Mais vendidos na Europa – Sandero entra no top 10 pela 1ª vez em julho
Volkswagen Golf lidera com folga no continente
Pelo segundo mês seguido, um dos grandes destaques nas vendas europeias foi o Sandero. Após ameaçar em junho, o hatch da Dacia (Renault no Brasil) emplacou 17.451 unidades em julho, 10% a mais do que há um ano, e pela primeira vez figurou no top 10 naquele continente.
O mês passado também foi muito positivo para dois outros modelos. Reestilizado, o tcheco Skoda Octavia, do Grupo VW, foi o preferido por 18.131 consumidores e garantiu o seu primeiro top 4 na história – à sua frente, apenas o VW Golf (36.604), o VW Polo (23.600) e o Renault Clio (21.436). Também reestilizado, o Toyota Yaris (16.885) cresceu quase 15% e voltou a figurar no top 10 depois de trinta meses.
Dentre os SUVs, segmento mais importante na Europa (29,4% de participação de mercado), a liderança voltou a ser do Nissan Qashqai (17.543), que por muito pouco não desalojou o Peugeot 208 (17.596) do quinto lugar. Mostrando o acerto da marca francesa com o modelo, o novo 3008 SUV (14.521) assegurou a 17ª colocação, a melhor em sua história.
Na disputa pela preferência do consumidor europeu por um sedã alemão, o Mercedes Classe C se deu bem: com 14.884 unidades (+5,1%), garantiu a 15ª posição e ainda viu rivais como VW Passat (14.158) e Audi A4 (12.237) perderem espaço nos últimos 12 meses (-17,3% e -16,3%, respectivamente).
O Fiesta, por sua vez, foi o grande destaque negativo: com 12.813 unidades, retração superior a 40% em relação a 2016, o Ford caiu do sétimo lugar em junho para o 22º lugar no mês passado. O mau desempenho do modelo no Reino Unido, seu principal mercado, foi o principal responsável pela baixa.
As vendas de veículos novos na Europa encerraram o mês passado com 1.191.671 unidades, alta de 2,9% sobre o mesmo período de 2016. No acumulado do ano (9.620.016), o avanço é ainda maior: +4%. A VW (130.356) foi a líder na disputa entre montadoras, mas o grande destaque foi outra alemã: com 74.012 unidades, a Mercedes garantiu a quarta posição ao ser a única entre as primeiras a registrar crescimento na casa dos dois dígitos (+11,9%).
POS. |
MODELO |
JUL.17 |
% MERCADO |
JUL.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
36.604 |
3,1% |
36.540 |
0,2% |
2 |
VW POLO |
23.600 |
2,0% |
24.632 |
-4,2% |
3 |
RENAULT CLIO |
21.436 |
1,8% |
20.167 |
6,3% |
4 |
SKODA OCTAVIA |
18.131 |
1,5% |
16.571 |
9,4% |
5 |
PEUGEOT 208 |
17.596 |
1,5% |
17.985 |
-2,2% |
6 |
NISSAN QASHQAI |
17.543 |
1,5% |
18.373 |
-4,5% |
7 |
DACIA SANDERO |
17.451 |
1,5% |
15.869 |
10,0% |
8 |
TOYOTA YARIS |
16.885 |
1,4% |
14.700 |
14,9% |
9 |
FORD FOCUS |
16.578 |
1,4% |
17.543 |
-5,5% |
10 |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
16.256 |
1,4% |
19.183 |
-15,3% |
11 |
FIAT 500 |
16.160 |
1,4% |
|
- |
12 |
VW TIGUAN |
15.918 |
1,3% |
14.373 |
10,7% |
13 |
CITROËN C3 |
15.834 |
1,3% |
|
- |
14 |
OPEL/VAUXHALL ASTRA |
14.901 |
1,3% |
20.954 |
-28,9% |
15 |
MERCEDES CLASSE C |
14.884 |
1,2% |
14.168 |
5,1% |
16 |
RENAULT CAPTUR |
14.794 |
1,2% |
13.660 |
8,3% |
17 |
PEUGEOT 3008 SUV |
14.521 |
1,2% |
|
- |
18 |
VW PASSAT |
14.158 |
1,2% |
17.124 |
-17,3% |
19 |
OPEL/VAUXHALL MOKKA |
14.028 |
1,2% |
|
- |
20 |
AUDI A3 |
13.322 |
1,1% |
|
- |
21 |
SKODA FABIA |
13.086 |
1,1% |
13.764 |
-4,9% |
22 |
FORD FIESTA |
12.813 |
1,1% |
22.179 |
-42,2% |
23 |
SEAT LEON |
12.754 |
1,1% |
|
- |
24 |
FIAT PANDA |
12.724 |
1,1% |
14.602 |
-12,9% |
25 |
HYUNDAI TUCSON |
12.718 |
1,1% |
|
- |
26 |
DACIA DUSTER |
12.511 |
1,0% |
|
- |
27 |
AUDI A4 |
12.237 |
1,0% |
14.614 |
-16,3% |
28 |
FORD KUGA |
12.206 |
1,0% |
|
- |
29 |
KIA SPORTAGE |
11.898 |
1,0% |
|
- |
30 |
PEUGEOT 2008 |
11.896 |
1,0% |
|
- |
31 |
PEUGEOT 308 |
11.301 |
0,9% |
14.179 |
-20,3% |
32 |
MERCEDES CLASSE A |
10.648 |
0,9% |
|
- |
33 |
RENAULT MÉGANE |
10.622 |
0,9% |
|
- |
34 |
MERCEDES CLASSE E |
10.266 |
0,9% |
|
- |
35 |
BMW SÉRIE 3 |
9.645 |
0,8% |
|
- |
36 |
SEAT IBIZA |
9.590 |
0,8% |
|
- |
37 |
CITROËN C4 PICASSO/GRAND |
9.453 |
0,8% |
|
- |
38 |
BMW SÉRIE 5 |
9.281 |
0,8% |
|
- |
39 |
MINI |
9.098 |
0,8% |
|
- |
40 |
MERCEDES GLC |
9.057 |
0,8% |
|
- |
41 |
TOYOTA C-HR |
8.845 |
0,7% |
|
- |
42 |
BMW SÉRIE 1 |
8.776 |
0,7% |
|
- |
43 |
VW TOURAN |
8.744 |
0,7% |
|
- |
44 |
TOYOTA AURIS |
8.653 |
0,7% |
|
- |
45 |
RENAULT SCÉNIC/GRAND |
8.515 |
0,7% |
|
- |
46 |
FIAT TIPO |
8.513 |
0,7% |
|
- |
47 |
HYUNDAI I20 |
8.484 |
0,7% |
|
- |
48 |
VOLVO XC60 |
8.266 |
0,7% |
|
- |
49 |
NISSAN MICRA |
7.788 |
0,7% |
|
- |
50 |
HYUNDAI I10 |
7.333 |
0,6% |
|
- |
Vendas na Europa por marca
POS. |
MARCA |
JUL.17 |
% MERCADO |
JUL.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VOLKSWAGEN |
130.356 |
10,9% |
136.630 |
-4,6% |
2 |
FORD |
77.033 |
6,5% |
84.062 |
-8,4% |
3 |
RENAULT |
76.636 |
6,4% |
71.260 |
7,5% |
4 |
MERCEDES-BENZ |
74.012 |
6,2% |
66.153 |
11,9% |
5 |
OPEL/VAUXHALL |
69.930 |
5,9% |
76.194 |
-8,2% |
6 |
PEUGEOT |
69.707 |
5,8% |
63.438 |
9,9% |
7 |
AUDI |
69.522 |
5,8% |
66.574 |
4,4% |
8 |
BMW |
57.767 |
4,8% |
58.397 |
-1,1% |
9 |
FIAT |
56.418 |
4,7% |
58.222 |
-3,1% |
10 |
TOYOTA |
54.137 |
4,5% |
- |
- |
11 |
SKODA |
52.754 |
4,4% |
49.501 |
6,6% |
12 |
CITROËN |
44.797 |
3,8% |
- |
- |
13 |
HYUNDAI |
42.490 |
3,6% |
- |
- |
14 |
NISSAN |
40.913 |
3,4% |
- |
- |
15 |
DACIA |
40.673 |
3,4% |
- |
- |
16 |
KIA |
40.196 |
3,4% |
- |
- |
17 |
SEAT |
32.511 |
2,7% |
- |
- |
18 |
VOLVO |
21.518 |
1,8% |
- |
- |
19 |
SUZUKI |
19.127 |
1,6% |
- |
- |
20 |
MAZDA |
18.016 |
1,5% |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
1.191.671 |
... |
1.157.889 |
2,9% |
|
ACUMULADO |
9.620.016 |
... |
9.250.318 |
4,0% |
Observação: Para vários modelos e marcas, os dados de junho de 2016 estavam indisponíveis.
Fontes: JATO Dynamics / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia