O Yaris é esperado para o Brasil desde que a Toyota divulgou que teria um modelo de entrada, lugar hoje ocupado pelo Etios. Mas muitos indicativos levam a acreditar que o Yaris, finalmente, desembarcará por aqui em 2018 - já numa nova geração.
Segundo o site Autoo, as concessionárias da Toyota já estão sendo avisadas que a versão PCD do Corolla, a "GLi Tecido", só poderá ser encomendada até o fim deste ano. A partir de abril de 2018, esta versão não existirá mais no catálogo do sedã. O motivo seria a chegada do novo Yaris, que ocupará a lacuna entre Etios e Corolla e concorrerá com os novos Fiat Argo e Volkswagen Polo, este último com lançamento em novembro.
O fim do Corolla 1.8, mais barato, abre caminho para o Yaris, principalmente para a versão sedã, Vios, e diminui a demanda do motor 1.8, que deve ser usado na novidade. Vale lembrar que o Argo ainda receberá a sua variante sedã (X6S) e o Polo dará origem ao Virtus para brigar neste segmento, hoje quase dominado por Honda City e Chevrolet Cobalt.
O novo Yaris 2018 deverá ser o responsável pela estreia brasileira da plataforma TNGA (Toyota New Global Architeture), hoje usada no Prius, C-HR (também com indicativos de chegar ao Brasil) e Camry. Dentro da Toyota, segundo o site Auto Segredos, eles são chamados de projeto 230B (Vios) e 231B (Yaris) e serão feitos em Indaiatuba, atual planta apenas para o Corolla. Ela será atualizada para trabalhar com a TNGA.
Na parte mecânica, existem apostas de que será usado o motor 1.8 do Corolla, nacionalizado com o 2.0, e também o 1.5 do Etios, fabricado em Porto Feliz (SP), e já equipado com duplo comando de válvulas variável. A transmissão será manual de 6 marchas, como já existe no Etios, ou automática CVT.
Há também a possibilidade de a produção ser dividida com Sorocaba (SP), já que a planta do Etios e Etios Sedã tem capacidade de produzir 400 mil unidades até 2020.
Fonte: Autoo e Auto Segredos
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Projeto K9: o plano da Stellantis para fazer novos utilitários na Argentina
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Volkswagen cogita produção de modelo 'maior que Amarok' na Argentina
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Depois do Bigster, Dacia quer ampliar portfólio com possível rival do Golf