Todo ano, a Interbrand faz uma pesquisa para descobrir quais são as 100 marcas mais valiosas do planeta. Neste ano, a liderança continua na mão da Apple, que tem um valor estimado de US$ 184 bilhões, seguida pela Google (US$ 141 bilhões) e Microsoft e (79,9 bilhões). Entre as fabricantes de carro, a melhor colocada é a Toyota, que vale US$ 50 bilhões, 6% a menos em comparação com o resultado de 2016 – suficientes para cair uma posição e ficar em 7ª no Top 100.
A 2ª colocação entre as montadoras é da Mercedes-Benz, que tem um valor estimado em US$ 47,8 bilhões, um crescimento de 10%. Porém, está na 9ª posição considerando todas as marcas, superada pelo Facebook. A BMW completa o pódio, mantendo o valor de US$ 41,5 bilhões e que é apenas 13ª no ranking geral.
As marcas asiáticas voltam a aparecer com a Honda na 4ª posição entre as fabricantes e 20ª na geral, estimada em US$ 22,6 bilhões, um crescimento de 3%. Está bem acima da Ford, a 5ª do setor automotivo a aparecer e que tem um valor de US$ 13,6 bilhões. É seguida de perto pela Hyundai (US$ 13,1 bilhões), 35ª colocada no Top 100 e 6ª montadora.
Com a 7ª colocação, a Audi (US$ 12 bilhões) briga com outras duas marcas que estão bem próximas em valor. A Nissan (US$ 11,53 bilhões) está logo atrás e por pouco não é superada pela Volkswagen (US$ 11,52 bilhões). A 10ª marca do ranking é a Porsche, que vale US$ 10,1 bilhões.
Outros destaques são a entrada da Ferrari no Top 100, direto na 88ª posição do ranking geral e a 14ª do setor automotivo, com valor estimado de US$ 4,8 bilhões; e a Tesla, que fecha a tabela como a 15ª entre as fabricantes e 98ª marca mais valiosa do mundo.
Posição entre fabricantes | Marca | Ranking geral | Valor | Variação |
1ª | Toyota | 7ª | US$ 50,29 bilhões | -6% |
2ª | Mercedes-Benz | 9ª | US$ 47,82 bilhões | +10% |
3ª | BMW | 13ª | US$ 41,52 bilhões | 0% |
4ª | Honda | 20ª | US$ 22,69 bilhões | +3% |
5ª | Ford | 33ª | US$ 13,64 bilhões | +5% |
6ª | Hyundai | 35ª | US$ 13,19 bilhões | +5% |
7ª | Audi | 38ª | US$ 12 bilhões | +2% |
8ª | Nissan | 39ª | US$ 11,53 bilhões | +4% |
9ª | Volkswagen | 40ª | US$ 11,52 bilhões | +1% |
10ª | Porsche | 48ª | US$ 10,12 bilhões | +6% |
11ª | Kia | 69ª | US$ 6,68 bilhões | +6% |
12ª | Land Rover | 73ª | US$ 6,09 bilhões | +7% |
13ª | Mini | 87ª | US$ 5,11 bilhões | +3% |
14ª | Ferrari | 88ª |
US$ 4,87 bilhões |
----- |
15ª | Tesla | 98ª | US$ 4 bilhões | 0% |
Fonte: Interbrand
Foto: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela