Conhecido sempre pelas declarações ambiciosas e previsões inusitadas sobre o futuro da indústria, Elon Musk novamente surpreendeu durante entrevista concedida nesta semana ao site Inverse. Em evento realizado nos Estados Unidos com a presença de mais de 30 governadores, o visionário sul-africano disse que, em aproximadamente 20 anos, possuir um carro sem tecnologias de condução autônoma será equivalente a ter um cavalo em casa!
"Se você me der um prazo de 20 anos, posse te dizer: esmagadoramente todos os meios de transporte serão elétricos ou autônomos", disse o executivo. "Totalmente autônomos. Não haverá volante. Vinte anos? Será como ter um cavalo. As pessoas têm cavalos, o que é legal. Donos de carros não-autônomos serão como donos de cavalos. Seria incomum usar um animal como meio de transporte", ironizou.
Levando em consideração os caminhos que a indústria tem tomado, não é arriscado dizer que Musk acertará suas previsões. Praticamente todas as grandes montadoras da atualidade possuem programas de eletrificação. Além do mais, sistemas autônomos de condução têm virado regra em lançamentos recentes, especialmente em modelos de luxo. Seria o fim do conceito de "motorista" que conhecemos hoje?
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Por que a Tesla está perdendo terreno na Europa e nos EUA
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Mais vendidos na Europa em março: Tesla Model Y supera Golf e Sandero
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Argentina oferece imposto zero para fábrica da Tesla