Nossa primeira olhada no novo Ford Focus foi em maio. Apesar da camuflagem pesada, era fácil perceber o design mais refinado e sua presença mais robusta. Pois um leitor do Motor1.com flagrou o hatchback médio nas ruas próximas do quartel-general da Ford, em Detroit (EUA) com muito menos camuflagem. E as fotos confirmam a impressão inicial sobre o modelo.
A grade dianteira é significativamente mais suave do que a da geração atual, enquanto a traseira recebeu novas lanternas, mais afiadas, e um para-choque mais esculpido. A carroceria parece se estender um pouco mais no comprimento e torcemos para que resolva os problemas de espaço do modelo à venda no momento. Neste flagra, não pudemos ver o interior, mas ele já foi flagrado antes. Sabemos que ele irá adotar um visual bem semelhante ao do novo Fiesta. Receberá a central multimídia Sync 3 com tela flutuante sensível ao toque.
Os motores que estarão sob o capô ainda são um mistério. Nos EUA, rumores falam que a marca do oval azul irá descartar os motores naturalmente aspirados, escolhendo uma linha formada pelos EcoBoost. Enquanto isso, os europeus poderão escolher uma unidade não-turbo para a versão de entrada, além de uma versão melhorada do 1.0 EcoBoost e o novo 1.5 turbo, de 3 cilindros. O mesmo que equipa o Fiesta ST.
Por aqui, a expectativa é que adote o novo 1.5 de 137 cv que equipa o EcoSport reestilizado, deixando o novo 1.5 turbinado para os modelos mais caros. Assim como aconteceu com o crossover, o Focus irá largar a transmissão automatizada PowerShift, substituída por um câmbio automático tradicional, com conversor de torque e provavelmente 6 marchas.
A apresentação da quarta geração do Focus é esperada para o Salão de Frankfurt (Alemanha), em setembro ou, no mais tardar, para o Salão de Genebra (Suíça), em março do ano que vem. Se aparecer mesmo na Alemanha, a produção na Argentina começaria poucos meses depois, no início de 2018, já abastecendo tanto o Brasil quanto os demais países vizinhos. Falta também descobrir se a Ford não irá atrasar esse cronograma e se irá trazer outras versões para cá, como a futura configuração aventureira Active.
Fotos: Motor1.com
Projeção e fotos: Cars.co.za e arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Flagra: GWM acelera testes do Tank 300 antes do lançamento no Brasil
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Nissan Townstar, primo elétrico Kangoo, é flagrado no Brasil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo SUV barato da VW acelera testes antes de chegar ao Brasil em 2025
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Flagra: VW testa novo SUV Tera na terra antes do lançamento em 2025