Prometido para 2018 no Brasil, o Toyota C-HR foi avistado rodando por São Paulo em testes de adaptação, como mostram as imagens enviadas pelo leitor Bruno Aguiar e por nossos amigos do canal Falando de Carro. A chegada do crossover compacto foi confirmada ao Motor1.com por executivos da marca japonesa durante o Salão do Automóvel de Buenos Aires. E eles já adiantaram: virá, por enquanto, somente na versão híbrida, importado da Turquia.
De acordo com fontes ouvidas por Motor1.com, a incerteza sobre o mercado nacional ainda impede que a Toyota invista pesadamente para que seja produzido por aqui. “Há tempos batalhamos para trazer o C-HR”, desabafou um dos executivos. O custo de produção é alto, pois utiliza a nova plataforma modular TNGA, o que exige um investimento alto para modernizar as fábricas no país.
O modelo virá da Turquia em apenas uma configuração, com o mesmo conjunto híbrido do Prius, formado pelo motor 1.8 a combustão e outro elétrico, gerando 122 cv no total. Consegue ter um rendimento acima dos 26 km/l. Como essa mecânica é oferecida na versão topo de linha do C-HR, se encaixa nos planos da marca de usar esse modelo como uma vitrine e gerar expectativa pela produção no Brasil.
Ficar para 2018 tem mais vantagens. Com o fim do Inovar-Auto e a chegada do novo regime automotivo, os impostos devem ser reduzidos e as cotas de importação serão revistas. Além disso, o governo terá outros incentivos para modelos híbridos e elétricos, o que poderá ajudar a Toyota a manter o preço do C-HR próximo do valor praticado pelo Prius, atualmente vendido por R$ 126.600.
A arquitetura TNGA terá um papel muito importante para a Toyota no Brasil. Será a base da próxima geração do Corolla, prevista para 2019, modelo mais vendido da marca por aqui. Em seguida, será a vez do C-HR tornar-se nacional e do lançamento da dupla Yaris e Vios, hatch e sedã que serão posicionados acima do Etios e devem ser apresentados na Ásia em 2018.
Fotos: Bruno Aguiar e Falando de Carro
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Flagra: inspiração de Mobi e Argo, Fiat Panda aparece no Brasil
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Flagra: novo Honda HR-V 2026 já roda em testes no Brasil
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Picape anti-Hilux da Chery aparece na China