Chevrolet Sonic, Impala e Volt podem sair de linha até 2020
Cadillacs CT6 e XTS, além do Buick LaCrosse, também podem ser descontinuados
Amargando quedas sucessivas nas vendas de automóveis de passeio na América do Norte, a General Motors deve promover no prazo máximo de 3 anos um considerável enxugamento de portfólio. Conforme relata a agência de notícias Reuters, fontes ligadas ao grupo garantem que pelo menos 6 veículos estão "sob revisão" e correm o risco de sair de linha até 2020. São eles: Chevrolet Sonic, Chevrolet Impala, Chevrolet Volt, Buick LaCrosse, Cadillac CT6 e Cadillac XTS.
Só no primeiro semestre, as vendas de automóveis da GM caíram 19%, sendo junho o pior mês, com recuo de consideráveis 36%. Por outro lado, a demanda por picapes, SUVs e crossovers só aumenta - configurando um indicativo claro desta forte mudança de preferência do mercado. Na visão de alguns analistas, a empresa corre até mesmo o risco de fechar algumas fábricas caso a procura por carros de passeio continue caindo.
A mais vulnerável atualmente é a planta de Hamtramck, sediada em Detroit e responsável pela produção dos modelos Buick LaCrosse, Chevrolet Impala, Cadillac CT6 e Chevrolet Volt. As instalações estão ociosas por conta da baixa demanda e só no primeiro semestre o movimento nas linhas de montagem caiu cerca de 32%. Apenas 35 mil veículos foram produzidos no período, enquanto fábricas produtoras de SUVs e picapes entregam facilmente entre 200 mil e 300 mil unidades a cada ano.
Vice-presidente da empresa AutoForecast, Sam Fiorani enxerga o cenário como preocupante. "A GM tem duas opções: criar novos produtos inovadores para substituir seus sedãs ou começar a fechar plantas", disse.
Fotos: divulgação
Galeria: Chevrolet Sonic 2017
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Chevrolet Equinox sobe de preço apenas um mês após chegar ao Brasil
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Chevrolet Cruze sai de linha e tem adeus com título da Stock Car
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Chevrolet Tracker e Montana ficam mais potentes na linha 2025