O 1º semestre encerrou mostrando pequena evolução nas vendas de veículos novos na Alemanha. Com 1.787.026 unidades, o maior mercado da União Europeia ampliou em 3,1% os números do ano passado. A Volkswagen foi a principal responsável por estes números.
Campeã entre as montadoras com 332.876 unidades – número, no entanto, 3,8% inferior ao de 2016 -, a marca emplacou os quatro veículos mais vendidos. Emplacando praticamente a soma do 2º ao 4º colocados, o VW Golf foi o preferido por 113.998 consumidores, resultado quase 12% abaixo do registrado há um ano.
Em compensação, VW Polo (40.105) e Tiguan (37.013) viram as vendas crescerem 6,1% e 37%, respectivamente. Vice-líder no mesmo período de 2016, o Passat (37.012) caiu para quarto e foi seriamente ameaçado pelo Mercedes Classe C (36.362), este em alta de 8,3%.
Da 6ª à 11ª posições, todos os modelos perderam espaço, com destaque negativo para o Audi A3 (26.773), que saiu do top 10 e registrou a maior queda (-22,3%). Entre os vinte primeiros, nenhum avançou tanto quanto o Classe E. A nova geração do modelo intermediário da Mercedes registrou 25.481 unidades, quase 40% a mais do que em 2016.
O BMW mais bem classificado foi o Série 3 (21.726), 18º, em baixa de 1,6%. Veio da França, no entanto, a maior evolução nos seis primeiros meses de 2017: 46º colocado, o Renault Mégane (11.582) cresceu acima de 50%. Único novato da lista, o Audi Q2 (11.597) veio imediatamente acima do francês.
Na disputa entre marcas, a Mercedes (167.208) cresceu 6,6% e deixou a Audi (154.485) para trás pela vice-liderança. A BMW (131.408), em baixa de 2,8%, viu a aproximação da Ford (128.381) e da Opel (127.626) na briga pelo quarto lugar. Renault (70.706), Seat (52.785), Fiat (50.928), Toyota (41.978), Dacia (31.453) e Mitsubishi (24.736) avançaram na casa dos dois dígitos.
POS. |
MODELO |
1º SEM.17 |
% MERCADO |
1º SEM.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
113.998 |
6,4% |
128.932 |
-11,6% |
2 |
VW POLO |
40.105 |
2,2% |
37.782 |
6,1% |
3 |
VW TIGUAN |
37.013 |
2,1% |
27.016 |
37,0% |
4 |
VW PASSAT |
37.012 |
2,1% |
43.372 |
-14,7% |
5 |
MERCEDES CLASSE C |
36.362 |
2,0% |
33.568 |
8,3% |
6 |
OPEL ASTRA |
32.668 |
1,8% |
33.501 |
-2,5% |
7 |
AUDI A4 |
31.307 |
1,8% |
31.951 |
-2,0% |
8 |
SKODA OCTAVIA |
29.513 |
1,7% |
30.529 |
-3,3% |
9 |
OPEL CORSA |
27.302 |
1,5% |
29.509 |
-7,5% |
10 |
VW TOURAN |
27.121 |
1,5% |
28.484 |
-4,8% |
11 |
AUDI A3 |
26.773 |
1,5% |
34.459 |
-22,3% |
12 |
SKODA FABIA |
26.291 |
1,5% |
25.396 |
3,5% |
13 |
MERCEDES CLASSE E |
25.481 |
1,4% |
18.310 |
39,2% |
14 |
FORD FOCUS |
23.463 |
1,3% |
26.645 |
-11,9% |
15 |
MINI |
23.453 |
1,3% |
22.148 |
5,9% |
16 |
SEAT LEON |
23.002 |
1,3% |
24.317 |
-5,4% |
17 |
FORD FIESTA |
22.268 |
1,2% |
20.860 |
6,7% |
18 |
BMW SÉRIE 3 |
21.726 |
1,2% |
22.084 |
-1,6% |
19 |
BMW SÉRIE 2 |
21.529 |
1,2% |
28.484 |
-24,4% |
20 |
BMW SÉRIE 1 |
21.445 |
1,2% |
22.747 |
-5,7% |
21 |
AUDI A6 |
21.169 |
1,2% |
22.487 |
-5,9% |
22 |
VW TRANSPORTER |
20.733 |
1,2% |
19.836 |
4,5% |
23 |
FORD KUGA |
19.410 |
1,1% |
17.276 |
12,4% |
24 |
VW UP |
19.242 |
1,1% |
21.297 |
-9,6% |
25 |
FIAT DUCATO |
18.894 |
1,1% |
16.676 |
13,3% |
26 |
OPEL MOKKA |
18.424 |
1,0% |
16.168 |
14,0% |
27 |
BMW SÉRIE 5 |
18.058 |
1,0% |
15.750 |
14,7% |
28 |
BMW X1 |
17.632 |
1,0% |
13.831 |
27,5% |
29 |
VW CADDY |
17.000 |
1,0% |
16.108 |
5,5% |
30 |
MERCEDES GLK / GLC |
16.055 |
0,9% |
13.023 |
23,3% |
31 |
FIAT 500 |
15.738 |
0,9% |
15.370 |
2,4% |
32 |
MERCEDES CLASSE A |
14.822 |
0,8% |
17.128 |
-13,5% |
33 |
MERCEDES CLASSE B |
14.607 |
0,8% |
16.560 |
-11,8% |
34 |
NISSAN QASHQAI |
14.468 |
0,8% |
14.869 |
-2,7% |
35 |
AUDI Q5 |
12.885 |
0,7% |
12.672 |
1,7% |
36 |
AUDI A5 |
12.402 |
0,7% |
11.669 |
6,3% |
37 |
SKODA SUPERB |
12.158 |
0,7% |
13.166 |
-7,7% |
38 |
AUDI Q3 |
12.095 |
0,7% |
15.620 |
-22,6% |
39 |
AUDI A1 |
12.085 |
0,7% |
14.612 |
-17,3% |
40 |
RENAULT CLIO |
12.059 |
0,7% |
12.637 |
-4,6% |
41 |
SMART FORTWO |
11.879 |
0,7% |
12.910 |
-8,0% |
42 |
DACIA SANDERO |
11.846 |
0,7% |
8.960 |
32,2% |
43 |
MERCEDES CLA |
11.675 |
0,7% |
10.452 |
11,7% |
44 |
OPEL ADAM |
11.616 |
0,7% |
12.111 |
-4,1% |
45 |
AUDI Q2 |
11.597 |
0,6% |
0 |
NOVO |
46 |
RENAULT MEGANE |
11.582 |
0,6% |
7.693 |
50,6% |
47 |
HYUNDAI TUCSON |
11.483 |
0,6% |
13.454 |
-14,6% |
48 |
RENAULT CAPTUR |
11.268 |
0,6% |
10.816 |
4,2% |
49 |
HYUNDAI I10 |
11.210 |
0,6% |
10.885 |
3,0% |
50 |
HYUNDAI I30 |
11.143 |
0,6% |
11.871 |
-6,1% |
POS. |
MARCA |
1º SEM.17 |
% MERCADO |
1º SEM.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW |
332.876 |
18,6% |
346.188 |
-3,8% |
2 |
MERCEDES-BENZ |
167.208 |
9,4% |
156.869 |
6,6% |
3 |
AUDI |
154.485 |
8,6% |
159.501 |
-3,1% |
4 |
BMW |
131.408 |
7,4% |
135.128 |
-2,8% |
5 |
FORD |
128.381 |
7,2% |
123.140 |
4,3% |
6 |
OPEL |
127.626 |
7,1% |
128.524 |
-0,7% |
7 |
SKODA |
98.837 |
5,5% |
96.475 |
2,4% |
8 |
RENAULT |
70.706 |
4,0% |
60.849 |
16,2% |
9 |
HYUNDAI |
53.175 |
3,0% |
52.888 |
0,5% |
10 |
SEAT |
52.785 |
3,0% |
47.421 |
11,3% |
11 |
FIAT |
50.928 |
2,8% |
40.761 |
24,9% |
12 |
TOYOTA |
41.978 |
2,3% |
32.939 |
27,4% |
13 |
NISSAN |
36.387 |
2,0% |
37.495 |
-3,0% |
14 |
MAZDA |
34.264 |
1,9% |
33.156 |
3,3% |
15 |
PEUGEOT |
32.501 |
1,8% |
29.759 |
9,2% |
16 |
DACIA |
31.453 |
1,8% |
24.751 |
27,1% |
17 |
KIA |
31.158 |
1,7% |
30.056 |
3,7% |
18 |
CITROËN |
28.331 |
1,6% |
26.165 |
8,3% |
19 |
MITSUBISHI |
24.736 |
1,4% |
20.868 |
18,5% |
20 |
MINI |
23.454 |
1,3% |
22.148 |
5,9% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
Total |
1.787.026 |
... |
1.733.839 |
3,1% |
O Polo foi o destaque do mês passado no mercado alemão. Mesmo com a apresentação da nova geração do VW, o modelo foi o preferido por 7.972 clientes, 17,5% acima de 2016, e garantiu a segunda colocação, atrás apenas do Golf (19.876).
Vice-líder em maio, o Passat (6.547) por muito pouco não perdeu a posição para o Mercedes-Benz Classe C (6.507). Em alta de 23%, o VW Tiguan (5.737) foi o quinto, apenas nove unidades à frente do Skoda Fabia (5.728). Sétimo, o Opel Astra (5.625) perdeu quase 20% dos compradores no período.
Com nova geração começando a se firmar, o BMW Série 5 (4.166), em alta de quase 46%, foi o campeão de vendas da marca de Munique e se aproximou do rival Mercedes Classe E (4.686), 11º, cujas vendas cresceram 25%.
Com 327.693 unidades vendidas, o mercado alemão recuou 3,5% na comparação com junho do ano passado. Entre as marcas, nenhuma das sete primeiras registrou números positivos, embora a Mercedes (31.394), com queda bem menor do que as demais (-1,2%), tenha aumentado a vantagem sobre a Audi (25.153) na briga pelo segundo lugar. Apenas a Renault (15.679, +21,6%), oitava, e a Seat (11.608, +18,9%), nona, cresceram no top 10.
POS. |
MODELO |
JUN.17 |
% MERCADO |
JUN.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
19.876 |
6,1% |
21.995 |
-9,6% |
2 |
VW POLO |
7.972 |
2,4% |
6.786 |
17,5% |
3 |
VW PASSAT |
6.547 |
2,0% |
7.006 |
-6,6% |
4 |
MERCEDES CLASSE C |
6.507 |
2,0% |
6.681 |
-2,6% |
5 |
VW TIGUAN |
5.737 |
1,8% |
4.662 |
23,1% |
6 |
SKODA FABIA |
5.728 |
1,7% |
5.449 |
5,1% |
7 |
OPEL ASTRA |
5.625 |
1,7% |
6.918 |
-18,7% |
8 |
SKODA OCTAVIA |
5.474 |
1,7% |
6.145 |
-10,9% |
9 |
AUDI A4 |
5.142 |
1,6% |
6.874 |
-25,2% |
10 |
MINI |
4.753 |
1,5% |
5.132 |
-7,4% |
11 |
MERCEDES CLASSE E |
4.686 |
1,4% |
3.748 |
25,0% |
12 |
SEAT LEON |
4.659 |
1,4% |
4.711 |
-1,1% |
13 |
OPEL CORSA |
4.568 |
1,4% |
5.516 |
-17,2% |
14 |
AUDI A3 |
4.538 |
1,4% |
5.430 |
-16,4% |
15 |
VW TOURAN |
4.496 |
1,4% |
6.446 |
-30,3% |
16 |
BMW SÉRIE 5 |
4.166 |
1,3% |
2.857 |
45,8% |
17 |
BMW SÉRIE 2 |
4.110 |
1,3% |
6.299 |
-34,8% |
18 |
FORD FOCUS |
3.956 |
1,2% |
5.367 |
-26,3% |
19 |
VW TRANSPORTER |
3.952 |
1,2% |
4.212 |
-6,2% |
20 |
BMW SÉRIE 1 |
3.830 |
1,2% |
5.489 |
-30,2% |
21 |
FORD KUGA |
3.758 |
1,1% |
3.607 |
4,2% |
22 |
AUDI A6 |
3.725 |
1,1% |
3.604 |
3,4% |
23 |
VW UP |
3.684 |
1,1% |
5.172 |
-28,8% |
24 |
BMW SÉRIE 3 |
3.562 |
1,1% |
3.681 |
-3,2% |
25 |
MERCEDES GLK / GLC |
3.500 |
1,1% |
2.697 |
29,8% |
26 |
SEAT IBIZA |
3.431 |
1,0% |
- |
- |
27 |
OPEL MOKKA |
3.310 |
1,0% |
3.057 |
8,3% |
28 |
FORD FIESTA |
3.209 |
1,0% |
4.257 |
-24,6% |
29 |
FIAT DUCATO |
3.120 |
1,0% |
3.000 |
4,0% |
30 |
FIAT 500 |
2.932 |
0,9% |
3.211 |
-8,7% |
31 |
VW CADDY |
2.880 |
0,9% |
2.670 |
7,9% |
32 |
MITSUBISHI MIRAGE |
2.772 |
0,8% |
- |
- |
33 |
HYUNDAI I30 |
2.679 |
0,8% |
2.783 |
-3,7% |
34 |
MERCEDES CLASSE A |
2.588 |
0,8% |
3.598 |
-28,1% |
35 |
RENAULT TWINGO |
2.489 |
0,8% |
- |
- |
36 |
HYUNDAI I10 |
2.452 |
0,7% |
2.243 |
9,3% |
37 |
RENAULT CLIO |
2.439 |
0,7% |
2.170 |
12,4% |
38 |
MERCEDES CLASSE B |
2.362 |
0,7% |
3.357 |
-29,6% |
39 |
RENAULT CAPTUR |
2.336 |
0,7% |
2.458 |
-5,0% |
40 |
SMART FORTWO |
2.300 |
0,7% |
2.337 |
-1,6% |
41 |
MERCEDES CLASSE V |
2.287 |
0,7% |
- |
- |
42 |
HYUNDAI I20 |
2.249 |
0,7% |
- |
- |
43 |
AUDI A5 |
2.215 |
0,7% |
- |
- |
44 |
OPEL INSIGNIA |
2.147 |
0,7% |
- |
- |
45 |
OPEL ADAM |
2.099 |
0,6% |
2.576 |
-18,5% |
46 |
SKODA SUPERB |
2.089 |
0,6% |
2.882 |
-27,5% |
47 |
MERCEDES CLA |
2.068 |
0,6% |
- |
- |
48 |
AUDI A1 |
2.059 |
0,6% |
- |
- |
49 |
VW BEETLE |
2.059 |
0,6% |
2.032 |
1,3% |
50 |
SKODA RAPID |
2.034 |
0,6% |
2.013 |
1,0% |
POS. |
MARCA |
JUN.17 |
% MERCADO |
JUN.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW |
60.555 |
18,5% |
63.722 |
-5,0% |
2 |
MERCEDES-BENZ |
31.394 |
9,6% |
31.776 |
-1,2% |
3 |
AUDI |
25.153 |
7,7% |
27.765 |
-9,4% |
4 |
OPEL |
23.283 |
7,1% |
25.677 |
-9,3% |
5 |
BMW |
22.713 |
6,9% |
27.627 |
-17,8% |
6 |
FORD |
22.398 |
6,8% |
24.688 |
-9,3% |
7 |
SKODA |
19.515 |
6,0% |
20.106 |
-2,9% |
8 |
RENAULT |
15.679 |
4,8% |
12.893 |
21,6% |
9 |
SEAT |
11.608 |
3,5% |
9.765 |
18,9% |
10 |
HYUNDAI |
10.509 |
3,2% |
11.395 |
-7,8% |
11 |
FIAT |
9.108 |
2,8% |
8.435 |
8,0% |
12 |
TOYOTA |
7.405 |
2,3% |
6.028 |
22,8% |
13 |
PEUGEOT |
6.618 |
2,0% |
5.811 |
13,9% |
14 |
MAZDA |
6.428 |
2,0% |
6.876 |
-6,5% |
15 |
KIA |
5.777 |
1,8% |
6.033 |
-4,2% |
16 |
CITROËN |
5.448 |
1,7% |
5.417 |
0,6% |
17 |
NISSAN |
5.386 |
1,6% |
6.427 |
-16,2% |
18 |
DACIA |
5.355 |
1,6% |
5.475 |
-2,2% |
19 |
MITSUBISHI |
5.086 |
1,6% |
3.843 |
32,3% |
20 |
MINI |
4.754 |
1,5% |
5.132 |
-7,4% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
Total |
327.693 |
... |
339.563 |
-3,5% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos