A nova geração do Ford Fiesta já está nas concessionárias da Europa. Porém, o projeto mais caro acabou se tornando inviável para países emergentes como Brasil e Índia. Tanto que aqui teremos um facelift do modelo produzido em São Bernardo do Campo (SP). Na Índia, onde o Fiesta saiu de linha em 2015, um carro completamente novo está em desenvolvimento, segundo informações do site Autocar India. Sobre a plataforma do Ka atual.
Esse novo hatch, apontado pelo Autocar como um futuro rival do Hyundai i20 e Suzuki Baleno, ficará acima do Ka (lá conhecido como Figo) e será um sucessor do Fiesta. Sua plataforma, conhecida pelo código B563 (a do Ka é a B562), dará origem a um hatchback e a um sedã pequeno, já indicado como um concorrente do Honda City. Exatamente do que precisamos no Brasil, já que a nova geração do Fiesta está fora dos planos.
“O Fiesta (plataforma B299) é essencialmente um carro feito para a Europa e o custo da estrutura é muito alto para a Índia, tornando-o inviável. A plataforma B563 nos permite ser muito mais rentáveis, o que é a chave para ter preços competitivos na Índia”, revela uma fonte ligada à Ford. Custo foi o mesmo motivo que levou a filial brasileira a escolher reestilizar o Fiesta nacional em vez de trazer a nova geração.
Porém, essa nova linha de carros não é esperada para antes de 2020. Isso porque a fabricante trabalhava em outra plataforma, chamada B500, que era destinada principalmente ao mercado chinês. Essa base acabou descartada, ainda mais com o desempenho dos carros pequenos na China, onde os clientes estão migrando para os SUVs e crossovers.
Na Índia, já se fala sobre o facelift da dupla Ka/Ka+ e sobre um reposicionamento de preços, para reduzir a canibalização com o futuro hatchback B563. A mesma movimentação poderia ser feita aqui quando e se este novo compacto premium chegar, para evitar o que acontece com o Fiesta, que perde vendas para o Ka. As chances de os novos projetos serem vendidos também aqui são altas...
Foto: divulgação/arquivo Motor1
Fonte: Autocar India
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen cogita produção de modelo 'maior que Amarok' na Argentina
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Depois do Bigster, Dacia quer ampliar portfólio com possível rival do Golf
Calmon: Brasil pode levar 20 anos para recuperar vendas de 2012
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Veja os lançamentos da Toyota para 2025, incluindo novo SUV nacional