Partes integrantes do mesmo conglomerado automotivo, Hyundai e Kia sempre atuaram com a estratégia de produzir modelos equivalentes. É um tipo de integração bastante presente no segmento de SUVs - as duplas Santa Fe/Sorento e Kona/Stonic são exemplos - e que deve continuar sendo praticada quando a primeira colocar no mercado o inédito Carlino. Conforme adianta o site indiano Overdrive, a Kia terá sua própria versão do projeto e deverá usá-la como passaporte para entrada na Índia - um dos poucos mercados globais em que não atua.
A confirmação da chegada ao país foi dada durante o Salão de Frankfurt por ninguém menos que Peter Schreyer, presidente e diretor de desenvolvimento da marca. O executivo naturalmente não revelou detalhes sobre o novo carro, mas adiantou que está ciente do gosto do indianos por SUVs. Atualmente, a representação da montadora no segmento é feita pelos modelos Sorento, Sportage e Stonic, além do KX3 que tem atuação restrita à China. O novo utilitário em questão será menor que todos estes, tendo algo em torno de 4 metros de comprimento.
A plataforma usada será a mesma do Carlino, mas cada modelo terá design externo e interior próprios. Embora a Kia não confirme, as ambições para com a Índia são grandes. A Hyundai já desfruta de participação expressiva no país e a intenção é seguir pelo mesmo caminho, com direito até a produção local em uma gigantesca fábrica no estado de Andhra Pradesh. O desembarque oficial no país acontecerá em 2019.
Derivado do conceito homônimo apresentado em 2016, o Carlino é conhecido internamente pelo código QXi. Tem 60% de seu desenvolvimento concentrado na Índia e, quando chegar ao mercado, será posicionado abaixo do Creta, de modo a fazer frente a concorrentes como Ford EcoSport, Suzuki Vitara Brezza e Tata Nexon. De tamanho limitado, ele ficará enquadrado em uma faixa especial de tributação (conforme determina a legislação indiana) e terá preços bem mais competitivos que o Creta - cujo comprimento é de aproximadamente 4,27 metros.
Fotos: divulgação e arquivo Motor1
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia Tasman 2025: picape na versão básica revela visual menos chamativo
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Kia revela inédita picape média para rivalizar com Ranger e Hilux
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Kia venderá opcional para corrigir 'bizarrice' da Tasman 2025
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Novo Kia Sportage 2026: reestilização é antecipada em primeiras imagens