Com leve retoque no estilo e mais equipamentos de série, a Honda lança no Brasil o Fit 2018. A partir de agora, todas as versões são equipadas com o sistemas de controle de estabilidade e tração (VSA) com assistente de partida em rampas (HSA). Outra novidade na linha é a chegada da versão Personal, voltada ao público PCD, mas que também pode ser adquirida por outros consumidores.
O visual muda pouco, mas o suficiente para deixar o Fit 2018 com aspecto mais moderno e até um pouco mais encorpado. Na dianteira, as novidades são o para-choque e a grade redesenhada. A partir da versão EX ganha luzes de rodagem diurnas em LED na parte inferior do para-choque. Na EXL, a luz de rodagem diurna é integrada aos faróis, que agora passam a ser Full LED - exclusividade do Fit em relação aos concorrentes.
Na traseira, o para-choque ficou maior (finalmente protegendo melhor a tampa), enquanto as lanternas ganharam iluminação em LED. Além disso, pela primeira vez elas acendem na região das colunas. Ou seja, agora as lanternas traseiras funcionam por completo. Também integram o sistema de sinalização em frenagens de emergência ESS.
São novas também as rodas de liga leve de 15" das versões DX e LX. As versões EX e EXL seguem com a mesma roda de 16", mas agora com novo acabamento escurecido na parte interna e face diamantada.
Todo Honda Fit passa a sair de fábrica mais seguro. Recebe o sistema VSA (Vehicle Stability Assist), que agrega controle de tração e estabilidade, freios ABS com EBD (Electronic Brake Distribuition) e BA (Brake Assist) e MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering). O sistema MA-EPS é mais um item exclusivo do Fit, que em uma situação em curva onde a dianteira do carro ou a traseira derrapem, atua com certa força no volante para ajudar na retomada do controle (como no Civic).
Ainda falando em segurança, a versão EX traz airbags laterais, enquanto a EXL recebe também os do tipo cortina, totalizando seis airbags. Cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes e sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantil são itens de série em todas as versões.
O conjunto mecânico do Fit permanece o mesmo, mas há boas novidades. A dinâmica do modelo evoluiu com a adoção de uma nova caixa de direção elétrica que melhora a resposta e a sensibilidade ao volante.
Nas versões EX e EXL duas importantes novidades: o câmbio CVT passa a simular trocas de 7 marchas e o volante ganha borboletas para trocas manuais.
O único motor disponível é o 1.5 i-VTEC FlexOne, com controle eletrônico variável de sincronização e abertura de válvulas. Gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgfm de torque a 4.800 rpm e 115 cv a 6.000 rpm e 15,2 kgf.m a 4.800 rpm com gasolina.
Fora a opção de simulação de troca de marchas, a única mudança significativa ao dirigir o Fit 2018 está na sensibilidade da direção. Mais direta e comunicativa, responde rapidamente às investidas ao volante. Em um curto trecho urbano, constatamos que as mesmas virtudes do modelo estão mantidas: agilidade no trânsito, boa visibilidade, bom espaço e excelente ergonomia.
Tivemos acesso apenas à versão topo de linha, a EXL. Nela (e também na EX), o interior ficou muito mais refinado com a adoção de uma nova central multimídia com tela de 7" e novo acabamento em black piano na parte central do painel. Outra novidade que eleva o nível nesta versão é a adoção do sistema de ar-condicionado digital com comandos touch-screen, semelhante ao que já está disponível no HR-V e City.
Todas as versões saem de fábrica com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos em todas as portas e regulagem de altura e profundidade da coluna de direção. As configurações de entrada DX e LX trazem sistema de áudio AM/FM 2DIN com Bluetooth e entrada USB. A partir da LX, o volante traz controle de áudio integrado, painel de instrumentos azul e branco e faróis de neblina.
Na EX CVT são adicionadas setas nos retrovisores, volante em couro com piloto automático, sistema de áudio com rádio AM/FM e CD player com visor LCD de 5”, Bluetooth, câmera de ré com três ângulos de visão, entradas auxiliares e USB.
A topo de gama EXL traz a central multimídia que incorpora navegador GPS e os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Câmera de ré também está integrada neste sistema. Outra novidade desta versão é a adoção de retrovisores externos rebatíveis eletricamente.
Outro item exclusivo do Fit é o sistema de configuração modular dos bancos nas versões LX, EX e EXL. Com diversas configurações, este sistema permite acomodar objetos longos e altos na região do banco traseiro.
Novidade da linha 2018 é a inclusão da versão Personal. Vem equipada com transmissão CVT, traz controle de cruzeiro, retrovisores com seta integrada, lanternas traseiras em LED e ajuste de altura do banco do motorista, painel Bluemeter, ar-condicionado e direção elétrica MA-EPS.
Visando o público que busca opção com valores incluídos em isenção fiscal, é possível adicionar um pacote que acrescenta rodas de 15" e sistema de áudio que ativa equipamentos pré-instalados no modelo, como os alto-falantes, controle de áudio no volante, sistema HFT por Bluetooth e câmera de marcha a ré.
Assim, o Honda Fit 2018 chega ao mercado em cinco versões – DX, LX, EX e EXL, além da nova versão Personal. São oferecidas transmissões manual na versão DX e automática CVT nas demais - com simulação de 7 marchas nas versões EX e EXL.
A linha 2018 também estreia as novas cores Branco Estelar Perolizado e o Azul Boreal (metálico), além das já oferecidas Branco Tafetá (sólido), Prata Platinum, Cinza Barium (metálicas) e o Preto Cristal (perolizado). A linha possui três anos de garantia, sem limite de quilometragem.
Versão | Preço |
Fit DX MT | R$ 57.800 |
Fit Personal CVT | R$ 68.700 |
Fit LX CVT | R$ 70.100 |
Fit EX CVT | R$ 75.600 |
Fit EXL CVT | R$ 80.900 |
*valores adicionais para pintura metálica (R$ 990) e especial (R$ 1.290)
Por Fábio Trindade, de Indaiatuba (SP)
Fotos: Divulgação e Motor1.com
MOTOR | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.497 cm3, comando simples variável, flex |
POTÊNCIA/TORQUE |
115/116 cv a 6.000 rpm; Torque: 15,2/15,3 kgfm a 4.800 rpm |
TRANSMISSÃO | câmbio automático tipo CVT, tração dianteira |
SUSPENSÃO | independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira |
RODAS E PNEUS | alumínio aro 16" com pneus 185/55 R16 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS |
PESO | 1.104 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.096 mm, largura 1.694 mm, altura 1.535 mm, entreeixos 2.530 mm |
CAPACIDADES | tanque 45,7 litros, porta-malas 363 litros |
PREÇO | R$ 80.900 |
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