Lançamento de peso da Mercedes-Benz para o ano que vem, a nova geração do Classe A é antecipada no Salão de Frankfurt pelo conceito EQ A. Configurado em uma carroceria hatchback com três portas e estilo futurista, o protótipo é equipado com dois motores elétricos (um instalado em cada eixo) e tem capacidade para rodar pelo menos 400 km com uma única carga. "O conceito EQ A prova que somos sérios sobre a introdução da mobilidade elétrica em todo nosso portfólio", disse Dieter Zetsche, CEO da Daimler.
O design adianta muito do que veremos em breve na próxima encarnação do Classe A, principalmente em detalhes dos faróis, da grade e nas proporções gerais da carroceira. Um detalhe curioso diz respeito à iluminação adaptável do conjunto dianteiro. Por exemplo: quando o motorista seleciona o modo de condução Sport, a grade fica azul e ganha filetes horizontais bem destacados. Já quando o modo Sport Plus é ativado, a iluminação fica vermelha e os filetes mudam para a vertical, tal qual a grade dos modelos esportivos da AMG.
Na mecânica, os dois motores elétricos rendem 272 cv e 50,8 kgfm de torque máximo. De acordo com dados da própria Mercedes, a aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 5 segundos. A bateria de 60 kWh garante 400 de autonomia e tem carregamento por meio de indução, sem uso de fios.
Fotos: divulgação e Motor1
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Mitsubishi DST Concept tem nome nada adequado e antecipa SUV de 7 lugares
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Este é Mito Cabrio que a Alfa Romeo nunca se atreveu a fabricar