Em paralelo ao desenvolvimento do novo Polo nacional, a Volkswagen trabalha no sedã inédito Virtus, modelo que irá entrar no mesmo segmento que Chevrolet Cobalt e Honda City. Antes confirmado para o primeiro semestre de 2018, a fabricante agora revela que será lançado ainda no primeiro trimestre – ou seja, até março.
Ao contrário do que muitos esperavam, o Virtus será mais do que uma simples variante sedã do Polo. Terá estilo próprio, com design criado desde o começo pensando em um três-volumes, ao contrário do que acontecia com outros modelos, inclusive o Voyage. Pelos flagras, deve contar apenas com a frente e lateral semelhante ao do hatch, com uma traseira completamente nova. No entanto, essa diferença será apenas no exterior, com a cabine igual para ambos.
Como adiantamos nas primeiras informações oficiais do Polo que será produzido em São Bernardo do Campo (SP), o Virtus terá a plataforma MQB-A0 nacionalizada, recebendo alterações para que seja mais adequado ao Brasil. No caso do sedã, ele terá o entre-eixos alongado em relação ao hatch (o Polo tem 2,56 metros), aumentando o espaço para as pernas dos passageiros traseiros em cerca de 5 cm, conforme explica um assessor da VW. Também espere por um grande porta-malas, de acordo com a mesma fonte, pois o balanço traseiro será longo.
O Virtus, assim como o Polo, terá suspensão elevada em 20 mm e eixo de torção na traseira. Sempre contará com direção elétrica com assistência variável e controle de tração. Alguns itens virão de série para as versões com motor TSI, como o controle eletrônico de estabilidade (ESC) e freios a disco nas 4 rodas, sendo o ESC oferecido como opcional nas demais versões.
A motorização do sedã ainda é mantida em segredo, mas adiantamos que será muito próxima da usada pelo hatch. Terá o 1.6 MSI de 120 cv com opção de entrada (abandonando o 1.0 aspirado que estará no Polo). O modelo topo de linha será o 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm de torque, sempre com a caixa automática Tiptronic de 6 marchas.
Com informações de Daniel Messeder
Projeções: Indian Autoblog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen cogita produção de modelo 'maior que Amarok' na Argentina
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Depois do Bigster, Dacia quer ampliar portfólio com possível rival do Golf
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Veja os lançamentos da Toyota para 2025, incluindo novo SUV nacional