Um esportivo de “olhos puxados” deixou para trás modelos alemães e norte-americanos em julho. Com 20 emplacamentos, quase 43% a mais do que há um ano, o Subaru WRX assumiu a liderança de um segmento que perdeu quase 30% dos clientes no período.
Empatados com 16 unidades, Camaro e 911 dividiram a segunda posição. O Chevrolet, no entanto, perdeu quase ¾ de suas vendas em relação a julho de 2016 – o Porsche recuou “apenas” 30,4%. A alemã, por outro lado, viu o seu Boxster (13) assegurar o quarto lugar multiplicando por quatro o desempenho conquistado no ano passado.
Da quinta à nona posição, só deu Alemanha, com predomínio da BMW – M3 (11), M240i (9), M140i (7) e M2 (5) – sobre a Audi e seu TT (8). Empatados com 5 unidades, o Ford Mustang e os alemães Mercedes A45 AMG e Porsche Cayman fecharam a lista dos dez mais vendidos.
O destaque negativo foi um modelo que já liderou o segmento por algumas vezes. Com apenas 3 unidades, o Mercedes SLC – 4º no acumulado do ano – teve o seu resultado mais fraco desde agosto do ano passado (2).
Esportivos |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2017 |
JUL/17 |
JUN/17 |
JUL/16 |
% JUL 17 |
% JUN 17 |
VARIAÇÃO JUL/JUN |
VARIAÇÃO 2017/2016 |
1º |
SUBARU WRX |
116 |
20 |
14 |
14 |
15,15% |
11,29% |
42,86% |
42,86% |
2º |
CHEVROLET CAMARO |
106 |
16 |
22 |
67 |
12,12% |
17,74% |
-27,27% |
-76,12% |
3º |
PORSCHE 911 |
113 |
16 |
26 |
23 |
12,12% |
20,97% |
-38,46% |
-30,43% |
4º |
PORSCHE BOXSTER |
46 |
13 |
11 |
3 |
9,85% |
8,87% |
18,18% |
333,33% |
5º |
BMW M3 |
50 |
11 |
6 |
7 |
8,33% |
4,84% |
83,33% |
57,14% |
6º |
BMW M240i |
37 |
9 |
5 |
0 |
6,82% |
4,03% |
80,00% |
- |
7º |
AUDI TT / TTS |
66 |
8 |
7 |
32 |
6,06% |
5,65% |
14,29% |
-75,00% |
8º |
BMW M140i |
38 |
7 |
9 |
0 |
5,30% |
7,26% |
-22,22% |
- |
9º |
BMW M2 |
29 |
5 |
2 |
5 |
3,79% |
1,61% |
150,00% |
0,00% |
10º |
FORD MUSTANG |
16 |
5 |
2 |
1 |
3,79% |
1,61% |
150,00% |
400,00% |
11º |
MERCEDES-BENZ A45 AMG |
40 |
5 |
0 |
6 |
3,79% |
0,00% |
- |
-16,67% |
12º |
PORSCHE CAYMAN |
31 |
5 |
0 |
2 |
3,79% |
0,00% |
- |
150,00% |
13º |
BMW M6 |
16 |
3 |
4 |
3 |
2,27% |
3,23% |
-25,00% |
0,00% |
14º |
MERCEDES-BENZ SLK/SLC |
91 |
3 |
8 |
1 |
2,27% |
6,45% |
-62,50% |
200,00% |
15º |
AUDI S3 |
32 |
1 |
1 |
7 |
0,76% |
0,81% |
0,00% |
-85,71% |
16º |
BMW M4 |
8 |
1 |
1 |
4 |
0,76% |
0,81% |
0,00% |
-75,00% |
17º |
CHEVROLET CORVETTE |
8 |
1 |
0 |
0 |
0,76% |
0,00% |
- |
- |
18º |
FERRARI 488 GTB |
2 |
1 |
0 |
0 |
0,76% |
0,00% |
- |
- |
19º |
JAGUAR F-TYPE |
16 |
1 |
3 |
4 |
0,76% |
2,42% |
-66,67% |
-75,00% |
20º |
JAGUAR XFR |
16 |
1 |
3 |
3 |
0,76% |
2,42% |
-66,67% |
-66,67% |
|
|
877 |
132 |
124 |
182 |
100,00% |
100,00% |
6,45% |
-27,47% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela