Trabalhar na Ferrari deveria ser o trabalho dos sonhos da maioria dos apaixonados por carros, mas como é o caso na maioria das profissões idealizadas, há pontos fracos. O maior deles seria que, como um funcionário da fabricante italiana de supercarros, você não pode ser dono de uma Ferrari. Não de uma completamente nova, pelo menos, de acordo com o chefe comercial e de marketing da Ferrari, Enrico Galliera.
Enquanto fabricantes de modelos de alto volume dão descontos a seus funcionários para a compra de um veículo de suas marcas, a escolha da Ferrari, de acordo com Galliera, se dá exatamente por questões de produção. Quando os funcionários fabricam uma quantidade limitada de carros, algo que o executivo já mencionou ao falar sobre as vendas do LaFerrari Aperta, a empresa considera seus clientes como prioridade.
Neste caso, “clientes em primeiro lugar” é um termo válido tanto para os modelos de produção limitada quanto os que são fabricados por um período de tempo. Na maioria dos casos, a Ferrari tem mais consumidores pagantes do que a quantidade de carros disponíveis, então a montadora deixa seus funcionários fora da equação. Mesmo nos casos em que a demanda não é maior do que a oferta, a Ferrari não quer correr o risco de que um pedido feito por um empregado atrase a entrega de um modelo por encomenda. A marca, pelo visto, está muito empenhada em manter sua base de clientes feliz.
No entanto, isso cria uma espécie de dilema. Não é possível para os funcionários da Ferrari também serem clientes? Não temos uma resposta para essa questão, além de que os únicos “empregados” da Ferrari que podem comprar um lançamento da marca são os pilotos da equipe da Fórmula 1, e suspeitamos que seja um acordo que faça parte do contrato.
Isso não quer dizer que funcionários da Ferrari não possam ter uma macchina da montadora. Eles só terão que recorrer ao mercado de usados, onde é mais garantido que irão encontrar várias opções. Se serve de consolo, Galliera também é a pessoa que escolhe os clientes da Ferrari que podem encomendar edições especiais dos esportivos. Em outras palavras, de empregados a possíveis clientes, a Ferrari é muito seletiva com quem compra seus carros.
Fotos: divulgação
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