Lançamento de peso da Mercedes-Benz para o ano que vem, a nova geração do Classe A é antecipada no Salão de Frankfurt pelo conceito EQ A. Configurado em uma carroceria hatchback com três portas e estilo futurista, o protótipo é equipado com dois motores elétricos (um instalado em cada eixo) e tem capacidade para rodar pelo menos 400 km com uma única carga. "O conceito EQ A prova que somos sérios sobre a introdução da mobilidade elétrica em todo nosso portfólio", disse Dieter Zetsche, CEO da Daimler.
O design adianta muito do que veremos em breve na próxima encarnação do Classe A, principalmente em detalhes dos faróis, da grade e nas proporções gerais da carroceira. Um detalhe curioso diz respeito à iluminação adaptável do conjunto dianteiro. Por exemplo: quando o motorista seleciona o modo de condução Sport, a grade fica azul e ganha filetes horizontais bem destacados. Já quando o modo Sport Plus é ativado, a iluminação fica vermelha e os filetes mudam para a vertical, tal qual a grade dos modelos esportivos da AMG.
Na mecânica, os dois motores elétricos rendem 272 cv e 50,8 kgfm de torque máximo. De acordo com dados da própria Mercedes, a aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 5 segundos. A bateria de 60 kWh garante 400 de autonomia e tem carregamento por meio de indução, sem uso de fios.
Fotos: divulgação e Motor1
RECOMENDADO PARA VOCÊ
EP-X: conceito esquecido da Honda fazia 42 km/l já em 1991
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Mitsubishi DST Concept tem nome nada adequado e antecipa SUV de 7 lugares