A realização de um sonho para os fãs da picape, a Ford confirmou que a Ranger terá uma variante esportiva Raptor. Carregará o mesmo sobrenome que outra picape de alta performance da marca, a F-150 Raptor, e foi criada para levar a Ranger a “outro nível” quando começar a ser vendida no ano que vem. Porém, no momento, a fabricante só confirma seu lançamento na Ásia, Oceania e África. Considerando que é produzida na Argentina, a chance de vir à América Latina é grande.
Ainda não revelaram dados técnicos mas, pelo menos, recebemos um vídeo bem agitado mostrando a primeira Ranger Raptor passando por alguns obstáculos durante os testes na Austrália. Rumores sobre a versão esportiva da picape circulam pela internet desde 2015 e agora sabemos que está mesmo em desenvolvimento.
A maior peça do quebra-cabeça que ainda não encontramos é qual será o motor. Alguns dizem que será uma unidade a gasolina, enquanto outros sugerem que será diesel. Pelo o que ouvimos, a maior aposta está em um propulsor a gasolina, com o 3.5 V6 vindo do F-150 Raptor como a escolha mais segura. Entrega 455 cv e 52 kgfm de torque, que devem ser o suficiente para o motor EcoBoost. Outra possibilidade é o 2.7 EcoBoost V6, de 329 cv e 55,2 kgfm do F-150 normal, que já seria um bom desempenho para a picape menor.
Se seguir o caminho do motor diesel, como sugere o protótipo flagrado mês passado nos EUA, é mais provável que tenha uma versão melhorada do 3.2 de cinco cilindros, com 200 cv e 47,9 kgfm, usado na Ranger convencional. Talvez a Ford escolha ter os dois motores, dependendo do mercado. Independente de qual será o motor, devem utilizar a transmissão automática de 10 marchas desenvolvida em parceria com a General Motors, jogando a força nas quatro rodas.
Produzida em Pacheco (Argentina), a Ranger passou por um facelift em 2016. A Ford mostrou a versão Wildtrak no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro do ano passado, porém não chegou às concessionárias. Na linha 2018, recebeu a variante Sportrac, com detalhes esportivos. Na Europa, receberá a Black Edition, confirmada para o Salão de Frankfurt. Com a chegada da Volkswagen Amarok com motor V6 e com a F-150 bem longe do nosso mercado, a Raptor seria uma boa pedida para quem gosta de picapes.
Fotos e vídeo: Ford
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Kia Sportage 2026: reestilização é antecipada em primeiras imagens
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Kia Tasman 2025 finalmente tem data para ser lançada
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Skoda Kylaq: primo do Volkswagen A0-SUV revela design em novas imagens
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Mercedes-Benz CLA 2026: nova geração é adiantada com 'camuflagem oficial'