Representando pouco mais de 57% (57,12%) das vendas totais de setembro (193.580 unidades), o varejo manteve a Chevrolet bem à frente das rivais entre as montadoras, com 16,75% de participação de mercado, com a Hyundai (11,78%) repetindo a segunda posição. A Toyota (10,13%) completou o pódio pelo terceiro mês seguido, seguida pela VW (9,70%) e pela Renault (9,46%).
AUTOMÓVEIS
De maio a agosto não houve alteração na relação dos quatro automóveis mais vendidos no varejo. Setembro, no entanto, trouxe uma novidade: com 6.795 unidades em seu primeiro mês cheio, o Renault Kwid, 13º em agosto, superou o Ford Ka (4.092) e por muito pouco não tirou a vice-liderança do Hyundai HB20 (6.836).
Na ponta, sem surpresas, o Chevrolet Onix novamente superou as 10 mil unidades (10.595). Líder entre os sedãs, o Chevrolet Prisma (3.501) sentiu a ameaça do Fiat Argo (3.455), sexto, que pelo segundo mês seguido foi o mais vendido da marca italiana.
Superado pelo Toyota Corolla (3.425), o Honda HR-V (3.380) manteve o posto de SUV/crossover número 1 na preferência dos brasileiros. VW Gol (3.009) e Hyundai Creta (2.552) completaram as 10 primeiras colocações. Destaque negativo para o Sandero: com 1.662 unidades, o hatch da Renault foi apenas o 20º colocado.
Quem também brilhou em agosto foi um sedã premium. Responsável por 1.285 unidades, o Mercedes Classe C, que havia sido 44º no mês passado, conquistou uma inédita 25ª posição, à frente de modelos muito mais baratos como Nissan Versa (1.268) e Fiat Palio (1.207), e acima do Chevrolet Cruze (1.047), terceiro colocado entre os sedãs médios.
Único representante da lista a assegurar 100% de suas unidades no varejo, o Chery QQ (504) se aproximou das vendas do Fiat Uno (581), este com menos de 20% do total comercializado pelas concessionárias. Ainda assim, a situação foi melhor do que a do Renault Logan (491), que emplacou menos de 16% na modalidade.
COMERCIAIS LEVES
Soberana. Esta definição cabe bem à Hilux quando se fala de varejo. Com 2.222 unidades emplacadas, a picape da Toyota vendeu mais do que as três rivais mais próximas somadas. Novamente vice-líder, a Fiat Toro (942) emplacou menos da metade. A Chevrolet S10 (690) completou o pódio.
Separadas por apenas 3 unidades, VW Saveiro (555) e Mitsubishi L200 (552) repetiram as posições de agosto, com a representante da marca japonesa respondendo por quase 75% das vendas através de faturamento direto. Sétima em agosto, a Fiat Strada (315) caiu uma posição e por pouco não perdeu espaço para o Hyundai HR (309).
Automóveis |
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
SET 17 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
10.595 |
61,47% |
17.236 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
6.836 |
80,14% |
8.530 |
3º |
RENAULT KWID |
6.795 |
65,60% |
10.358 |
4º |
FORD KA |
4.092 |
46,89% |
8.727 |
5º |
CHEVROLET PRISMA |
3.501 |
57,18% |
6.123 |
6º |
FIAT ARGO |
3.455 |
83,78% |
4.124 |
7º |
TOYOTA COROLLA |
3.425 |
56,74% |
6.036 |
8º |
HONDA HR-V |
3.380 |
89,42% |
3.780 |
9º |
VW GOL |
3.009 |
49,93% |
6.026 |
10º |
HYUNDAI CRETA |
2.552 |
73,63% |
3.466 |
11º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
2.542 |
89,79% |
2.831 |
12º |
VW FOX/CROSS FOX |
2.515 |
51,75% |
4.860 |
13º |
JEEP COMPASS |
2.452 |
58,70% |
4.177 |
14º |
NISSAN KICKS |
2.429 |
70,45% |
3.448 |
15º |
FORD ECOSPORT |
2.085 |
66,00% |
3.159 |
16º |
VW UP |
2.064 |
80,63% |
2.560 |
17º |
FIAT MOBI |
1.920 |
53,30% |
3.602 |
18º |
HYUNDAI HB20S |
1.900 |
67,95% |
2.796 |
19º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
1.883 |
79,08% |
2.381 |
20º |
RENAULT SANDERO |
1.662 |
41,90% |
3.967 |
21º |
HONDA CIVIC |
1.604 |
84,38% |
1.901 |
22º |
HONDA WR-V |
1.407 |
94,68% |
1.486 |
23º |
JEEP RENEGADE |
1.376 |
45,73% |
3.009 |
24º |
FORD FIESTA |
1.305 |
85,52% |
1.526 |
25º |
MERCEDES CLASSE C |
1.285 |
96,54% |
1.331 |
26º |
NISSAN VERSA |
1.268 |
51,95% |
2.441 |
27º |
FIAT PALIO |
1.207 |
89,21% |
1.353 |
28º |
FIAT SIENA |
1.092 |
56,06% |
1.948 |
29º |
FORD KA+ |
1.067 |
40,65% |
2.625 |
30º |
HONDA CITY |
1.049 |
78,93% |
1.329 |
31º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
1.047 |
63,45% |
1.650 |
32º |
VW JETTA |
897 |
96,24% |
932 |
33º |
HONDA FIT |
870 |
75,13% |
1.158 |
34º |
CHEVROLET TRACKER |
865 |
93,01% |
930 |
35º |
VW VOYAGE |
858 |
22,44% |
3.823 |
36º |
RENAULT CAPTUR |
774 |
67,72% |
1.143 |
37º |
TOYOTA HILUX SW4 |
772 |
89,25% |
865 |
38º |
HYUNDAI IX35 |
700 |
83,43% |
839 |
39º |
CHEVROLET SPIN |
679 |
29,02% |
2.340 |
40º |
FIAT UNO |
581 |
18,19% |
3.194 |
41º |
MITSUBISHI ASX |
576 |
91,43% |
630 |
42º |
CITROËN C3 |
562 |
70,43% |
798 |
43º |
HYUNDAI TUCSON |
547 |
81,76% |
669 |
44º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
545 |
85,96% |
634 |
45º |
CHERY QQ |
504 |
100,00% |
504 |
46º |
RENAULT LOGAN |
491 |
15,39% |
3.191 |
47º |
RENAULT DUSTER |
478 |
50,69% |
943 |
48º |
PEUGEOT 208 |
456 |
43,14% |
1.057 |
49º |
CHEVROLET COBALT |
444 |
24,65% |
1.801 |
50º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
391 |
56,26% |
695 |
Comerciais leves |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
SET 17 |
|
1º |
TOYOTA HILUX |
2.222 |
82,48% |
2.694 |
2º |
FIAT TORO |
942 |
24,04% |
3.918 |
3º |
CHEVROLET S10 |
690 |
24,08% |
2.866 |
4º |
VW SAVEIRO |
555 |
16,86% |
3.292 |
5º |
MITSUBISHI L200 |
552 |
74,70% |
739 |
6º |
FORD RANGER |
461 |
30,73% |
1.500 |
7º |
VW AMAROK |
445 |
44,54% |
999 |
8º |
FIAT STRADA |
315 |
6,82% |
4.621 |
9º |
HYUNDAI HR |
309 |
84,20% |
367 |
10º |
NISSAN FRONTIER |
261 |
76,99% |
339 |
11º |
FIAT FIORINO |
200 |
18,02% |
1.110 |
12º |
RENAULT DUSTER OROCH |
181 |
37,87% |
478 |
13º |
KIA K2500 |
153 |
100,00% |
153 |
14º |
IVECO DAILY 3514 |
140 |
83,33% |
168 |
15º |
RENAULT MASTER |
77 |
19,44% |
396 |
16º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
68 |
91,89% |
74 |
17º |
MERCEDES-BENZ VITO |
38 |
79,17% |
48 |
18º |
LIFAN FOISON |
36 |
100,00% |
36 |
19º |
CHEVROLET MONTANA |
35 |
2,51% |
1.397 |
20º |
FIAT DUCATO |
27 |
30,34% |
89 |
21º |
PEUGEOT PARTNER |
24 |
15,89% |
151 |
22º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
19 |
82,61% |
23 |
23º |
EFFA K01 |
5 |
100,00% |
5 |
24º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
5 |
83,33% |
6 |
25º |
CITROËN JUMPER |
4 |
26,67% |
15 |
26º |
RENAULT |
3 |
100,00% |
3 |
27º |
FORD F150 |
3 |
100,00% |
3 |
28º |
IVECO DAILY |
2 |
66,67% |
3 |
29º |
FOTON AUMARK 3.5 - 12DT |
2 |
100,00% |
2 |
30º |
FOTON AUMARK 3.5 - 14DT |
2 |
100,00% |
2 |
31º |
EFFA V21 |
2 |
100,00% |
2 |
32º |
FIAT DOBLÒ |
1 |
12,50% |
8 |
33º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
1 |
100,00% |
1 |
34º |
FIAT TECFORM |
1 |
100,00% |
1 |
35º |
FORD F250 |
1 |
100,00% |
1 |
36º |
PEUGEOT BOXER |
1 |
33,33% |
3 |
37º |
TOYOTA TACOMA |
1 |
100,00% |
1 |
38º |
SHINERAY CARGOV |
1 |
100,00% |
1 |
39º |
HAFEI MINI |
1 |
100,00% |
1 |
40º |
EFFA K01 |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos