Alemanha no 1º semestre – VW emplaca os 4 mais vendidos
Renault Mégane cresceu acima de 50% nos primeiros 6 meses no mercado mais importante da Europa
O 1º semestre encerrou mostrando pequena evolução nas vendas de veículos novos na Alemanha. Com 1.787.026 unidades, o maior mercado da União Europeia ampliou em 3,1% os números do ano passado. A Volkswagen foi a principal responsável por estes números.
Campeã entre as montadoras com 332.876 unidades – número, no entanto, 3,8% inferior ao de 2016 -, a marca emplacou os quatro veículos mais vendidos. Emplacando praticamente a soma do 2º ao 4º colocados, o VW Golf foi o preferido por 113.998 consumidores, resultado quase 12% abaixo do registrado há um ano.
Em compensação, VW Polo (40.105) e Tiguan (37.013) viram as vendas crescerem 6,1% e 37%, respectivamente. Vice-líder no mesmo período de 2016, o Passat (37.012) caiu para quarto e foi seriamente ameaçado pelo Mercedes Classe C (36.362), este em alta de 8,3%.
Da 6ª à 11ª posições, todos os modelos perderam espaço, com destaque negativo para o Audi A3 (26.773), que saiu do top 10 e registrou a maior queda (-22,3%). Entre os vinte primeiros, nenhum avançou tanto quanto o Classe E. A nova geração do modelo intermediário da Mercedes registrou 25.481 unidades, quase 40% a mais do que em 2016.
O BMW mais bem classificado foi o Série 3 (21.726), 18º, em baixa de 1,6%. Veio da França, no entanto, a maior evolução nos seis primeiros meses de 2017: 46º colocado, o Renault Mégane (11.582) cresceu acima de 50%. Único novato da lista, o Audi Q2 (11.597) veio imediatamente acima do francês.
Na disputa entre marcas, a Mercedes (167.208) cresceu 6,6% e deixou a Audi (154.485) para trás pela vice-liderança. A BMW (131.408), em baixa de 2,8%, viu a aproximação da Ford (128.381) e da Opel (127.626) na briga pelo quarto lugar. Renault (70.706), Seat (52.785), Fiat (50.928), Toyota (41.978), Dacia (31.453) e Mitsubishi (24.736) avançaram na casa dos dois dígitos.
Modelos
POS. |
MODELO |
1º SEM.17 |
% MERCADO |
1º SEM.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
113.998 |
6,4% |
128.932 |
-11,6% |
2 |
VW POLO |
40.105 |
2,2% |
37.782 |
6,1% |
3 |
VW TIGUAN |
37.013 |
2,1% |
27.016 |
37,0% |
4 |
VW PASSAT |
37.012 |
2,1% |
43.372 |
-14,7% |
5 |
MERCEDES CLASSE C |
36.362 |
2,0% |
33.568 |
8,3% |
6 |
OPEL ASTRA |
32.668 |
1,8% |
33.501 |
-2,5% |
7 |
AUDI A4 |
31.307 |
1,8% |
31.951 |
-2,0% |
8 |
SKODA OCTAVIA |
29.513 |
1,7% |
30.529 |
-3,3% |
9 |
OPEL CORSA |
27.302 |
1,5% |
29.509 |
-7,5% |
10 |
VW TOURAN |
27.121 |
1,5% |
28.484 |
-4,8% |
11 |
AUDI A3 |
26.773 |
1,5% |
34.459 |
-22,3% |
12 |
SKODA FABIA |
26.291 |
1,5% |
25.396 |
3,5% |
13 |
MERCEDES CLASSE E |
25.481 |
1,4% |
18.310 |
39,2% |
14 |
FORD FOCUS |
23.463 |
1,3% |
26.645 |
-11,9% |
15 |
MINI |
23.453 |
1,3% |
22.148 |
5,9% |
16 |
SEAT LEON |
23.002 |
1,3% |
24.317 |
-5,4% |
17 |
FORD FIESTA |
22.268 |
1,2% |
20.860 |
6,7% |
18 |
BMW SÉRIE 3 |
21.726 |
1,2% |
22.084 |
-1,6% |
19 |
BMW SÉRIE 2 |
21.529 |
1,2% |
28.484 |
-24,4% |
20 |
BMW SÉRIE 1 |
21.445 |
1,2% |
22.747 |
-5,7% |
21 |
AUDI A6 |
21.169 |
1,2% |
22.487 |
-5,9% |
22 |
VW TRANSPORTER |
20.733 |
1,2% |
19.836 |
4,5% |
23 |
FORD KUGA |
19.410 |
1,1% |
17.276 |
12,4% |
24 |
VW UP |
19.242 |
1,1% |
21.297 |
-9,6% |
25 |
FIAT DUCATO |
18.894 |
1,1% |
16.676 |
13,3% |
26 |
OPEL MOKKA |
18.424 |
1,0% |
16.168 |
14,0% |
27 |
BMW SÉRIE 5 |
18.058 |
1,0% |
15.750 |
14,7% |
28 |
BMW X1 |
17.632 |
1,0% |
13.831 |
27,5% |
29 |
VW CADDY |
17.000 |
1,0% |
16.108 |
5,5% |
30 |
MERCEDES GLK / GLC |
16.055 |
0,9% |
13.023 |
23,3% |
31 |
FIAT 500 |
15.738 |
0,9% |
15.370 |
2,4% |
32 |
MERCEDES CLASSE A |
14.822 |
0,8% |
17.128 |
-13,5% |
33 |
MERCEDES CLASSE B |
14.607 |
0,8% |
16.560 |
-11,8% |
34 |
NISSAN QASHQAI |
14.468 |
0,8% |
14.869 |
-2,7% |
35 |
AUDI Q5 |
12.885 |
0,7% |
12.672 |
1,7% |
36 |
AUDI A5 |
12.402 |
0,7% |
11.669 |
6,3% |
37 |
SKODA SUPERB |
12.158 |
0,7% |
13.166 |
-7,7% |
38 |
AUDI Q3 |
12.095 |
0,7% |
15.620 |
-22,6% |
39 |
AUDI A1 |
12.085 |
0,7% |
14.612 |
-17,3% |
40 |
RENAULT CLIO |
12.059 |
0,7% |
12.637 |
-4,6% |
41 |
SMART FORTWO |
11.879 |
0,7% |
12.910 |
-8,0% |
42 |
DACIA SANDERO |
11.846 |
0,7% |
8.960 |
32,2% |
43 |
MERCEDES CLA |
11.675 |
0,7% |
10.452 |
11,7% |
44 |
OPEL ADAM |
11.616 |
0,7% |
12.111 |
-4,1% |
45 |
AUDI Q2 |
11.597 |
0,6% |
0 |
NOVO |
46 |
RENAULT MEGANE |
11.582 |
0,6% |
7.693 |
50,6% |
47 |
HYUNDAI TUCSON |
11.483 |
0,6% |
13.454 |
-14,6% |
48 |
RENAULT CAPTUR |
11.268 |
0,6% |
10.816 |
4,2% |
49 |
HYUNDAI I10 |
11.210 |
0,6% |
10.885 |
3,0% |
50 |
HYUNDAI I30 |
11.143 |
0,6% |
11.871 |
-6,1% |
Marca
POS. |
MARCA |
1º SEM.17 |
% MERCADO |
1º SEM.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW |
332.876 |
18,6% |
346.188 |
-3,8% |
2 |
MERCEDES-BENZ |
167.208 |
9,4% |
156.869 |
6,6% |
3 |
AUDI |
154.485 |
8,6% |
159.501 |
-3,1% |
4 |
BMW |
131.408 |
7,4% |
135.128 |
-2,8% |
5 |
FORD |
128.381 |
7,2% |
123.140 |
4,3% |
6 |
OPEL |
127.626 |
7,1% |
128.524 |
-0,7% |
7 |
SKODA |
98.837 |
5,5% |
96.475 |
2,4% |
8 |
RENAULT |
70.706 |
4,0% |
60.849 |
16,2% |
9 |
HYUNDAI |
53.175 |
3,0% |
52.888 |
0,5% |
10 |
SEAT |
52.785 |
3,0% |
47.421 |
11,3% |
11 |
FIAT |
50.928 |
2,8% |
40.761 |
24,9% |
12 |
TOYOTA |
41.978 |
2,3% |
32.939 |
27,4% |
13 |
NISSAN |
36.387 |
2,0% |
37.495 |
-3,0% |
14 |
MAZDA |
34.264 |
1,9% |
33.156 |
3,3% |
15 |
PEUGEOT |
32.501 |
1,8% |
29.759 |
9,2% |
16 |
DACIA |
31.453 |
1,8% |
24.751 |
27,1% |
17 |
KIA |
31.158 |
1,7% |
30.056 |
3,7% |
18 |
CITROËN |
28.331 |
1,6% |
26.165 |
8,3% |
19 |
MITSUBISHI |
24.736 |
1,4% |
20.868 |
18,5% |
20 |
MINI |
23.454 |
1,3% |
22.148 |
5,9% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
Total |
1.787.026 |
... |
1.733.839 |
3,1% |
Em junho
O Polo foi o destaque do mês passado no mercado alemão. Mesmo com a apresentação da nova geração do VW, o modelo foi o preferido por 7.972 clientes, 17,5% acima de 2016, e garantiu a segunda colocação, atrás apenas do Golf (19.876).
Vice-líder em maio, o Passat (6.547) por muito pouco não perdeu a posição para o Mercedes-Benz Classe C (6.507). Em alta de 23%, o VW Tiguan (5.737) foi o quinto, apenas nove unidades à frente do Skoda Fabia (5.728). Sétimo, o Opel Astra (5.625) perdeu quase 20% dos compradores no período.
Com nova geração começando a se firmar, o BMW Série 5 (4.166), em alta de quase 46%, foi o campeão de vendas da marca de Munique e se aproximou do rival Mercedes Classe E (4.686), 11º, cujas vendas cresceram 25%.
Com 327.693 unidades vendidas, o mercado alemão recuou 3,5% na comparação com junho do ano passado. Entre as marcas, nenhuma das sete primeiras registrou números positivos, embora a Mercedes (31.394), com queda bem menor do que as demais (-1,2%), tenha aumentado a vantagem sobre a Audi (25.153) na briga pelo segundo lugar. Apenas a Renault (15.679, +21,6%), oitava, e a Seat (11.608, +18,9%), nona, cresceram no top 10.
Modelos
POS. |
MODELO |
JUN.17 |
% MERCADO |
JUN.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
19.876 |
6,1% |
21.995 |
-9,6% |
2 |
VW POLO |
7.972 |
2,4% |
6.786 |
17,5% |
3 |
VW PASSAT |
6.547 |
2,0% |
7.006 |
-6,6% |
4 |
MERCEDES CLASSE C |
6.507 |
2,0% |
6.681 |
-2,6% |
5 |
VW TIGUAN |
5.737 |
1,8% |
4.662 |
23,1% |
6 |
SKODA FABIA |
5.728 |
1,7% |
5.449 |
5,1% |
7 |
OPEL ASTRA |
5.625 |
1,7% |
6.918 |
-18,7% |
8 |
SKODA OCTAVIA |
5.474 |
1,7% |
6.145 |
-10,9% |
9 |
AUDI A4 |
5.142 |
1,6% |
6.874 |
-25,2% |
10 |
MINI |
4.753 |
1,5% |
5.132 |
-7,4% |
11 |
MERCEDES CLASSE E |
4.686 |
1,4% |
3.748 |
25,0% |
12 |
SEAT LEON |
4.659 |
1,4% |
4.711 |
-1,1% |
13 |
OPEL CORSA |
4.568 |
1,4% |
5.516 |
-17,2% |
14 |
AUDI A3 |
4.538 |
1,4% |
5.430 |
-16,4% |
15 |
VW TOURAN |
4.496 |
1,4% |
6.446 |
-30,3% |
16 |
BMW SÉRIE 5 |
4.166 |
1,3% |
2.857 |
45,8% |
17 |
BMW SÉRIE 2 |
4.110 |
1,3% |
6.299 |
-34,8% |
18 |
FORD FOCUS |
3.956 |
1,2% |
5.367 |
-26,3% |
19 |
VW TRANSPORTER |
3.952 |
1,2% |
4.212 |
-6,2% |
20 |
BMW SÉRIE 1 |
3.830 |
1,2% |
5.489 |
-30,2% |
21 |
FORD KUGA |
3.758 |
1,1% |
3.607 |
4,2% |
22 |
AUDI A6 |
3.725 |
1,1% |
3.604 |
3,4% |
23 |
VW UP |
3.684 |
1,1% |
5.172 |
-28,8% |
24 |
BMW SÉRIE 3 |
3.562 |
1,1% |
3.681 |
-3,2% |
25 |
MERCEDES GLK / GLC |
3.500 |
1,1% |
2.697 |
29,8% |
26 |
SEAT IBIZA |
3.431 |
1,0% |
- |
- |
27 |
OPEL MOKKA |
3.310 |
1,0% |
3.057 |
8,3% |
28 |
FORD FIESTA |
3.209 |
1,0% |
4.257 |
-24,6% |
29 |
FIAT DUCATO |
3.120 |
1,0% |
3.000 |
4,0% |
30 |
FIAT 500 |
2.932 |
0,9% |
3.211 |
-8,7% |
31 |
VW CADDY |
2.880 |
0,9% |
2.670 |
7,9% |
32 |
MITSUBISHI MIRAGE |
2.772 |
0,8% |
- |
- |
33 |
HYUNDAI I30 |
2.679 |
0,8% |
2.783 |
-3,7% |
34 |
MERCEDES CLASSE A |
2.588 |
0,8% |
3.598 |
-28,1% |
35 |
RENAULT TWINGO |
2.489 |
0,8% |
- |
- |
36 |
HYUNDAI I10 |
2.452 |
0,7% |
2.243 |
9,3% |
37 |
RENAULT CLIO |
2.439 |
0,7% |
2.170 |
12,4% |
38 |
MERCEDES CLASSE B |
2.362 |
0,7% |
3.357 |
-29,6% |
39 |
RENAULT CAPTUR |
2.336 |
0,7% |
2.458 |
-5,0% |
40 |
SMART FORTWO |
2.300 |
0,7% |
2.337 |
-1,6% |
41 |
MERCEDES CLASSE V |
2.287 |
0,7% |
- |
- |
42 |
HYUNDAI I20 |
2.249 |
0,7% |
- |
- |
43 |
AUDI A5 |
2.215 |
0,7% |
- |
- |
44 |
OPEL INSIGNIA |
2.147 |
0,7% |
- |
- |
45 |
OPEL ADAM |
2.099 |
0,6% |
2.576 |
-18,5% |
46 |
SKODA SUPERB |
2.089 |
0,6% |
2.882 |
-27,5% |
47 |
MERCEDES CLA |
2.068 |
0,6% |
- |
- |
48 |
AUDI A1 |
2.059 |
0,6% |
- |
- |
49 |
VW BEETLE |
2.059 |
0,6% |
2.032 |
1,3% |
50 |
SKODA RAPID |
2.034 |
0,6% |
2.013 |
1,0% |
Marcas
POS. |
MARCA |
JUN.17 |
% MERCADO |
JUN.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW |
60.555 |
18,5% |
63.722 |
-5,0% |
2 |
MERCEDES-BENZ |
31.394 |
9,6% |
31.776 |
-1,2% |
3 |
AUDI |
25.153 |
7,7% |
27.765 |
-9,4% |
4 |
OPEL |
23.283 |
7,1% |
25.677 |
-9,3% |
5 |
BMW |
22.713 |
6,9% |
27.627 |
-17,8% |
6 |
FORD |
22.398 |
6,8% |
24.688 |
-9,3% |
7 |
SKODA |
19.515 |
6,0% |
20.106 |
-2,9% |
8 |
RENAULT |
15.679 |
4,8% |
12.893 |
21,6% |
9 |
SEAT |
11.608 |
3,5% |
9.765 |
18,9% |
10 |
HYUNDAI |
10.509 |
3,2% |
11.395 |
-7,8% |
11 |
FIAT |
9.108 |
2,8% |
8.435 |
8,0% |
12 |
TOYOTA |
7.405 |
2,3% |
6.028 |
22,8% |
13 |
PEUGEOT |
6.618 |
2,0% |
5.811 |
13,9% |
14 |
MAZDA |
6.428 |
2,0% |
6.876 |
-6,5% |
15 |
KIA |
5.777 |
1,8% |
6.033 |
-4,2% |
16 |
CITROËN |
5.448 |
1,7% |
5.417 |
0,6% |
17 |
NISSAN |
5.386 |
1,6% |
6.427 |
-16,2% |
18 |
DACIA |
5.355 |
1,6% |
5.475 |
-2,2% |
19 |
MITSUBISHI |
5.086 |
1,6% |
3.843 |
32,3% |
20 |
MINI |
4.754 |
1,5% |
5.132 |
-7,4% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
Total |
327.693 |
... |
339.563 |
-3,5% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia