Tendência identificada no mundo todo, a crescente preferência dos consumidores por SUVs não é diferente na Europa. Conforme apontam dados publicados nesta semana pela consultoria Jato Dynamics, o segmento representou algo em torno de 28,3% de todas as vendas de automóveis novos no continente no primeiro semestre, chegando a robusta quantia de 2,4 milhões de unidades. Não por caso, os números superaram as cifras de todas as demais categorias e tornaram o nicho o maior daquela região.
Até então líderes de mercado, os compactos caíram para a segunda colocação e participaram no total de emplacamentos com 1,8 milhão de unidades - o que representa cerca de 21,5%. Na sequência, hatches médios sofrerem recuo de 1,3% na comparação com igual período de 2016 e fecharam o semestre com 1,6 milhão de exemplares entregues. Detentores da maior queda (14,8%), os MPVs tiveram 700 mil unidades vendidas e participaram do mix com apenas 8% - percentual que também representou familiares de grande porte (incluindo sedãs e peruas).
Esportivos tiveram 67 mil unidades emplacadas, com participação de apenas 0,8% e queda de 4,7%, levando em consideração os números do ano passado. Por outro lado, as vendas de modelos de luxo acumularam crescimento de 4,2%.
Fonte: Jato Dynamics
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos