Infográficos criados para detalhar o desempenho comercial e o alcance das montadoras a nível global estão se tonando cada vez mais populares. No início desse ano, por exemplo, mostramos aqui um levantamento que revelava, minuciosamente, as marcas automotivas mais buscadas na internet de acordo com cada país. Agora, trazemos uma compilação semelhante, mas desta vez com dados de vendas relativos a 2016. Os créditos vão para os britânicos do Regtransfers.
Ao todo foram comercializados mundialmente 88,1 milhões de veículos, cifra que representa aumento de 4,8% na comparação com os dados do ano passado. A Volkswagen foi a marca mais vendida, ficando mais uma vez à frente da arquirrival Toyota. No infográfico, porém, a japonesa se destaca mais que a concorrente: aparece como líder de mercado em nada menos que 49 países, especialmente nações das Américas, África e Ásia.
Nota-se ainda o peso forte do fator patriotismo. A Ford, por exemplo, lidera nos Estados Unidos, enquanto a Volkswagen leva a melhor na Alemanha. Na mesma tendência, a Renault é a que mais vende na França, a Hyundai na Coreia do Sul, a Seat na Espanha, a Fiat na Itália, a Dacia na Romênia, a Wuling na China e a Toyota no Japão. No Brasil não há nenhuma grande marca nacional e a Chevrolet, em 2016, foi quem liderou todo o mercado.
Outros casos curiosos são a Lifan na Etiópia, a Mercedes no Turcomenistão e a Saipa no Irã.
Fotos: divulgação
Fonte: Regtransfers
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Carros do G20: fomos a Copacabana analisar comitivas dos chefes de governo
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Bizarro: Chineses copiaram (mal) a Kombi com uma van híbrida plug-in
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Donald Trump e seus supercarros… que nunca mais poderá dirigir!
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
As limusines dos presidentes dos EUA, de Roosevelt a Trump