A Mercedes-Benz finalmente entrou no segmento de picapes médias, como vinha prometendo há alguns anos. E escolheu a Cidade do Cabo, na África do Sul, para revelar ao mundo seu primeiro produto do tipo, a Classe X. Baseada na Nissan Frontier, ela será fabricada a partir de 2018 na Argentina, na fábrica de Santa Isabel, mas começa a ser vendida na Europa muito antes, a partir de novembro de 2017.
A Mercedes-Benz Classe X tem 5,34 m de comprimento, 1,92 m de largura, 1,82 m de altura e um entre-eixos de 3,15 m. A capacidade de carga é de 1.042 kg, com uma caçamba de 1,59 m de comprimento, 1,56 m de largura e 0,47 m de altura. A capacidade de reboque vai de 1.650 kg a 3.500 kg.
Como havíamos adiantado, o motor 2.3 turbodiesel da Nissan Frontier realmente estará sob o capô, com os mesmos 190 cv, mas também com uma versão mais mansa, com apenas um turbocompressor, de 163 cv, na versão X 220 d. A picape também terá um motor de 4 cilindros a gasolina, de cilindrada não divulgada, a X 200, com 165 cv. Tanto o Diesel quanto o Otto terão transmissão manual de 6 marchas ou uma automática de 7. Como a Nissan.
Em meados de 2018 começará a ser vendida a X 350 d, com motor V6 turbodiesel de 258 cv e 56,1 kgfm e transmissão automática de 7 marchas 7G-TRONIC PLUS. Esta pode ser considerada a verdadeira picape Mercedes-Benz, com o hardware certo. Com ele, a Classe X ganhará o sistema Dynamic Select, que permite optar entre cinco modos de condução: Comfort, Eco, Sport, Manual e Offroad. Inédito no segmento de picapes, ele age sobre o funcionamento do motor, as rotações de mudanças de marcha na transmissão automática e sobre o sistema Start/Stop ECO.
A Classe X será vendida em 3 acabamentos: Pure, Progressive e Power. O Pure, mais simples, vem com rodas de aço de aro 17”, ar-condicionado, interior preto, sistema de som Audio 20 USB com alto-falantes de duas vias na frente e atrás e faróis halógenos. Com o pacote Pack Plus, a picape vem com Parktronic, um sistema de auxílio ao estacionamento. A versão diesel pode ter transmissão automática de 7 marchas e o sistema de tração nas quatro rodas 4MATIC.
O acabamento Progressive vem com rodas de liga leve de aro 17”, retrovisores externos elétricos, bússola no retrovisor interno, 8 alto-falantes, volante, pomo do câmbio e freio de mão revestidos de couro, soleiras e saídas de ventilação de alumínio e para-choques pintados na cor da carroceria. Pode parecer que este deveria ser o padrão Mercedes-Benz, mas vale lembrar que a picape é mais um veículo comercial do que propriamente um modelo de luxo. E a marca alemã costuma ser bastante competitiva entre os modelos deste segmento.
Por fim, o acabamento Power vem com ar-condicionado digital, rodas de aro 18” de liga leve, retrovisor interno eletrocrômico, sistema sem chave de partida e abertura Keyless Go, retrovisores externos com rebatimento elétrico, regulagem elétrica dos bancos dianteiros e faróis de LED. Com a compra do Pack Style, a picape vem com rodas de liga leve de aro 19”.
Fotos: divulgação
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