Se agosto foi o melhor mês do ano para a indústria automobilística brasileira, para o Onix foi ainda melhor. Com 18.513 unidades vendidas, o hatch da Chevrolet não só cresceu acima de 49% em relação a 2016 como também atingiu seu novo recorde de vendas, superando as 18.432 unidades de dezembro passado.
E tem mais: o Onix vendeu mais que a soma dos emplacamentos de Hyundai HB20 (10.377) e Ford Ka (7.631). Este, aliás, foi o melhor resultado do modelo da marca coreana neste ano. Em alta superior a 50% nos últimos doze meses, o VW Gol (6.824) subiu de quinto para quarto lugar.
Em seu resultado mais fraco desde fevereiro (4.180), o Renault Sandero (6.064) foi o único modelo da lista a perder espaço tanto em relação a julho (-9%) quanto em relação ao ano passado (-8,9%). Será interessante acompanhar o seu desempenho nos próximos meses, notadamente pela chegada do irmão menor Renault Kwid (2.890), que fechou o seu primeiro mês em 12º.
Em seu segundo melhor resultado desde o lançamento, atrás apenas de junho (6.562), o Fiat Mobi (5.363) cresceu quase 40% no período, mas viu a aproximação perigosa do VW Fox (5.182), que não vendia tanto desde março do ano passado (5.227).
Décimo em julho, o Fiat Argo (4.075) subiu duas posições, apenas 41 unidades à frente do Toyota Etios, que perdeu quase 1,5% das vendas de 2016. O Fiat Uno (3.539) cresceu perto de 25% e completou as dez primeiras colocações. O VW up!, com 3.123 unidades, ficou fora do Top 10”.
Os destaques negativos foram o Palio (2.207) e o March (791). O Fiat, embora vendendo 50% a mais do que em julho, perdeu quase 70% dos compradores do ano passado. Já o Nissan atingiu o seu segundo pior mês desde outubro de 2012, quando apenas 123 unidades saíram das concessionárias.
Veículos de Entrada |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2017 |
AGO/17 |
JUL/17 |
AGO/16 |
% AGO 17 |
% JUL 17 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2017/2016 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
116982 |
18513 |
15234 |
12422 |
22,83% |
22,24% |
21,52% |
49,03% |
2º |
HYUNDAI HB20 |
70836 |
10377 |
9312 |
10262 |
12,80% |
13,59% |
11,44% |
1,12% |
3º |
FORD KA |
59529 |
7631 |
7248 |
7043 |
9,41% |
10,58% |
5,28% |
8,35% |
4º |
VW GOL |
49269 |
6824 |
6236 |
4525 |
8,42% |
9,10% |
9,43% |
50,81% |
5º |
RENAULT SANDERO |
51594 |
6064 |
6663 |
6656 |
7,48% |
9,73% |
-8,99% |
-8,89% |
6º |
FIAT MOBI |
35296 |
5363 |
4315 |
3838 |
6,61% |
6,30% |
24,29% |
39,73% |
7º |
VW FOX / CROSSFOX |
29793 |
5182 |
3771 |
3522 |
6,39% |
5,50% |
37,42% |
47,13% |
8º |
FIAT ARGO |
9039 |
4075 |
3233 |
0 |
5,03% |
4,72% |
26,04% |
- |
9º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
28222 |
4034 |
3542 |
4094 |
4,98% |
5,17% |
13,89% |
-1,47% |
10º |
FIAT UNO |
27090 |
3539 |
3355 |
2835 |
4,36% |
4,90% |
5,48% |
24,83% |
11º |
VW UP! |
24041 |
3123 |
2699 |
3002 |
3,85% |
3,94% |
15,71% |
4,03% |
12º |
RENAULT KWID |
3246 |
2890 |
317 |
0 |
3,56% |
0,46% |
811,67% |
- |
13º |
FIAT PALIO |
17477 |
2207 |
1468 |
6751 |
2,72% |
2,14% |
50,34% |
-67,31% |
14º |
NISSAN MARCH |
9666 |
791 |
612 |
1818 |
0,98% |
0,89% |
29,25% |
-56,49% |
15º |
CHERY QQ |
1800 |
430 |
461 |
16 |
0,53% |
0,67% |
-6,72% |
2587,50% |
16º |
KIA PICANTO |
692 |
38 |
45 |
133 |
0,05% |
0,07% |
-15,56% |
-71,43% |
17º |
CHEVROLET CELTA |
8 |
2 |
1 |
5 |
0,00% |
0,00% |
100,00% |
-60,00% |
18º |
RENAULT CLIO |
50 |
1 |
1 |
603 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
-99,83% |
|
|
534630 |
81084 |
68513 |
67525 |
100,00% |
100,00% |
18,35% |
20,08% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela