Audi Aicon Concept antecipa visão da marca sobre futuro autônomo
Protótipo é maior até mesmo que o sedã de luxo A8 e será atração em Frankfurt
Atração de destaque da Audi na edição deste ano do Salão de Frankfurt, o elétrico Aicon Concept faz sua primeira aparição oficial. Representação de um futuro totalmente autônomo e elétrico, o conceito chama atenção pelo design, pelo porte e, especialmente, pela ausência de pedais ou volante. Segundo a marca, são ao todo 5,44 metros de comprimento e nada menos que 3,47 metros de distâncias entre-eixos - medidas que representam até 20 cm de vantagem sobre o luxuoso A8, o maior sedã já feito pela empresa.
Projetado sobre a plataforma modular MEB (a mesma usada pelos conceitos elétricos da Volkswagen), o Aicon tem rodas de 26 polegadas e usa portas com abertura do tipo suicida. Não há colunas centrais e o acesso dos ocupantes ao interior é facilitado pelos bancos que podem girar até 15 graus para fora. Além disso, os assentos podem recuar ou avançar 50 cm dentro da própria cabine. Não há trilhos, mas sim painéis revestidos em carpete que movem os pés do ocupante junto com o próprio banco.
Ainda no interior, os pedais e o volante foram dispensados em favor de um sistema inteiramente autônomo de condução. Telas digitais reconhecem os passageiros por meio dos próprios smartphones e carregam configurações pessoais - algo que a Audi chama de "assistente pessoal automotivo". Os controles internos obedecem aos mais diversos comandos, incluindo voz e até mesmo o movimento dos olhos. No porta-malas, o espaço farto de 660 litros é garantido pela ausência de componentes mecânicos.
Quatro motores elétricos (um instalado em cada roda) garantem autonomia de aproximadamente 800 km com uma única carga. A potência estimada é de 350 cv, com torque de 56 kgfm. Apesar do tamanho do carro, o diâmetro de giro de 8,5 metros se assemelha ao de carros compactos.
Fotos: Motor1.com/Divulgação
Galeria: Audi Aicon Concept
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Audi toma frente e é 1ª a fechar fábrica; VW é dúvida
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Novo Audi Q5 Sportback 2025 faz de 0 a 100 km/h em 4,5 s
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro