Fonte de muitos lucros para a Renault, o Duster está pronto para a transição rumo à segunda geração. Quem esperava por uma mudança mais significativa no design acabou se desapontando já que a nova versão do SUV compacto romeno é uma leve evolução do modelo atual. Dito isto, olhares mais atentos irão notar várias alterações bem leves no desenho por toda a carroceria, embora, no geral, pareça muito familiar.
Na frente, os faróis com luzes diurnas em LED agora tem um formato diferente e são significantemente mais largos do que antes. Estão nas laterais da nova grade frontal da Dacia, com alguns elementos trazidos da grade antiga, combinados ao dos modelos Stepway. O capô também foi alterado e agora tem um par de vincos a mais.
Recebe uma grande chapa com acabamento cinza fosco, que deixa o Duster com uma cara mais robusta e é feita de um tipo de plástico resistente à riscos. Por fim, os faróis de neblina quadrados vêm para substituir os antigos, de forma arredondada.
O perfil do Duster passou por mais mudanças, começando pelos retrovisores maiores e a linha de cintura mais alta. Também podemos notas as rodas 17” de liga leve mais chamativas, com design em dois tons e um pedaço de acabamento preto na caixa de rodas dianteira, com o logo 4WD, que dá um ar de 1990. Se alguém nos perguntasse o que mudaríamos no SUV, com certeza seria o desenho das maçanetas. Elas não são as mesmas do antigo Duster, porém também não são novas, já que parecem ser as utilizadas no sedã Logan.
O para-brisa foi colocado 10 centímetros à frente, deixando o vidro mais inclinado e a Dacia mexeu nas janelas fixas depois das portas traseiras, mais finas do que o modelo anterior. As barras de alumínio no teto perdem as peças de plástico preto, o que deixa o rack mais alinhado com o novo perfil.
A primeira coisa a ser notada na traseira do novo Duster é o formato das lanternas traseiras, que parecem ter sido baseadas no Jeep Renegade. O desenho interno formado por quatro quadrados segue o tema que estreou no Logan reestilizado. O para-choque traseiro tem uma placa semelhante ao da frente e ajuda na aparência off-road do SUV.
Ainda não soltaram fotos reais da cabine, mas a Dacia promete um “interior completamente redesenhado, com aspecto de qualidade e novos equipados.” Tivemos uma prévia do novo estilo em três rascunhos, mas não sabemos se é o design final, já que cada um mostra elementos diferentes, como a posição da central multimídia e o formato do painel de instrumentos. O histórico dos lançamentos nos ensina que esses desenhos dificilmente tornam-se reais, então não ficaremos surpresos se a cabine do modelo de produção for bem diferente. Caso algum destes rascunhos tenha sido a base da versão final, o interior espartano do Duster antigo será algo do passado.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Cotado para o Brasil, Jeep Avenger vai mal em teste de segurança na Europa
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Novo Duster vai mal e fica com apenas 3 estrelas em teste de segurança
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Duster 'pé de boi' tem rodas de ferro e usa tampão na multimídia
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo Duster não terá versão elétrica tão cedo: só depois de 2032!