O gigantesco mercado norte-americano encerrou os primeiros seis meses de 2017 em baixa. As vendas de veículos novos atingiram 8.451.196 unidades no período, o que representou uma retração de 2,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Um modelo, no entanto, não teve do que reclamar.
Preferida dos consumidores locais há muitos anos, a Série F de picapes da Ford emplacou nada menos do que 429.860 unidades, o que representou uma média mensal superior a 71,6 mil unidades. Para se ter uma ideia do gigantismo deste número, o Chevrolet Onix (83.236), nosso best-seller, vendeu cinco vezes menos.
Comprovando a preferência dos norte-americanos pelas picapes, a Chevrolet Silverado (262.940) e a Ram Pick-up (250.443) completaram o pódio, com a última reduzindo para cerca de 12 mil unidades uma desvantagem superior a 40 mil no mesmo período de 2016.
Como a onda dos SUVs/crossovers é global, três representantes do segmento responsável por quase 40% das vendas totais no país foram os automóveis preferidos. Destaque do período, o Nissan Rogue (192.252), em alta de quase 40%, foi o automóvel mais vendido pela primeira vez.
Separados por menos de três mil unidades, e ambos com crescimentos na casa dos dois dígitos, Honda CR-V (187.256) e Toyota RAV4 (184.766) vieram em seguida, deixando para trás o Toyota Camry (176.897), líder no ano passado. Numa briga que se repete no Brasil, o Civic levou a melhor sobre o Corolla na disputa pela sétima posição, com uma diferença superior a dez mil unidades (175.763 x 165.596), ambos em baixa superior a 7%.
Com chegada prevista ao mercado brasileiro para outubro, o Chevrolet Equinox superou as 130 mil unidades (133.454) e assegurou a 14ª posição geral, vendendo quase 30 mil unidades a mais do que o Cruze (105.188), que figurou na 18ª posição graças a um avanço superior a 21%.
Com 58.746 unidades, o Kia Forte – o nosso Cerato – por pouco não assumiu a posição de campeão de vendas da marca sul-coreana pela primeira vez. Em alta de pouco mais de 11%, o modelo vendeu mais do que o VW Jetta (55.495), que perdeu quase 5% dos compradores.
Por montadoras, Ford e Toyota foram as únicas a superarem a barreira de um milhão de unidades, com a primeira emplacando mais de 210 mil unidades de vantagem (1.238.060 x 1.020.551). Oitava, a Subaru (304.810) foi quem mais avançou. Na briga do mercado premium, diferença confortável a favor da Mercedes (177.760) sobre a BMW (149.086).
POS. |
MODELO |
1º SEM. 17 |
% MERCADO |
1º SEM. 16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
FORD F-SERIES |
429.860 |
5,1% |
395.244 |
8,8% |
2 |
CHEVROLET SILVERADO |
262.940 |
3,1% |
273.652 |
-3,9% |
3 |
RAM PICK-UP |
250.443 |
3,0% |
230.257 |
8,8% |
4 |
NISSAN ROGUE |
192.252 |
2,3% |
140.738 |
36,6% |
5 |
HONDA CR-V |
187.256 |
2,2% |
159.075 |
17,7% |
6 |
TOYOTA RAV4 |
184.766 |
2,2% |
165.900 |
11,4% |
7 |
TOYOTA CAMRY |
176.897 |
2,1% |
199.760 |
-11,4% |
8 |
HONDA CIVIC |
175.763 |
2,1% |
189.840 |
-7,4% |
9 |
TOYOTA COROLLA |
165.596 |
2,0% |
182.193 |
-9,1% |
10 |
HONDA ACCORD |
160.091 |
1,9% |
169.354 |
-5,5% |
11 |
FORD ESCAPE |
156.956 |
1,9% |
155.378 |
1,0% |
12 |
NISSAN ALTIMA |
146.284 |
1,7% |
172.695 |
-15,3% |
13 |
FORD EXPLORER |
135.551 |
1,6% |
129.107 |
5,0% |
14 |
CHEVROLET EQUINOX |
133.454 |
1,6% |
121.320 |
10,0% |
15 |
JEEP GRAND CHEROKEE |
116.379 |
1,4% |
100.441 |
15,9% |
16 |
NISSAN SENTRA |
112.574 |
1,3% |
123.014 |
-8,5% |
17 |
FORD FUSION |
107.225 |
1,3% |
146.833 |
-27,0% |
18 |
CHEVROLET CRUZE |
105.188 |
1,2% |
86.731 |
21,3% |
19 |
HYUNDAI ELANTRA |
100.252 |
1,2% |
96.306 |
4,1% |
20 |
TOYOTA HIGHLANDER |
99.975 |
1,2% |
81.929 |
22,0% |
21 |
GMC SIERRA |
99.153 |
1,2% |
106.466 |
-6,9% |
22 |
JEEP WRANGLER |
98.922 |
1,2% |
100.380 |
-1,5% |
23 |
TOYOTA TACOMA |
94.596 |
1,1% |
95.035 |
-0,5% |
24 |
SUBARU FORESTER |
87.957 |
1,0% |
80.255 |
9,6% |
25 |
SUBARU OUTBACK |
86.253 |
1,0% |
77.386 |
11,5% |
26 |
CHEVROLET MALIBU |
83.899 |
1,0% |
120.325 |
-30,3% |
27 |
FORD FOCUS |
82.721 |
1,0% |
103.144 |
-19,8% |
28 |
JEEP CHEROKEE |
81.368 |
1,0% |
100.853 |
-19,3% |
29 |
DODGE GRAND CARAVAN |
79.867 |
0,9% |
72.502 |
10,2% |
30 |
HYUNDAI SONATA |
76.315 |
0,9% |
104.401 |
-26,9% |
31 |
FORD EDGE |
71.257 |
0,8% |
71.038 |
0,3% |
32 |
FORD TRANSIT |
66.410 |
0,8% |
78.480 |
-15,4% |
33 |
TOYOTA 4RUNNER |
63.521 |
0,8% |
54.468 |
16,6% |
34 |
JEEP PATRIOT |
60.849 |
0,7% |
60.671 |
0,3% |
35 |
HYUNDAI SANTA FE |
60.012 |
0,7% |
57.444 |
4,5% |
36 |
KIA OPTIMA |
59.717 |
0,7% |
61.067 |
-2,2% |
37 |
CHRYSLER PACIFICA |
59.598 |
0,7% |
10.449 |
470,4% |
38 |
SUBARU IMPREZA |
59.211 |
0,7% |
45.771 |
29,4% |
39 |
KIA FORTE |
58.746 |
0,7% |
52.742 |
11,4% |
40 |
MAZDA CX-5 |
57.077 |
0,7% |
51.611 |
10,6% |
41 |
CHEVROLET TRAVERSE |
56.958 |
0,7% |
54.632 |
4,3% |
42 |
DODGE JOURNEY |
56.877 |
0,7% |
45.046 |
26,3% |
43 |
NISSAN VERSA |
56.558 |
0,7% |
72.461 |
-21,9% |
44 |
TOYOTA SIENNA |
56.158 |
0,7% |
68.225 |
-17,7% |
45 |
GMC ACADIA |
55.995 |
0,7% |
38.182 |
46,7% |
46 |
VW JETTA |
55.495 |
0,7% |
58.280 |
-4,8% |
47 |
TOYOTA PRIUS |
55.100 |
0,7% |
67.405 |
-18,3% |
48 |
HONDA PILOT |
54.355 |
0,6% |
62.174 |
-12,6% |
49 |
TOYOTA TUNDRA |
53.652 |
0,6% |
54.966 |
-2,4% |
50 |
KIA SOUL |
53.116 |
0,6% |
70.528 |
-24,7% |
POS. |
MARCA |
1º SEM. 17 |
% MERCADO |
1º SEM. 16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
FORD |
1.238.060 |
14,6% |
1.291.873 |
-4,2% |
2 |
TOYOTA |
1.020.551 |
12,1% |
1.008.516 |
1,2% |
3 |
CHEVROLET |
968.878 |
11,5% |
1.006.890 |
-3,8% |
4 |
NISSAN |
740.545 |
8,8% |
733.136 |
1,0% |
5 |
HONDA |
718.015 |
8,5% |
713.361 |
0,7% |
6 |
JEEP |
406.291 |
4,8% |
467.169 |
-13,0% |
7 |
HYUNDAI |
336.437 |
4,0% |
374.060 |
-10,1% |
8 |
SUBARU |
304.810 |
3,6% |
279.458 |
9,1% |
9 |
KIA |
295.736 |
3,5% |
328.327 |
-9,9% |
10 |
RAM |
279.595 |
3,3% |
255.505 |
9,4% |
11 |
GMC |
263.175 |
3,1% |
254.587 |
3,4% |
12 |
DODGE |
260.890 |
3,1% |
267.676 |
-2,5% |
13 |
MERCEDES-BENZ |
177.760 |
2,1% |
178.539 |
-0,4% |
14 |
VOLKSWAGEN |
161.241 |
1,9% |
149.015 |
8,2% |
15 |
BMW |
149.086 |
1,8% |
153.436 |
-2,8% |
16 |
MAZDA |
141.624 |
1,7% |
145.404 |
-2,6% |
17 |
LEXUS |
133.757 |
1,6% |
151.564 |
-11,7% |
18 |
BUICK |
110.316 |
1,3% |
104.207 |
5,9% |
19 |
AUDI |
102.971 |
1,2% |
96.934 |
6,2% |
20 |
CHRYSLER |
102.095 |
1,2% |
131.361 |
-22,3% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
Total |
8.451.196 |
... |
8.632.334 |
-2,1% |
O Toyota RAV4, com 34.120 unidades, foi o automóvel preferido dos consumidores dos EUA no mês passado, mas com vantagem reduzida sobre o Nissan Rogue (32.553). Nas três primeiras posições, nenhuma surpresa: Ford F-Series (77.895), Chevrolet Silverado (50.515) e Ram Pick-up (43.073), todas com resultados melhores do que os de 2016.
O destaque do top 10 foi a presença do Chevrolet Equinox (29.182), em alta de quase 50%. O modelo vendeu mais do que o Honda CR-V (28.342). Bom desempenho também do Sentra (22.534), que garantiu o 15º lugar com um crescimento de quase 9% - rivais do Nissan, Toyota Corolla (31.051) e Honda Civic (30.909) perderam espaço.
No top 20, o Fusion teve um mês sem motivos para comemorações: com 18.139 unidades, o sedã grande preferido dos brasileiros perdeu quase 32% de seus compradores nos últimos doze meses. Em baixa no Brasil, o Jeep Renegade (9.180) assegurou presença na 50ª posição.
Com 1.470.311 veículos novos comercializados, o mercado experimentou uma retração de 2,8% sobre 2016. A Ford, com 217.891 unidades, se manteve bem à frente das rivais – Subaru (52.057), Ram (48.645) e Volkswagen (27.377), no entanto, foram as únicas a crescerem na casa dos dois dígitos.
POS. |
MODELO |
JUN.17 |
% MERCADO |
JUN.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
FORD F-SERIES |
77.895 |
5,3% |
70.937 |
9,8% |
2 |
CHEVROLET SILVERADO |
50.515 |
3,4% |
49.662 |
1,7% |
3 |
RAM PICK-UP |
43.073 |
2,9% |
41.089 |
4,8% |
4 |
TOYOTA RAV4 |
34.120 |
2,3% |
27.365 |
24,7% |
5 |
NISSAN ROGUE |
32.553 |
2,2% |
27.428 |
18,7% |
6 |
TOYOTA COROLLA |
31.051 |
2,1% |
32.520 |
-4,5% |
7 |
HONDA CIVIC |
30.909 |
2,1% |
31.810 |
-2,8% |
8 |
HONDA ACCORD |
29.791 |
2,0% |
28.806 |
3,4% |
9 |
TOYOTA CAMRY |
29.463 |
2,0% |
32.561 |
-9,5% |
10 |
CHEVROLET EQUINOX |
29.182 |
2,0% |
19.582 |
49,0% |
11 |
HONDA CR-V |
28.342 |
1,9% |
29.615 |
-4,3% |
12 |
NISSAN ALTIMA |
28.042 |
1,9% |
30.475 |
-8,0% |
13 |
FORD ESCAPE |
27.151 |
1,8% |
29.003 |
-6,4% |
14 |
FORD EXPLORER |
24.285 |
1,7% |
20.356 |
19,3% |
15 |
NISSAN SENTRA |
22.534 |
1,5% |
20.721 |
8,7% |
16 |
JEEP GRAND CHEROKEE |
20.176 |
1,4% |
16.724 |
20,6% |
17 |
JEEP WRANGLER |
18.839 |
1,3% |
20.092 |
-6,2% |
18 |
FORD FUSION |
18.139 |
1,2% |
26.520 |
-31,6% |
19 |
TOYOTA HIGHLANDER |
17.237 |
1,2% |
13.436 |
28,3% |
20 |
TOYOTA TACOMA |
16.443 |
1,1% |
15.809 |
4,0% |
21 |
FORD FOCUS |
15.575 |
1,1% |
19.491 |
-20,1% |
22 |
GMC SIERRA |
15.473 |
1,1% |
17.162 |
-9,8% |
23 |
SUBARU FORESTER |
15.440 |
1,1% |
12.029 |
28,4% |
24 |
SUBARU OUTBACK |
14.019 |
1,0% |
13.417 |
4,5% |
25 |
FORD EDGE |
13.411 |
0,9% |
11.177 |
20,0% |
26 |
HYUNDAI ELANTRA |
13.297 |
0,9% |
22.414 |
-40,7% |
27 |
DODGE GRAND CARAVAN |
13.210 |
0,9% |
14.881 |
-11,2% |
28 |
CHEVROLET CRUZE |
12.828 |
0,9% |
18.666 |
-31,3% |
29 |
HYUNDAI SANTA FE |
12.586 |
0,9% |
18.337 |
-31,4% |
30 |
CHRYSLER PACIFICA |
12.399 |
0,8% |
7.801 |
58,9% |
31 |
JEEP CHEROKEE |
11.895 |
0,8% |
16.392 |
-27,4% |
32 |
KIA FORTE |
11.387 |
0,8% |
9.170 |
24,2% |
33 |
KIA OPTIMA |
11.252 |
0,8% |
9.180 |
22,6% |
34 |
HONDA ODISSEY |
11.146 |
0,8% |
11.963 |
-6,8% |
35 |
FORD TRANSIT |
10.826 |
0,7% |
14.437 |
-25,0% |
36 |
CHEVROLET MALIBU |
10.812 |
0,7% |
16.138 |
-33,0% |
37 |
CHEVROLET TRAVERSE |
10.780 |
0,7% |
8.297 |
29,9% |
38 |
SUBARU IMPREZA |
10.513 |
0,7% |
8.214 |
28,0% |
39 |
TOYOTA 4RUNNER |
10.423 |
0,7% |
8.410 |
23,9% |
40 |
HYUNDAI TUCSON |
10.000 |
0,7% |
7.193 |
39,0% |
41 |
VW JETTA |
9.999 |
0,7% |
8.616 |
16,1% |
42 |
TOYOTA TUNDRA |
9.843 |
0,7% |
9.433 |
4,3% |
43 |
KIA SORENTO |
9.751 |
0,7% |
12.118 |
-19,5% |
44 |
CHEVROLET COLORADO |
9.631 |
0,7% |
9.049 |
6,4% |
45 |
MAZDA CX-5 |
9.550 |
0,6% |
9.227 |
3,5% |
46 |
HYUNDAI SONATA |
9.547 |
0,6% |
11.862 |
-19,5% |
47 |
KIA SOUL |
9.493 |
0,6% |
12.229 |
-22,4% |
48 |
TOYOTA SIENNA |
9.462 |
0,6% |
11.416 |
-17,1% |
49 |
HONDA PILOT |
9.409 |
0,6% |
10.830 |
-13,1% |
50 |
JEEP RENEGADE |
9.180 |
0,6% |
9.027 |
1,7% |
POS. |
MARCA |
JUN.17 |
% MERCADO |
JUN.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
FORD |
217.891 |
14,8% |
230.287 |
-5,4% |
2 |
TOYOTA |
177.981 |
12,1% |
172.478 |
3,2% |
3 |
CHEVROLET |
169.842 |
11,6% |
181.387 |
-6,4% |
4 |
NISSAN |
131.057 |
8,9% |
129.495 |
1,2% |
5 |
HONDA |
125.755 |
8,6% |
127.363 |
-1,3% |
6 |
JEEP |
73.153 |
5,0% |
83.691 |
-12,6% |
7 |
KIA |
56.143 |
3,8% |
62.572 |
-10,3% |
8 |
HYUNDAI |
52.894 |
3,6% |
67.511 |
-21,7% |
9 |
SUBARU |
52.057 |
3,5% |
46.598 |
11,7% |
10 |
RAM |
48.645 |
3,3% |
41.236 |
18,0% |
11 |
DODGE |
42.550 |
2,9% |
44.819 |
-5,1% |
12 |
GMC |
41.434 |
2,8% |
42.985 |
-3,6% |
13 |
MERCEDES-BENZ |
32.102 |
2,2% |
31.558 |
1,7% |
14 |
BMW |
28.962 |
2,0% |
28.855 |
0,4% |
15 |
VOLKSWAGEN |
27.377 |
1,9% |
23.809 |
15,0% |
16 |
LEXUS |
24.395 |
1,7% |
25.779 |
-5,4% |
17 |
MAZDA |
22.342 |
1,5% |
26.188 |
-14,7% |
18 |
CHRYSLER |
19.741 |
1,3% |
24.747 |
-20,2% |
19 |
AUDI |
19.416 |
1,3% |
18.445 |
5,3% |
20 |
BUICK |
19.299 |
1,3% |
16.575 |
16,4% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
Total |
1.470.311 |
... |
1.512.996 |
-2,8% |
Fontes: JATO Dynamics / Good Car Bad Car
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