O circuito de Jarama, localizado em Madrid, foi escolhido pela Honda como palco para entrega das chaves de três exemplares do apimentado Civic Type R aos pilotos oficiais da HRC (Honda Racing Corporation): Marc Márquez, Dani Pedrosa e Toni Bou.
Logo após a pose para as fotos, os embaixadores da marca japonesa realizaram uma sessão de testes com o esportivo e deixaram suas impressões sobre a performance do hot hatch, que tem se tornado símbolo de desempenho para a montadora desde 1997.
A Honda da Espanha reuniu os três campeões mundiais para apreciar a curiosa sensação de mudar do guidão das motos para o volante do Civic Type R ao longo de 12 curvas e 3.850 metros, no mítico circuito espanhol. Mais tarde, os pilotos tornaram suas impressões conhecidas em uma conferência de imprensa.
Como não poderia deixar de ser, o próprio esportivo também tornou-se protagonista da brincadeira. Equipado com o motor 2.0 VTEC turbo de 320 cv de potência, o bólido é capaz de atingir os 272 km/h de velocidade máxima. A chegada às concessionárias da marca deve acontecer no próximo mês de novembro.
Curiosamente, tanto Marquez quanto Pedrosa e Bou concordaram em destacar positivamente atributos como facilidade de condução, potência, aerodinâmica e estabilidade. Sobretudo, os três quiseram valorizar a adoção do novo modo Conforto no controle dinâmico de condução.
Campeão mundial de MotoGP, Marc Márquez, disse: "Não é de admirar que o Type R tenha batido recorde no circuito de Nürburgring. A capacidade de aceleração é brutal e mostra o trabalho aerodinâmico que foi feito. Dá a sensação de ser colado ao asfalto e o nível de aderência é excepcional".
Por sua vez, Dani Pedrosa, falou: "Apesar de ter 320 cv, a sensação de segurança que transmite ao motorista é incrível. A capacidade de tração é excepcional e permite que você trate as curvas com a máxima precisão. Sobretudo, notei o trabalho no eixo traseiro, que agora transmite mais confiança".
Por fim, Toni Bou chamou a atenção para os diferentes modos disponíveis para o controle de condução dinâmico do Type R: "A capacidade de desfrutar de três modos de condução foi o que eu mais gostei. Diariamente, o modo Comfort é perfeito, enquanto o '+ R' é ideal para condução puramente esportiva".
A cerimônia de entrega dos três Honda Civic Type R foi realizada pelo presidente da Honda Motor Europe Espanha, Marc Serruya, que destacou a importância e o talento dos três pilotos. Além disso, enfatizou o espírito inovador trazido pelo esportivo.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda Civic Type R fica mais caro e se aproxima de R$ 280 mil nos EUA
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Pulse Abarth, Jetta GLI e Civic Type R: os primeiros estágios dos esportivos
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Honda Civic Type R vs. Toyota GR Corolla: qual vendeu mais em 2023?
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Teste: Honda Civic Type R encontra Civic Si para a passagem do bastão