Algum modelo é capaz de interromper a hegemonia do Onix? Até o momento, parece que não. Com 15.234 unidades emplacadas em julho, melhor resultado em 2017, o Chevrolet ultrapassou os 22% de participação de mercado e abriu quase seis mil unidades de vantagem sobre o Hyundai HB20 (9.312).
Segundo colocado em maio e quarto em junho, o Ford Ka (7.248) retornou ao pódio, deixando para trás o Renault Sandero (6.663), que perdeu quase 27% dos compradores em relação a junho, mas cresceu quase 17% na comparação com 2016. O VW Gol, com 6.236 unidades, recuperou a quinta posição perdida na última lista.
Após registrar em junho seu recorde de vendas, o Fiat Mobi (4.315) recuou mais de 34% nas últimas semanas. Praticamente estável na comparação com o mês anterior, o VW Fox / Crossfox (3.771) ficou à frente do Toyota Etios (3.542), ambos vendendo menos do que há um ano.
Fechando o top 10, dois modelos da Fiat separados por pouco mais de cem unidades: o veterano Uno (3.355) e o novato Argo (3.235), este ainda longe da meta de seis mil unidades mensais prevista pela marca italiana. Quem não teve motivos para comemorar foi o Palio (1.468), fora da relação de líderes pelo quinto mês seguido graças a uma retração de quase 80%.
O maior destaque negativo, no entanto, teve sotaque japonês. Emplacando apenas 612 unidades, o Nissan March, em baixa de quase 70%, chegou ao seu nível mais crítico desde outubro de 2012, quando apenas 123 consumidores saíram das concessionárias da marca com o hatch.
Quem também não teve o que comemorar foi o March, com apenas 1.054 emplacamentos – praticamente a metade do Kicks (2.007), o SUV/crossover da Nissan que custa quase o dobro do hatch em sua versão mais barata. O Chery QQ, com 461 unidades, repetiu a comemoração recorde de vendas. Com 317 emplacamentos, todos para pessoas jurídicas, o Renault Kwid promete ser a grande sensação dos próximos meses no segmento.
Veículos de Entrada |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2017 |
JUL/17 |
JUN/17 |
JUL/16 |
% JUL 17 |
% JUN 17 |
VARIAÇÃO JUL/JUN |
VARIAÇÃO 2017/2016 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
98469 |
15234 |
14922 |
11589 |
22,23% |
20,01% |
2,09% |
31,45% |
2º |
HYUNDAI HB20 |
60461 |
9312 |
9715 |
9696 |
13,59% |
13,03% |
-4,15% |
-3,96% |
3º |
FORD KA |
51899 |
7248 |
7812 |
7235 |
10,58% |
10,48% |
-7,22% |
0,18% |
4º |
RENAULT SANDERO |
45530 |
6663 |
9087 |
5699 |
9,72% |
12,19% |
-26,68% |
16,92% |
5º |
VW GOL |
42445 |
6236 |
6529 |
5789 |
9,10% |
8,76% |
-4,49% |
7,72% |
6º |
FIAT MOBI |
29933 |
4315 |
6562 |
3600 |
6,30% |
8,80% |
-34,24% |
19,86% |
7º |
VW FOX / CROSSFOX |
24611 |
3771 |
3751 |
3775 |
5,50% |
5,03% |
0,53% |
-0,11% |
8º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
24189 |
3542 |
3652 |
4336 |
5,17% |
4,90% |
-3,01% |
-18,31% |
9º |
FIAT UNO |
23551 |
3355 |
4414 |
2950 |
4,90% |
5,92% |
-23,99% |
13,73% |
10º |
FIAT ARGO |
4966 |
3235 |
1643 |
0 |
4,72% |
2,20% |
96,90% |
- |
11º |
VW UP! |
20921 |
2699 |
3213 |
3406 |
3,94% |
4,31% |
-16,00% |
-20,76% |
12º |
FIAT PALIO |
15270 |
1468 |
1670 |
6022 |
2,14% |
2,24% |
-12,10% |
-75,62% |
13º |
NISSAN MARCH |
8875 |
612 |
1054 |
1978 |
0,89% |
1,41% |
-41,94% |
-69,06% |
14º |
CHERY QQ |
1370 |
461 |
419 |
14 |
0,67% |
0,56% |
10,02% |
3192,86% |
15º |
RENAULT KWID |
356 |
317 |
36 |
0 |
0,46% |
0,05% |
780,56% |
- |
16º |
KIA PICANTO |
654 |
45 |
73 |
147 |
0,07% |
0,10% |
-38,36% |
-69,39% |
17º |
CHEVROLET CELTA |
6 |
1 |
0 |
2 |
0,00% |
0,00% |
- |
-50,00% |
18º |
JAC J2 |
3 |
1 |
0 |
24 |
0,00% |
0,00% |
- |
-95,83% |
19º |
RENAULT CLIO |
49 |
1 |
3 |
1235 |
0,00% |
0,00% |
-66,67% |
-99,92% |
453558 |
68516 |
74555 |
67497 |
100,00% |
100,00% |
-8,10% |
1,51% |
Fonte: Fenabrave
Foto: Motor1
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