RENAULT LOGAN |
491 |
15,39% |
3.191 |
47º |
RENAULT DUSTER |
478 |
50,69% |
943 |
48º |
PEUGEOT 208 |
456 |
43,14% |
1.057 |
49º |
CHEVROLET COBALT |
444 |
24,65% |
1.801 |
50º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
391 |
56,26% |
695 |
Comerciais leves |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
SET 17 |
|
1º |
TOYOTA HILUX |
2.222 |
82,48% |
2.694 |
2º |
FIAT TORO |
942 |
24,04% |
3.918 |
3º |
CHEVROLET S10 |
690 |
24,08% |
2.866 |
4º |
VW SAVEIRO |
555 |
16,86% |
3.292 |
5º |
MITSUBISHI L200 |
552 |
74,70% |
739 |
6º |
FORD RANGER |
461 |
30,73% |
1.500 |
7º |
VW AMAROK |
445 |
44,54% |
999 |
8º |
FIAT STRADA |
315 |
6,82% |
4.621 |
9º |
HYUNDAI HR |
309 |
84,20% |
367 |
10º |
NISSAN FRONTIER |
261 |
76,99% |
339 |
11º |
FIAT FIORINO |
200 |
18,02% |
1.110 |
12º |
RENAULT DUSTER OROCH |
181 |
37,87% |
478 |
13º |
KIA K2500 |
153 |
100,00% |
153 |
14º |
IVECO DAILY 3514 |
140 |
83,33% |
168 |
15º |
RENAULT MASTER |
77 |
19,44% |
396 |
16º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
68 |
91,89% |
74 |
17º |
MERCEDES-BENZ VITO |
38 |
79,17% |
48 |
18º |
LIFAN FOISON |
36 |
100,00% |
36 |
19º |
CHEVROLET MONTANA |
35 |
2,51% |
1.397 |
20º |
FIAT DUCATO |
27 |
30,34% |
89 |
21º |
PEUGEOT PARTNER |
24 |
15,89% |
151 |
22º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
19 |
82,61% |
23 |
23º |
EFFA K01 |
5 |
100,00% |
5 |
24º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
5 |
83,33% |
6 |
25º |
CITROËN JUMPER |
4 |
26,67% |
15 |
26º |
RENAULT |
3 |
100,00% |
3 |
27º |
FORD F150 |
3 |
100,00% |
3 |
28º |
IVECO DAILY |
2 |
66,67% |
3 |
29º |
FOTON AUMARK 3.5 - 12DT |
2 |
100,00% |
2 |
30º |
FOTON AUMARK 3.5 - 14DT |
2 |
100,00% |
2 |
31º |
EFFA V21 |
2 |
100,00% |
2 |
32º |
FIAT DOBLÒ |
1 |
12,50% |
8 |
33º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
1 |
100,00% |
1 |
34º |
FIAT TECFORM |
1 |
100,00% |
1 |
35º |
FORD F250 |
1 |
100,00% |
1 |
36º |
PEUGEOT BOXER |
1 |
33,33% |
3 |
37º |
TOYOTA TACOMA |
1 |
100,00% |
1 |
38º |
SHINERAY CARGOV |
1 |
100,00% |
1 |
39º |
HAFEI MINI |
1 |
100,00% |
1 |
40º |
EFFA K01 |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia