O grupo PSA Peugeot Citroën anunciou nesta semana o início da produção das vans Jumpy e Expert na Uruguai. Parte integrante de um ambicioso plano de expansão para a América Latina, os utilitários estão sendo montados no país vizinho em regime de CKD, com peças importadas da França. Toda a operação é concentrada na fábrica de Nordex, nos arredores de Montevidéu, e a expectativa é montar pelo menos 6 mil unidades por ano. Brasil e Argentina serão os dois principais destinos, explica a empresa.
Ambos os modelos são feitos sobre a plataforma modular EMP2 (a mesma do Peugeot 3008 e do Citroën C4 Picasso) e equipados com o mesmo conjunto mecânico - motor 1.6 HDi turbodiesel de 115 cv e câmbio manual de 6 marchas. Inicialmente, a montagem contempla apenas as versões furgão identificadas pelo código L3H1 e com capacidade para 1.500 kg. A expectativa é que configurações mistas e apenas para o transporte de passageiros também sejam adicionadas às linhas de produção em breve.
No Brasil, as duas vans devem ser lançadas em outubro, concorrendo principalmente com o Mercedes-Benz Vito produzido na Argentina. Como parte do plano “Push to Pass”, o grupo PSA também confirmou o lançamento das novas gerações dos modelos Peugeot Boxer e Citroën Jumper, de maior porte.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com foco em eletrificação, Peugeot deve ter 208 e 2008 Hybrid em 2025
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Peugeot 2008 cresce 60% e alcança melhor resultado desde 2018
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Peugeot alfineta concorrência e diz que não terá carros com estilo retrô
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Peugeot 2008 2025 tem aumento de R$ 5.000 no preço de todas as versões