Todo ano, a Interbrand faz uma pesquisa para descobrir quais são as 100 marcas mais valiosas do planeta. Neste ano, a liderança continua na mão da Apple, que tem um valor estimado de US$ 184 bilhões, seguida pela Google (US$ 141 bilhões) e Microsoft e (79,9 bilhões). Entre as fabricantes de carro, a melhor colocada é a Toyota, que vale US$ 50 bilhões, 6% a menos em comparação com o resultado de 2016 – suficientes para cair uma posição e ficar em 7ª no Top 100.
A 2ª colocação entre as montadoras é da Mercedes-Benz, que tem um valor estimado em US$ 47,8 bilhões, um crescimento de 10%. Porém, está na 9ª posição considerando todas as marcas, superada pelo Facebook. A BMW completa o pódio, mantendo o valor de US$ 41,5 bilhões e que é apenas 13ª no ranking geral.
As marcas asiáticas voltam a aparecer com a Honda na 4ª posição entre as fabricantes e 20ª na geral, estimada em US$ 22,6 bilhões, um crescimento de 3%. Está bem acima da Ford, a 5ª do setor automotivo a aparecer e que tem um valor de US$ 13,6 bilhões. É seguida de perto pela Hyundai (US$ 13,1 bilhões), 35ª colocada no Top 100 e 6ª montadora.
Com a 7ª colocação, a Audi (US$ 12 bilhões) briga com outras duas marcas que estão bem próximas em valor. A Nissan (US$ 11,53 bilhões) está logo atrás e por pouco não é superada pela Volkswagen (US$ 11,52 bilhões). A 10ª marca do ranking é a Porsche, que vale US$ 10,1 bilhões.
Outros destaques são a entrada da Ferrari no Top 100, direto na 88ª posição do ranking geral e a 14ª do setor automotivo, com valor estimado de US$ 4,8 bilhões; e a Tesla, que fecha a tabela como a 15ª entre as fabricantes e 98ª marca mais valiosa do mundo.
Posição entre fabricantes | Marca | Ranking geral | Valor | Variação |
1ª | Toyota | 7ª | US$ 50,29 bilhões | -6% |
2ª | Mercedes-Benz | 9ª | US$ 47,82 bilhões | +10% |
3ª | BMW | 13ª | US$ 41,52 bilhões | 0% |
4ª | Honda | 20ª | US$ 22,69 bilhões | +3% |
5ª | Ford | 33ª | US$ 13,64 bilhões | +5% |
6ª | Hyundai | 35ª | US$ 13,19 bilhões | +5% |
7ª | Audi | 38ª | US$ 12 bilhões | +2% |
8ª | Nissan | 39ª | US$ 11,53 bilhões | +4% |
9ª | Volkswagen | 40ª | US$ 11,52 bilhões | +1% |
10ª | Porsche | 48ª | US$ 10,12 bilhões | +6% |
11ª | Kia | 69ª | US$ 6,68 bilhões | +6% |
12ª | Land Rover | 73ª | US$ 6,09 bilhões | +7% |
13ª | Mini | 87ª | US$ 5,11 bilhões | +3% |
14ª | Ferrari | 88ª |
US$ 4,87 bilhões |
----- |
15ª | Tesla | 98ª | US$ 4 bilhões | 0% |
Fonte: Interbrand
Foto: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos