Ele parece uma daquelas bolas utilizadas em academias de crossfit, até sua textura é semelhante. Mas acredite, trata-se de um pneu extremamente inteligente e avançado, um conceito que expressa a visão de futuro da Goodyear para os veículos autônomos.
Tivemos a chance de vê-lo de perto e tocá-lo em sua vinda ao Brasil, na pista de testes do fabricante localizada em Americana (SP) – o país foi o primeiro da América Latina a receber a visita do Eagle 630 Urban desde que foi revelado no Salão de Genebra (Suíça), em março.
Impresso em 3D com pele biônica feita a partir de um polímero superelástico, capaz de se expandir e contrair, o Goodyear futurista dispensa roda e sustenta o carro por meio de levitação magnética. Em seu interior há uma unidade de inteligência artificial que garante sua movimentação, além da capacidade de tomar decisões próprias e interagir com outros carros e vias.
A rede de sensores permite ao Eagle 630 Urban combinar informações diversas, como condições de trânsito, climáticas e do piso pelo qual trafega para aperfeiçoar sua mobilidade. Outro destaque é seu processo de autorrecuperação por meio de reações físicas e químicas para formar novas ligações moleculares e reparar eventuais furos. Tudo isso, claro, ainda figura no plano teórico, lembre-se!
Graças à maior superfície de borracha, o pneu conceitual promete uma maior durabilidade frente aos modelos atuais. A Goodyear, porém, não informou a estimativa de vida útil, tampouco uma previsão de lançamento para um produto como esse. Não deve ser tão cedo.
Além do Eagle 630 Urban, a Goodyear exibiu no evento à imprensa em Americana (SP) o pneu F1 Asymmetric 3, desenvolvido para carros de alto desempenho – não do futuro, mas sim da atualidade. Disponível em diversas medidas, esse composto é o calçado de fábrica da atual geração do Chevrolet Camaro e também equipa modelos de outras marcas, como Audi, BMW, Mercedes e Porsche. Como sempre, as fabricantes preferem não divulgar um preço tabelado, mas nas lojas é possível encontrá-lo com valores entre R$ 1.300 e R$ 1.500.
Entre as tecnologias empregadas no pneu, destaque para a resina adesiva que confere melhor aderência e performance em pisos molhados. Um teste prático na pista do fabricante permitiu avaliar a eficácia do produto.
Foram duas voltas por um circuito encharcado (1,7 milímetro de água), a bordo de dois Camaros. O azul estava com o controle de tração desligado e foi guiado por um piloto da Goodyear. O amarelo pôde ser dirigido pelos jornalistas, mas com os dispositivos de segurança acionados (fazer o quê?).
Nas duas passagens, deu para sentir o esportivo de 461 cv e tração traseira bem agarrado ao solo. Boa percepção! O que não agradou foi o inevitável pensamento de como seria um Camaro com os pneus esféricos Eagle 630 Urban. Mais eficiente? Provavelmente, mas ao mesmo tempo bem esquisitão.
Por: Leandro Alvares, especial para Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Motor 1.0 turbo da Hyundai recebe atualização para novas normas de emissões
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Jim Farley, CEO da Ford, está usando um Xiaomi como carro de uso diário