Ford registra patente de sistema de injeção direta de água
Tecnologia pode ser usada em motores EcoBoost para aumentar eficiência e reduzir emissões
Sediada na região administrativa de Colônia, na Alemanha, a divisão europeia da Ford registrou nesta semana a patente de um inovador sistema de injeção direta de água. Apesar de não ser inédita (seu uso é conhecido desde os aviões de combate da Segunda Guerra Mundial), a tecnologia passou por aperfeiçoamentos e surge agora como trunfo técnico com potencial para gerar ganhos em eficiência e redução nos índices de emissões. Motores sobrealimentados seriam os principais beneficiados.
O dispositivo desenvolvido pela Ford é caracterizado pela injeção de água, em alta pressão, diretamente na câmara de combustão. Normalmente, água pressurizada seria injetada no coletor de admissão e a temperatura, então, seria reduzida para evitar a detonação. Graças a um novo tipo injetor, a injeção de combustível poderia ser feita ao mesmo tempo, de modo a criar uma espécie de capa de água em volta do jato de gasolina - sendo a ECU encarregada de gerenciar todo o processo.
Na prática, este sistema permite maior controle sobre a pré-detonação, com consequente redução da dependência do sistema de recirculação de gases de escape (EGR). Os resultados viriam na liberação de maior fluxo de gases para o turbocompressor, com aumento de performance. Dessa forma, em situações que exigem esforço extra do motor, o consumo de combustível não seria tão fortemente afetado.
Os propulsores da família EcoBoost seriam os principais beneficiados, incluindo desde o pequeno 1.0 usado no Fiesta, até o 3.5 biturbo da F-150 Raptor.
Fotos: divulgação
Galeria: Teste CARPLACE: Fiesta EcoBoost e up! TSI, os 1.0 turbo vieram para ficar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford Everest é lançado na Argentina com motor de 300 cv do Mustang
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Ford Fiesta lidera vendas de carros usados isentos de IPVA em 2025
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Mustang Mach-E vendeu mais o que Mustang a gasolina em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Os SUVs mais rápidos do mundo em 2025