O mercado europeu mostrou sinais de recuperação no 1º semestre de 2017. Com 8.427.195 veículos novos nas ruas entre janeiro e junho, o crescimento em relação ao mesmo período do ano passado foi de 4,2%. Este foi o melhor resultado desde o 1º semestre de 2008 e apenas 22 mil unidades abaixo do recorde registrado no mesmo período de 2007.
Dos cinco maiores consumidores do Velho Continente – Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Espanha -, apenas o Reino Unido registrou retração (-1,3%) em função das incertezas geradas pelo Brexit, o que impactou diretamente no resultado de modelos extremamente dependentes do mercado britânico.
É o caso do Ford Fiesta (156.424), 4º, do Opel/Vauxhall Corsa (138.703), 5º, e do Ford Focus (119.197), 11º, com retrações de 1,9%, 6% e 1,1%, respectivamente. Sem surpresas, a liderança geral coube ao VW Golf (237.405), mas a queda de quase 11% permitiu ao Renault Clio (183.994) reduzir em quase 43 mil unidades a sua desvantagem em relação ao alemão nos últimos doze meses.
O Polo, por sua vez, merece uma menção especial: mesmo em fim de carreira – a nova geração foi apresentada há poucas semanas -, o VW se manteve em terceiro com 171.554 unidades e, de quebra, em alta de 2,8% no período. Líder entre os SUVs/crossovers, segmento que respondeu por mais de 28% de tudo o que foi vendido na Europa, o Nissan Qashqai (136.239) avançou 8% e se aproximou do top 5.
Os grandes destaques da primeira metade de 2017, no entanto, foram modelos bem distintos um do outro. Nono colocado, o alemão VW Tiguan (127.392) viu suas vendas crescerem impressionantes 75% no período. Já a nova geração do francês Citroën C3 (116.371) se aproximou do top 10 graças a um avanço de quase 63%.
O Mercedes Classe C (97.380), 19º, foi o único representante de marca premium no top 20. Atual hit da Peugeot, o 3008 foi o preferido por 82.448 consumidores e deixou para trás concorrentes como o Hyundai Tucson (79.410) e o Ford Kuga (78.430). Principal acerto da Fiat nos últimos tempos, o Tipo (78.070) por muito pouco não tomou o lugar do Audi A4 (78.107) para se garantir no top 30.
Por montadoras, a VW (905.148) foi absoluta, embora sem avanço em relação a 2016. Os destaques couberam à Renault (626.606), vice-líder, e à Mercedes (472.761), sexta, únicas do top 10 a registrarem avanços na casa os dois dígitos (21,1% e 10,8%, respectivamente). A Fiat (451.445) também foi bem: sétima, a italiana aumentou em 9,8% seus números do ano passado.
POS. |
MODELO |
1º SEM. 17 |
% MERCADO |
1º SEM. 16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
237.405 |
2,8% |
269.430 |
-11,9% |
2 |
RENAULT CLIO |
183.994 |
2,2% |
173.462 |
6,1% |
3 |
VW POLO |
171.554 |
2,0% |
166.894 |
2,8% |
4 |
FORD FIESTA |
156.424 |
1,9% |
159.534 |
-1,9% |
5 |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
138.703 |
1,6% |
147.494 |
-6,0% |
6 |
NISSAN QASHQAI |
136.239 |
1,6% |
126.113 |
8,0% |
7 |
OPEL/VAUXHALL ASTRA |
133.709 |
1,6% |
129.691 |
3,1% |
8 |
PEUGEOT 208 |
132.103 |
1,6% |
138.368 |
-4,5% |
9 |
VW TIGUAN |
127.392 |
1,5% |
- |
- |
10 |
SKODA OCTAVIA |
120.020 |
1,4% |
121.297 |
-1,1% |
11 |
FORD FOCUS |
119.197 |
1,4% |
120.534 |
-1,1% |
12 |
CITROËN C3 |
116.371 |
1,4% |
- |
- |
13 |
RENAULT CAPTUR |
112.263 |
1,3% |
118.543 |
-5,3% |
14 |
FIAT PANDA |
110.587 |
1,3% |
109.694 |
0,8% |
15 |
FIAT 500 |
108.348 |
1,3% |
103.014 |
5,2% |
16 |
PEUGEOT 2008 |
105.138 |
1,2% |
96.035 |
9,5% |
17 |
DACIA SANDERO |
104.861 |
1,2% |
92.110 |
13,8% |
18 |
TOYOTA YARIS |
101.871 |
1,2% |
104.442 |
-2,5% |
19 |
MERCEDES CLASSE C |
97.380 |
1,2% |
- |
- |
20 |
SKODA FABIA |
96.787 |
1,1% |
92.294 |
4,9% |
21 |
OPEL/VAUXHALL MOKKA |
96.341 |
1,1% |
- |
- |
22 |
VW PASSAT |
95.209 |
1,1% |
111.686 |
-14,8% |
23 |
PEUGEOT 308 |
92.698 |
1,1% |
113.722 |
-18,5% |
24 |
RENAULT MÉGANE |
92.690 |
1,1% |
- |
- |
25 |
AUDI A3 |
90.549 |
1,1% |
104.524 |
-13,4% |
26 |
PEUGEOT 3008 SUV |
82.448 |
1,0% |
- |
- |
27 |
SEAT LEON |
79.735 |
0,9% |
- |
- |
28 |
HYUNDAI TUCSON |
79.410 |
0,9% |
- |
- |
29 |
FORD KUGA |
78.430 |
0,9% |
- |
- |
30 |
AUDI A4 |
78.107 |
0,9% |
- |
- |
31 |
FIAT TIPO |
78.070 |
0,9% |
- |
- |
32 |
MERCEDES CLASSE A |
74.961 |
0,9% |
- |
- |
33 |
DACIA DUSTER |
74.011 |
0,9% |
- |
- |
34 |
MINI |
72.904 |
0,9% |
- |
- |
35 |
BMW SÉRIE 3 |
71.849 |
0,9% |
- |
- |
36 |
BMW SÉRIE 1 |
71.235 |
0,8% |
- |
- |
37 |
KIA SPORTAGE |
70.976 |
0,8% |
- |
- |
38 |
MERCEDES CLASSE E |
68.212 |
0,8% |
- |
- |
39 |
SEAT IBIZA |
64.014 |
0,8% |
- |
- |
40 |
RENAULT KADJAR |
63.095 |
0,7% |
- |
- |
41 |
TOYOTA AURIS |
62.712 |
0,7% |
- |
- |
42 |
TOYOTA C-HR |
61.544 |
0,7% |
- |
- |
43 |
BMW X1 |
61.223 |
0,7% |
- |
- |
44 |
VW TOURAN |
59.250 |
0,7% |
- |
- |
45 |
CITROËN C4 PICASSO/GRAND |
57.417 |
0,7% |
- |
- |
46 |
HYUNDAI I20 |
55.006 |
0,7% |
- |
- |
47 |
VW UP |
53.441 |
0,6% |
- |
- |
48 |
RENAULT SCÉNIC/GRAND |
53.177 |
0,6% |
- |
- |
49 |
FIAT 500X |
52.814 |
0,6% |
- |
- |
50 |
VOLVO XC60 |
52.134 |
0,6% |
- |
- |
POS. |
MARCA |
1º SEM. 17 |
% MERCADO |
1º SEM. 16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VOLKSWAGEN |
905.148 |
10,7% |
905.006 |
0,0% |
2 |
RENAULT |
626.606 |
7,4% |
517.516 |
21,1% |
3 |
FORD |
589.644 |
7,0% |
569.299 |
3,6% |
4 |
OPEL/VAUXHALL |
526.221 |
6,2% |
539.500 |
-2,5% |
5 |
PEUGEOT |
499.064 |
5,9% |
480.207 |
3,9% |
6 |
MERCEDES-BENZ |
472.761 |
5,6% |
426.846 |
10,8% |
7 |
FIAT |
451.445 |
5,4% |
410.974 |
9,8% |
8 |
AUDI |
439.264 |
5,2% |
442.651 |
-0,8% |
9 |
BMW |
432.919 |
5,1% |
425.268 |
1,8% |
10 |
SKODA |
368.043 |
4,4% |
349.369 |
5,3% |
11 |
TOYOTA |
365.680 |
4,3% |
- |
- |
12 |
CITROËN |
323.089 |
3,8% |
- |
- |
13 |
NISSAN |
314.566 |
3,7% |
- |
- |
14 |
HYUNDAI |
266.818 |
3,2% |
- |
- |
15 |
KIA |
243.952 |
2,9% |
- |
- |
16 |
DACIA |
241.327 |
2,9% |
- |
- |
17 |
SEAT |
212.218 |
2,5% |
- |
- |
18 |
VOLVO |
160.024 |
1,9% |
- |
- |
19 |
SUZUKI |
126.555 |
1,5% |
- |
- |
20 |
MAZDA |
119.915 |
1,4% |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
|
Total |
8.427.195 |
... |
8.089.730 |
4,2% |
Observação: Para vários modelos e marcas, os dados do 1º semestre de 2016 estavam indisponíveis.
O Dacia Sandero foi o grande destaque de junho na Europa. Com 21.351 unidades vendidas, o hatch cresceu 19,1% em relação ao mesmo período do ano passado e ficou a menos de mil unidades de figurar no top 10 do continente pela primeira vez.
Com os líderes VW Golf (44.684) e Renault Clio (36.134) perdendo espaço, o VW Polo (32.021) foi o único entre os sete primeiros colocados a crescer (+5,5%). O mês foi muito ruim para o Ford Fiesta (22.445), que caiu da quarta para a sétima posição em virtude de uma retração superior a 23%.
Com 22.963 unidades, o Renault Captur assumiu a liderança entre os SUVs/crossovers e, de quebra, assegurou presença no top 5, pouco mais de 400 unidades atrás do Opel/Vauxhall Astra (24.382). Fora do top 10, o Opel/Vauxhall Corsa (22.024) foi quem mais perdeu espaço depois do Fiesta (-21,8%).
