Infográficos criados para detalhar o desempenho comercial e o alcance das montadoras a nível global estão se tonando cada vez mais populares. No início desse ano, por exemplo, mostramos aqui um levantamento que revelava, minuciosamente, as marcas automotivas mais buscadas na internet de acordo com cada país. Agora, trazemos uma compilação semelhante, mas desta vez com dados de vendas relativos a 2016. Os créditos vão para os britânicos do Regtransfers.
Ao todo foram comercializados mundialmente 88,1 milhões de veículos, cifra que representa aumento de 4,8% na comparação com os dados do ano passado. A Volkswagen foi a marca mais vendida, ficando mais uma vez à frente da arquirrival Toyota. No infográfico, porém, a japonesa se destaca mais que a concorrente: aparece como líder de mercado em nada menos que 49 países, especialmente nações das Américas, África e Ásia.
Nota-se ainda o peso forte do fator patriotismo. A Ford, por exemplo, lidera nos Estados Unidos, enquanto a Volkswagen leva a melhor na Alemanha. Na mesma tendência, a Renault é a que mais vende na França, a Hyundai na Coreia do Sul, a Seat na Espanha, a Fiat na Itália, a Dacia na Romênia, a Wuling na China e a Toyota no Japão. No Brasil não há nenhuma grande marca nacional e a Chevrolet, em 2016, foi quem liderou todo o mercado.
Outros casos curiosos são a Lifan na Etiópia, a Mercedes no Turcomenistão e a Saipa no Irã.
Fotos: divulgação
Fonte: Regtransfers
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nove em cada 10 Ferrari produzidas ainda estão em uso
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
O Batmóvel de "O Cavaleiro das Trevas" custa US$ 3 milhões
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Carro da Xiaomi acaba de destruir um recorde da Porsche
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Fiat 500 completa 15 anos de lançamento no Brasil; relembre trajetória