Cada vez mais especializada em SUVs, a Volvo prepara o lançamento do XC40, seu menor modelo e já confirmado para nosso mercado. Segundo o presidente da Volvo do Brasil, Luis Rezende, sua importação está prevista para março ou, no mais tardar, abril. Vai concorrer com Audi Q3, BMW X1 e Mercedes-Benz GLA. E o executivo garante que terá preço competitivo.
O XC40 será revelado em novembro para o mercado mundial - era esperado para setembro, no Salão de Frankfurt, porém, a Volvo será uma das nove marcas que não irão participar do evento. "Com exceção de modelos de nicho, como os carros da Polestar e o V90, nós sempre traremos nossos carros ao Brasil", explica Rezende. "O XC40 terá um papel fundamental para que possamos fechar 2018 com 6 mil carros vendidos.
Com o lançamento da nova geração do XC60, a fabricante espera alcançar a marca de 4 mil carros comercializados, deixando os 2 mil restantes para o novo SUV compacto. "Tem potencial para ser líder, o desafio será conquistar um público que costuma olhar mais para os alemães ou ingleses. Já tivemos o mesmo trabalho com o XC60 e, desde o ano passado, com o XC90", afirma o executivo.
Só não podem cravar a data de lançamento para março ou abril por alguns fatores. O carro já está em processo de homologação no Brasil, para acelerar sua chegada. Porém, março é o mês de fechamento fiscal das empresas. O que pode acontecer é que façam a apresentação à imprensa e iniciem as pré-vendas em março, para que seja entregue nos meses seguintes, num movimento parecido com o que foi feito com o novo XC60.
A mecânica do XC40 ainda não foi revelada. Sabemos que ele fará a estreia da plataforma Compact Modular Architecture (CMA), que será usada em todos os carros pequenos da marca sueca - ou seja, o próximo V40 e o sedã S40. Seu motor deverá ser o inédito motor 1.5 turbo de três cilindros, como opção de entrada, além do 2.0 turbo para os modelos mais caros, variantes diesel e uma configuração híbrida.
Apesar de ser menor e mais barato, o XC40 não deixará de lado a conhecida segurança dos carros da Volvo. "Nossos fundadores acreditavam em deixar os carros mais seguros e isso sempre será uma prioridade para nós", diz Rezende. Pode não vir com todos os equipamentos vistos no XC60, porém, não será simples. Deverá vir com uma ampla quantidade de airbags e sistemas de alerta, como detecção de pedestre. Um item que pode ficar de fora é o sistema semi-autônomo que agora está no XC60.
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Segredo: VW pode adotar câmbio de 8 marchas do Polo ao Taos até 2030
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Dodge Charger a gasolina deve chegar antes do esperado; entenda
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Chevrolet anuncia 5G para carros no Brasil e pode estrear no Equinox RS