Bem-vindos a Nürburgring. A desafiadora pista onde carros viram lendas, os bravos viram heróis e os estúpidos se tornam estatísticas de acidentes.
Com o apelido amável de "The Green Hell" dado por Jackie Stewart, Nürburgring é o mais famoso autódromo do mundo - são 20,8 km de asfalto ondulado e 120 curvas, cada uma com sua característica única.
O que você precisa saber antes de ir se aventurar em Nürburgring?
Originalmente aberta em 1927, é certamente um produto deste tempo. Pois simplesmente não há muito espaço entre você e o guard-rail. Fazer alguma lição de casa antes de ir para lá irá ajudar a chegar ao fim.
O YouTube é seu amigo. Estude alguns vídeos e aprenda. Um bom simulador é um bom caminho para memorizar os pontos, mas não use como referência única. Nenhum simulador pode reproduzir as mudanças em elevação que existe no mundo real.
Sua primeira volta em Nürburgring deve ser feita da mesma forma que uma estrada desafiadora. Aproveite, dirija em um ritmo confortável e sensível. Você não cravará um recorde no primeiro dia. E nem tente.
Se você esquecer qual curva seguinte, você baterá. Se você tocar em um ritmo muito rápido, você irá bater. Se você pense que sabe tudo sobre ´Ring pois jogou Gran Turismo, adivinhe...você aparecerá em um vídeo depois de bater na barreira. Vá com calma.
Você pode ser o mais competente motorista do mundo, mas você não sabe o que acontecerá na próxima curva. Tenha isso em mente.
Enquanto dirige o carro e anda pela pista, uma série de carros mais rápidos pilotados por pessoas mais experientes irão pedir passagem.
Use os retrovisores para ver quando um Porsche 911 estiver por perto e abra espaço quando for seguro para os dois. Vá para a direita (você deve ultrapassar apenas pela esquerda) e deixe ele ir.
Pilotar em Nürburgring é uma batalha física e mental. Um monte de concentração é preciso mais que em qualquer outro circuito e as mudanças intensas de direção podem cansar os novatos. Faça sua volta, então pare para absorver a a experiência.
Não importa o quão potente é seu carro, um piloto local em um simples Volkswagen Golf passará por você. Isso pois são anos de aprendizado da pista e muito tempo para conhecer todos os detalhes e complexidades.
É a sua primeira vez em Nürburgring. Não bata atrás de outro carro ou passe reto direto para a barreira de pneus.
É bom levar um cartão de crédito "gordinho" com você. Não apenas pelo custo de R$ 90 por volta, mas em caso de um pequeno acidente.
Se você tiver o azar de bater em uma barreira, precisará pagar 114 libras por metro substituído. Não parece ruim? Não inclui a remoção da anterior, custos de substituição, carro de apoio ou guincho. Ah, em você será multado em 1.200 libras por hora que a pista ficar fechada para os reparos.
Mais do que prestar atenção nos mais experientes, não esqueça de aproveitar o momento.
Nürburgring é um lugar muito especial. É a Mecca automotiva que atrai entusiastas do mundo inteiro. A história é feita aqui e ficará marcada na vida de quem por lá passar.
Esta atmosfera é algo que deve ser celebrada. Todas as congregações de apaixonados por carros estão no estacionamento para conversar e contar histórias de suas últimas aventuras. Há um senso de comunidade, onde todos te ajudarão se tiver algum problema com seu carro.
Em um mundo onde em breve você terá que usar um colete luminoso para sair de casa, Nürburgring é um caso raro. O proteja!
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Netflix lança trailer da série do Senna; assista
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Toyota dá mais detalhes sobre o Corolla Cross de Stock Car
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Celebrando 1 Ano de Gulf no País com F1 da Williams, Albon e mais
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
F1: McLaren não vai impedir ida de Bortoleto para Sauber