O presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels, em conversa com o Motor1.com no Salão de Frankfurt, confirmou que a marca lançará um novo SUV de porte médio a ser posicionado entre o futuro T-Cross (SUV do Polo) e o Tiguan AllSpace.
Questionado se esta novidade seria batizada como Tharu, o chefão da marca no Brasil apenas afirmou que este é o código do projeto. No entanto, o fato desta nomenclatura ter sido registrada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) é um forte indício de que este será o nome definitivo.
Existem algumas considerações a respeito deste SUV inédito. Uma delas é sua origem. Apesar da grande possibilidade de ser feito no Argentina, o executivo mantém cautela e diz que a marca ainda está analisando o local de produção. Segundo Powels, a confirmação ainda depende da assinatura de alguns acordos com sindicatos, governos locais e também da análise sobre o equilíbrio de importações e exportações entre Brasil e Argentina.
Como o T-Roc, estreia mundial apresentada no Salão de Frankfurt, é um modelo apenas um pouco maior que o futuro T-Cross, a resposta de porte e inspiração pode estar dentro de casa com o Skoda Karoq. O novo SUV da marca tcheca, que também faz sua estreia mundial no evento alemão, tem dimensões semelhantes às do seu concorrente no Brasil, o Jeep Compass.
Em pergunta direta a Powels se o novo SUV, de codenome Tharu, seria uma versão Volkswagen do Skoda Karoq, o executivo se esquivou, sem confirmar ou negar este fato. Porém, ao analisar as peças deste quebra-cabeça, o quadro começa a ser formado. Primeiro pelo fato de ser produzido sobre a plataforma MQB, segundo em tamanho (com 4,38 metros de comprimento) e terceiro pelo fato de na Europa ele ser posicionado abaixo do Tiguan em preço, o que indica projeto mais viável economicamente.
Caso se confirme, usar um carro da Skoda pode ser uma boa notícia. É um pouco menos refinado e menor do que o Tiguan de cinco lugares, que mede 10 cm a mais. Na Europa, contará com o 1.5 TSI de 150 cv, que estreou no Golf reestilizado e que tem tecnologias avançadas como desativação de cilindro. Para o Brasil, deve seguir o caminho do Golf, com o 1.4 TSI de mesma potência e, se considerarem uma versão mais potente, o 2.0 TSI de 200 cv. Outra mudança será a substituição do câmbio automatizado DSG de 7 marchas pelo automático Tiptronic de 6 posições. Por fim, o design vai trocar a cara de Skoda pela identidade da VW.
De qualquer forma, o novo SUV vai demorar um pouco para chegar. Antes dele estão na fila o Tiguan AllSpace, para o primeiro trimestre de 2018, e na sequencia o até agora inédito T-Cross, aguardado para o primeiro semestre do ano que vem.
Por Fábio Trindade, de Frankfurt
Viagem a convite da Anfavea
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