Há tempos aguardávamos por um verdadeiro carro compacto da Honda – o indiano Brio não conta – e ele finalmente apareceu, ainda que na forma conceitual. O Urban EV, revelado no Salão de Frankfurt, é um protótipo que antecipa o hatchback elétrico que será lançado em 2019 na Europa.
“Esta não é a visão de um futuro distante; a versão de produção deste carro estará na Europa em 2019”, revelou Takahiro Hachigo, presidente da Honda, na coletiva. O compacto traz um novo sistema de gerenciamento de energia, que permite transmitir a eletricidade das baterias para a casa do proprietário ou vendê-la de volta para as companhias elétricas – claro, desde que a rede de abastecimento esteja preparada para isso.
Pouco foi revelado sobre a tecnologia do Urban EV, dando foco no design. Sua cara retrô lembra muito a segunda geração do Civic, da época em que ainda era somente um hatchback, embora mais arredondada. Com 3,89 metros de comprimento, é 10 centímetros mais curto do que o Fit. A Honda diz que suas proporções fazem com que tenha uma “postura muscular”, o que podemos traduzir como uma pegada esportiva.
Alguns recursos são bem fora do comum. Na frente, onde ficaria a grade do radiador, há um display que pode mostrar mensagens, informações para outros motoristas ou quanta carga resta na bateria. A traseira tem a mesma tecnologia, mas é focada nas informações sobre a autonomia. Do lado de dentro, os designers da Honda apostaram em algo mais minimalista e praticamente sem botões. Conta com uma enorme tela sem divisões para o painel de instrumentos e o sistema multimídia. As laterais das portas contam com displays que substituem os retrovisores laterais. Há espaço para quatro passageiros.
Fotos: Honda
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche: "há uma tendência clara'' de preferência por carros a gasolina
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Toyota confirma lançamento da Hilux elétrica para 2025
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Mercedes-Benz admite que suas metas de eletrificação foram otimistas demais
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Primeiro veículo elétrico da RAM é uma Fiat Ducato disfarçada; entenda