As vendas de veículos novos na Europa fecharam o mês passado com 1.532.311 unidades, 1,7% acima do mesmo período de 2016. Com a VW (164.726) líder na disputa entre montadoras, a Peugeot foi a grande vencedora: com 92.827 unidades, a francesa avançou 8,2% e encostou de vez na Opel/Vauxhall (94.495), quarta colocada – há um ano, a diferença entre as duas foi superior a 15 mil unidades.
POS. |
MODELO |
JUN.17 |
% MERCADO |
JUN.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
44.684 |
2,9% |
46.946 |
-4,8% |
2 |
RENAULT CLIO |
36.134 |
2,4% |
36.701 |
-1,5% |
3 |
VW POLO |
32.021 |
2,1% |
30.365 |
5,5% |
4 |
OPEL/VAUXHALL ASTRA |
24.382 |
1,6% |
26.941 |
-9,5% |
5 |
RENAULT CAPTUR |
23.963 |
1,6% |
25.389 |
-5,6% |
6 |
PEUGEOT 208 |
22.974 |
1,5% |
23.963 |
-4,1% |
7 |
FORD FIESTA |
22.445 |
1,5% |
29.260 |
-23,3% |
8 |
FORD FOCUS |
22.377 |
1,5% |
21.625 |
3,5% |
9 |
SKODA OCTAVIA |
22.376 |
1,5% |
21.837 |
2,5% |
10 |
NISSAN QASHQAI |
22.339 |
1,5% |
22.528 |
-0,8% |
11 |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
22.024 |
1,4% |
28.173 |
-21,8% |
12 |
DACIA SANDERO |
21.351 |
1,4% |
17.926 |
19,1% |
13 |
CITROËN C3 |
20.696 |
1,4% |
- |
- |
14 |
VW TIGUAN |
20.125 |
1,3% |
- |
- |
15 |
RENAULT MÉGANE |
19.546 |
1,3% |
19.525 |
0,1% |
16 |
FIAT 500 |
18.700 |
1,2% |
18.473 |
1,2% |
17 |
TOYOTA YARIS |
18.579 |
1,2% |
19.109 |
-2,8% |
18 |
PEUGEOT 3008 SUV |
17.942 |
1,2% |
- |
- |
19 |
PEUGEOT 2008 |
17.738 |
1,2% |
- |
- |
20 |
SKODA FABIA |
17.701 |
1,2% |
17.810 |
-0,6% |
21 |
FIAT PANDA |
17.527 |
1,1% |
17.248 |
1,6% |
22 |
OPEL/VAUXHALL MOKKA |
17.444 |
1,1% |
- |
- |
23 |
VW PASSAT |
17.133 |
1,1% |
19.147 |
-10,5% |
24 |
MERCEDES CLASSE C |
17.022 |
1,1% |
- |
- |
25 |
PEUGEOT 308 |
16.901 |
1,1% |
21.034 |
-19,6% |
26 |
FIAT TIPO |
16.046 |
1,0% |
- |
- |
27 |
RENAULT SCÉNIC/GRAND |
15.917 |
1,0% |
- |
- |
28 |
MINI |
15.826 |
1,0% |
- |
- |
29 |
FORD KUGA |
15.040 |
1,0% |
- |
- |
30 |
SEAT LEON |
14.821 |
1,0% |
- |
- |
POS. |
MARCA |
JUN.17 |
% MERCADO |
JUN.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VOLKSWAGEN |
164.726 |
10,8% |
165.079 |
-0,2% |
2 |
RENAULT |
134.196 |
8,8% |
134.494 |
-0,2% |
3 |
FORD |
99.846 |
6,5% |
102.830 |
-2,9% |
4 |
OPEL/VAUXHALL |
94.495 |
6,2% |
101.996 |
-7,4% |
5 |
PEUGEOT |
92.827 |
6,1% |
85.802 |
8,2% |
6 |
MERCEDES-BENZ |
86.551 |
5,6% |
80.936 |
6,9% |
7 |
FIAT |
79.492 |
5,2% |
73.764 |
7,8% |
8 |
AUDI |
74.569 |
4,9% |
75.354 |
-1,0% |
9 |
BMW |
79.085 |
5,2% |
82.214 |
-3,8% |
10 |
SKODA |
68.441 |
4,5% |
65.585 |
4,4% |
11 |
TOYOTA |
61.562 |
4,0% |
- |
- |
12 |
CITROËN |
58.694 |
3,8% |
- |
- |
13 |
NISSAN |
53.939 |
3,5% |
- |
- |
14 |
HYUNDAI |
48.596 |
3,2% |
- |
- |
15 |
KIA |
40.617 |
2,7% |
- |
- |
16 |
DACIA |
47.768 |
3,1% |
- |
- |
17 |
SEAT |
40.244 |
2,6% |
- |
- |
18 |
VOLVO |
29.369 |
1,9% |
- |
- |
19 |
SUZUKI |
22.666 |
1,5% |
- |
- |
20 |
MINI |
24.078 |
1,6% |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
|
Total |
1.532.311 |
... |
1.506.391 |
1,7% |
Observação: Para vários modelos e marcas, os dados de junho de 2016 estavam indisponíveis.
Fonte: JATO Dynamics
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela