A menos de 120 dias do fim do Inovar-Auto, o maior desejo das 18 marcas filiadas à Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores), as vendas de veículos novos registraram um pequeno crescimento de 4% em relação a julho. Foram 2.821 veículos novos, número, no entanto, 3,9% inferior ao mesmo período de 2016. No acumulado de 2017 (18.822), a retração é de 23,1%.
"Não estamos comemorando, mas o fim do Inovar-Auto é um alento para o setor de veículos importados, que poderá vislumbrar a possibilidade de retomar suas vendas. Chegamos ao auge de 199 mil veículos licenciados em 2011, caímos para 35 mil no ano passado e nossa previsão é fechar o ano com 27 mil unidades. Com o fim dos 30 pontos percentuais do IPI, o setor projeta recuperação. Podemos chegar a 40 mil unidades em 2018", diz José Luiz Gandini, presidente da Abeifa.
Com 386 unidades, o Kia Sportage foi o modelo mais vendido no mês passado. A surpresa ficou por conta da vice-liderança do recém-reestilizado Lifan X60, com o novo Volvo XC60 (242) completando o pódio, seguido de perto pelo JAC T5 (238) bem próximo.
Destaque para a oitava posição do Range Rover Sport e seus 78 emplacamentos. Dos dez mais vendidos, aliás, nada menos do que sete foram SUVs/crossovers – as exceções foram o sedã Kia Cerato (196), o utilitário Kia Bongo (166) e o sedã compacto Lifan LF 530 (67).
MODELOS (PRODUÇÃO IMPORTADA)
MARCAS (PRODUÇÃO IMPORTADA)
MARCAS (PRODUÇÃO NACIONAL)
Fonte: Abeifa
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela