Líderes estáveis entre os automóveis, um estreante no top 20, sedã médio da GM passando o da Honda, uma picape cada vez mais líder entre os comerciais leves. Confira agora todos os destaques de julho.
AUTOMÓVEIS
Não teve Latin NCAP que ofuscasse o brilho do Onix no mês passado. Com 15.234 unidades, o Chevrolet assegurou quase 6 mil unidades de vantagem sobre o Hyundai HB20 (9.312) e manteve uma liderança que parece inabalável. Quarto no mês anterior, o Ford Ka (7.248) recuperou lugar no pódio.
Apesar de perder quase 27% das vendas de junho, o Renault Sandero (6.663) assegurou boa quarta posição, pouco mais de 300 unidades à frente do Prisma (6.300), líder entre os sedãs – o Toyota Corolla, com 6.250 unidades, e o VW Gol, com 6.236 unidades, vieram na cola do Chevrolet.
Em queda de sexto para oitavo, o Fiat Mobi (4.315) permaneceu como líder de vendas da marca italiana entre os automóveis. Destaque para a nona posição do Jeep Compass (4.151), preferido entre os SUVs/crossovers – líder em junho, o Honda HR-V (3.511), em 13º, registrou desvantagem superior a 600 unidades.
Em seu primeiro mês cheio, o Fiat Argo conquistou a preferência de 3.235 consumidores – longe, ainda, da meta de 6 mil unidades mensais estabelecida pela marca – e ficou atrás do Fiat Uno (3.355) na disputa pela 14ª posição. Superado por dois adversários na última lista, o Jeep Renegade desta vez deixou o Hyundai Creta para trás por apenas 7 unidades (3.176 x 3.169).
Entre os sedãs médios, o Chevrolet Cruze Sedan (1.894) superou o Honda Civic (1.659) pela primeira vez em suas novas gerações. O destaque negativo do período foi o March: com apenas 612 emplacamentos – quase 25 vezes menos do que o líder Onix -, o hatch produzido em Resende (RJ) figurou na 47ª posição.
POS. |
MODELO |
JUL 17 |
% TOTAL |
JUN 17 |
% TOTAL |
% VAR. JUL/JUN |
POS. JUN |
1º |
CHEVROLET ONIX |
15.234 |
10,04% |
14.923 |
9,26% |
2,08% |
1º |
2º |
HYUNDAI HB20 |
9.312 |
6,14% |
9.715 |
6,03% |
-4,15% |
2º |
3º |
FORD KA |
7.248 |
4,78% |
7.812 |
4,85% |
-7,22% |
4º |
4º |
RENAULT SANDERO |
6.663 |
4,39% |
9.087 |
5,64% |
-26,68% |
3º |
5º |
CHEVROLET PRISMA |
6.300 |
4,15% |
6.635 |
4,12% |
-5,05% |
5º |
6º |
TOYOTA COROLLA |
6.250 |
4,12% |
5.734 |
3,56% |
9,00% |
8º |
7º |
VW GOL |
6.236 |
4,11% |
6.529 |
4,05% |
-4,49% |
7º |
8º |
FIAT MOBI |
4.315 |
2,84% |
6.562 |
4,07% |
-34,24% |
6º |
9º |
JEEP COMPASS |
4.151 |
2,74% |
3.820 |
2,37% |
8,66% |
11º |
10º |
VW FOX/CROSS FOX |
3.771 |
2,49% |
3.751 |
2,33% |
0,53% |
12º |
11º |
VW VOYAGE |
3.661 |
2,41% |
3.293 |
2,04% |
11,18% |
15º |
12º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
3.542 |
2,33% |
3.652 |
2,27% |
-3,01% |
13º |
13º |
HONDA HR-V |
3.511 |
2,31% |
4.058 |
2,52% |
-13,48% |
10º |
14º |
FIAT UNO |
3.355 |
2,21% |
4.414 |
2,74% |
-23,99% |
9º |
15º |
FIAT ARGO |
3.235 |
2,13% |
1.643 |
1,02% |
96,90% |
32º |
16º |
JEEP RENEGADE |
3.176 |
2,09% |
2.993 |
1,86% |
6,11% |
18º |
17º |
HYUNDAI CRETA |
3.169 |
2,09% |
3.518 |
2,18% |
-9,92% |
14º |
18º |
VW UP |
2.699 |
1,78% |
3.213 |
1,99% |
-16,00% |
17º |
19º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
2.589 |
1,71% |
2.461 |
1,53% |
5,20% |
21º |
20º |
NISSAN KICKS |
2.473 |
1,63% |
2.007 |
1,25% |
23,22% |
25º |
21º |
HYUNDAI HB20S |
2.409 |
1,59% |
2.466 |
1,53% |
-2,31% |
20º |
22º |
FORD KA+ |
2.220 |
1,46% |
2.499 |
1,55% |
-11,16% |
19º |
23º |
RENAULT LOGAN |
2.184 |
1,44% |
2.262 |
1,40% |
-3,45% |
22º |
24º |
FORD FIESTA |
2.146 |
1,41% |
1.587 |
0,98% |
35,22% |
34º |
25º |
CHEVROLET SPIN |
2.070 |
1,36% |
2.081 |
1,29% |
-0,53% |
24º |
26º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
1.894 |
1,25% |
1.650 |
1,02% |
14,79% |
31º |
27º |
FIAT SIENA |
1.847 |
1,22% |
1.989 |
1,23% |
-7,14% |
26º |
28º |
HONDA FIT |
1.772 |
1,17% |
1.985 |
1,23% |
-10,73% |
27º |
29º |
CHEVROLET COBALT |
1.756 |
1,16% |
1.902 |
1,18% |
-7,68% |
29º |
30º |
HONDA CIVIC |
1.659 |
1,09% |
2.260 |
1,40% |
-26,59% |
23º |
31º |
HONDA WR-V |
1.563 |
1,03% |
1.609 |
1,00% |
-2,86% |
33º |
32º |
FIAT PALIO |
1.468 |
0,97% |
1.670 |
1,04% |
-12,10% |
30º |
33º |
FORD ECOSPORT |
1.464 |
0,97% |
3.268 |
2,03% |
-55,20% |
16º |
34º |
HONDA CITY |
1.374 |
0,91% |
1.565 |
0,97% |
-12,20% |
35º |
35º |
NISSAN VERSA |
1.334 |
0,88% |
1.908 |
1,18% |
-30,08% |
28º |
36º |
CHEVROLET TRACKER |
1.113 |
0,73% |
955 |
0,59% |
16,54% |
42º |
37º |
RENAULT CAPTUR |
1.103 |
0,73% |
1.008 |
0,63% |
9,42% |
41º |
38º |
TOYOTA HILUX SW4 |
1.062 |
0,70% |
1.147 |
0,71% |
-7,41% |
36º |
39º |
HYUNDAI IX35 |
1.052 |
0,69% |
1.063 |
0,66% |
-1,03% |
37º |
40º |
PEUGEOT 208 |
1.018 |
0,67% |
1.041 |
0,65% |
-2,21% |
39º |
41º |
PEUGEOT 2008 |
893 |
0,59% |
866 |
0,54% |
3,12% |
45º |
42º |
VW JETTA |
809 |
0,53% |
689 |
0,43% |
17,42% |
46º |
43º |
RENAULT DUSTER |
727 |
0,48% |
944 |
0,59% |
-22,99% |
44º |
44º |
CITROËN C3 |
693 |
0,46% |
1.040 |
0,65% |
-33,37% |
40º |
45º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
679 |
0,45% |
660 |
0,41% |
2,88% |
47º |
46º |
CITROËN AIRCROSS |
641 |
0,42% |
945 |
0,59% |
-32,17% |
43º |
47º |
NISSAN MARCH |
612 |
0,40% |
1.054 |
0,65% |
-41,94% |
38º |
48º |
MITSUBISHI ASX |
594 |
0,39% |
200 |
0,12% |
197,00% |
- |
49º |
FORD FOCUS FASTBACK |
578 |
0,38% |
472 |
0,29% |
22,46% |
50º |
50º |
HYUNDAI TUCSON |
522 |
0,34% |
423 |
0,26% |
23,40% |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL AUTOS |
151.703 |
100,00% |
161.192 |
100,00% |
-5,89% |
COMERCIAIS LEVES
Se nos meses anteriores a Fiat emplacou as duas primeiras colocadas entre os comerciais leves, em julho apenas a líder Toro (5.028) manteve a marca italiana na ponta - com 3.526 unidades, a Strada perdeu a segunda colocação para a VW Saveiro (3.811), que cresceu 5% em relação a junho.
Superada pela Chevrolet S10 (2.673) no mês anterior, a Toyota Hilux (3.065) recuperou a quarta posição graças a um crescimento superior a 8% nas últimas semanas. A Ford Ranger, com 1.561 unidades, retomou a sexta colocação perdida para a Chevrolet Montana (1.424) no último ranking.
Pelo segundo mês consecutivo, coube à Duster Oroch o destaque negativo: com apenas 668 emplacamentos, a picape da Renault perdeu mais de 20% das vendas em relação a junho, saiu do top 10 e por pouco não foi ultrapassada pelo furgão Renault Master (652), este em alta de quase 30%.
POS. |
MODELO |
JUL 17 |
% TOTAL |
JUN 17 |
% TOTAL |
% VAR. JUL/JUN |
POS. JUN |
1º |
FIAT TORO |
5.028 |
18,52% |
5.579 |
19,90% |
-9,88% |
1º |
2º |
VW SAVEIRO |
3.811 |
14,04% |
3.631 |
12,95% |
4,96% |
3º |
3º |
FIAT STRADA |
3.526 |
12,99% |
4.024 |
14,36% |
-12,38% |
2º |
4º |
TOYOTA HILUX |
3.065 |
11,29% |
2.832 |
10,10% |
8,23% |
5º |
5º |
CHEVROLET S10 |
2.673 |
9,85% |
3.013 |
10,75% |
-11,28% |
4º |
6º |
FORD RANGER |
1.561 |
5,75% |
1.395 |
4,98% |
11,90% |
7º |
7º |
CHEVROLET MONTANA |
1.424 |
5,25% |
1.442 |
5,14% |
-1,25% |
6º |
8º |
VW AMAROK |
1.228 |
4,52% |
1.260 |
4,50% |
-2,54% |
8º |
9º |
FIAT FIORINO |
1.003 |
3,70% |
906 |
3,23% |
10,71% |
10º |
10º |
MITSUBISHI L200 |
829 |
3,05% |
988 |
3,52% |
-16,09% |
9º |
11º |
RENAULT DUSTER OROCH |
668 |
2,46% |
839 |
2,99% |
-20,38% |
11º |
12º |
RENAULT MASTER |
652 |
2,40% |
503 |
1,79% |
29,62% |
12º |
13º |
HYUNDAI HR |
327 |
1,20% |
327 |
1,17% |
0,00% |
14º |
14º |
NISSAN FRONTIER |
287 |
1,06% |
333 |
1,19% |
-13,81% |
13º |
15º |
FIAT DUCATO |
222 |
0,82% |
133 |
0,47% |
66,92% |
17º |
16º |
IVECO DAILY 3514 |
165 |
0,61% |
151 |
0,54% |
9,27% |
15º |
17º |
KIA K2500 |
159 |
0,59% |
148 |
0,53% |
7,43% |
16º |
18º |
PEUGEOT PARTNER |
87 |
0,32% |
54 |
0,19% |
61,11% |
21º |
19º |
RENAULT KANGOO |
74 |
0,27% |
62 |
0,22% |
19,35% |
20º |
20º |
MERCEDES-BENZ VITO |
68 |
0,25% |
41 |
0,15% |
65,85% |
22º |
21º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
55 |
0,20% |
30 |
0,11% |
83,33% |
24º |
22º |
RAM 2500 |
42 |
0,15% |
62 |
0,22% |
-32,26% |
19º |
23º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
33 |
0,12% |
19 |
0,07% |
73,68% |
25º |
24º |
LIFAN FOISON |
25 |
0,09% |
40 |
0,14% |
-37,50% |
23º |
25º |
FIAT DOBLÒ |
24 |
0,09% |
98 |
0,35% |
-75,51% |
18º |
26º |
RENAULT |
18 |
0,07% |
9 |
0,03% |
100,00% |
30º |
27º |
CITROËN JUMPER |
12 |
0,04% |
17 |
0,06% |
-29,41% |
26º |
28º |
EFFA K01 |
12 |
0,04% |
11 |
0,04% |
9,09% |
27º |
29º |
IVECO DAILY |
11 |
0,04% |
2 |
0,01% |
450,00% |
40º |
30º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
8 |
0,03% |
0 |
0,00% |
- |
- |
31º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 |
6 |
0,02% |
11 |
0,04% |
-45,45% |
28º |
32º |
FOTON AUMARK 3.5 - 14DT |
5 |
0,02% |
2 |
0,01% |
150,00% |
39º |
33º |
VICR SAVEIRO |
5 |
0,02% |
2 |
0,01% |
150,00% |
43º |
34º |
FOTON AUMARK 1039 |
4 |
0,01% |
3 |
0,01% |
33,33% |
35º |
35º |
EFFA K02 |
3 |
0,01% |
2 |
0,01% |
50,00% |
38º |
36º |
EFFA V21 |
2 |
0,01% |
3 |
0,01% |
-33,33% |
34º |
37º |
FOTON AUMARK 3.5 - 12DT |
2 |
0,01% |
7 |
0,02% |
-71,43% |
31º |
38º |
FOTON AUMARK 3.5 - 14ST |
2 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
39º |
JAC T8 |
2 |
0,01% |
4 |
0,01% |
-50,00% |
33º |
40º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
2 |
0,01% |
3 |
0,01% |
-33,33% |
37º |
41º |
PEUGEOT BOXER |
2 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
42º |
CHANA SC |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
43º |
EFFA PLUTUS |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
44º |
HAFEI MINIVAN |
1 |
0,00% |
3 |
0,01% |
-66,67% |
36º |
45º |
JINBEI M35 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
46º |
JINBEI TOPIC |
1 |
0,00% |
2 |
0,01% |
-50,00% |
41º |
47º |
SHINERAY P TRUCKS |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
48º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
49º |
VICR AMAROK |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
50º |
VW KOMBI |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL COMERCIAIS |
27.144 |
100,00% |
28.030 |
100,00% |
-3,16% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: Divulgação e Arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos