O mercado brasileiro encerrou o primeiro semestre com 991.475 automóveis e comerciais leves vendidos, um crescimento de 4,25% em relação ao mesmo período de 2016. Mas nem todo mundo aproveitou essa maré positiva. Quem foi bem e quem foi mal nos seis primeiros meses de 2017? Eis o panorama dos segmentos que apresentaremos agora.
De um total de vinte e quatro segmentos analisados, apenas nove apresentaram números melhores do que os do ano passado. O destaque coube aos chamados veículos verdes - que inclui modelos híbridos e elétricos -, cuja evolução chegou perto dos 270%. O grande responsável pelo número expressivo foi o novo Toyota Prius (850), com mais de 90% das vendas da categoria.
Os SUVs/crossovers foram alguns dos grandes artífices do crescimento do mercado no período. Das seis categorias, quatro apresentaram avanço. Graças essencialmente ao Jeep Compass (22.004), com mais de 60% das vendas, os modelos da Classe II incrementaram em quase 50% os números de 2016.
Responsáveis por quase 120 mil unidades, mais de 12% de tudo o que foi vendido no país até o último dia 30 de junho, os SUVs/crossovers compactos registraram alta de quase 25%, fruto da chegada de novos modelos como o Hyunda Creta (17.323), o Honda WR-V (5.983) e o Renault Captur (4.354), além da consolidação do Nissan Kicks (12.766), lançado do 2º semestre de 2016.
Entre os modelos maiores, sozinho o Toyota Hilux SW4 (6.270) conquistou quase 65% de participação, mas foi o Chevrolet Trailblazer, cujas vendas praticamente triplicaram no período (de 495 para 1.474 unidades), a locomotiva para uma alta de quase 17%.
As vendas de picapes médias/grandes cresceram 13,3%, com a líder Fiat Toro (24.687) respondendo por quase 1/3 das 78.566 unidades. Já os SUVs/crossovers premium da classe I, com 8.088 emplacamentos, avançaram mais de 11%, capitaneados pelo Audi Q3 (2.198), pelo Mercedes GLA (1.994) e pelo BMW X1 (1.616), todos com altas acima dos 19%.
Mas ninguém contribuiu tanto para o avanço do mercado quanto os modelos de entrada. Com 385.028 unidades, aproximadamente 40% das 991.475 unidades, o crescimento foi de 8,5%. Somente o líder Chevrolet Onix (83.241) teve alta superior a 21% - menos, no entanto, do que os quase 50% do Renault Sandero (38.817) e do que os mais de 300% do Fiat Mobi (25.618).
As novas gerações do Honda Civic (14.697) e do Chevrolet Cruze (8.791), este último com alta de mais de 130%, ajudaram os sedãs médios a avançarem 4,5%, mesmo com a queda do líder Toyota Corolla (29.190, -8,5%), dono de quase 45% das vendas. Já o Ford Fusion reestilizado (2.024), com mais de 85% de participação de mercado, foi o principal responsável por manter as vendas de sedãs grandes na parte de cima da tabela.
POS. |
SEGMENTO |
1º SEM. 17 |
1º SEM. 16 |
EVOLUÇÃO 2017 / 2016 |
LÍDER |
QTDE. 1º SEM. 17 |
% TOTAL |
1º |
VERDES |
941 |
255 |
269,02% |
TOYOTA PRIUS |
850 |
90,33% |
2º |
SUVS/CROSSOVERS II |
35.951 |
24.136 |
48,95% |
JEEP COMPASS |
22.004 |
61,21% |
3º |
SUVS/CROSSOVERS I |
119.905 |
96.192 |
24,65% |
HONDA HR-V |
23.218 |
19,36% |
4º |
SUVS/CROSSOVERS III |
9.666 |
8.284 |
16,68% |
TOYOTA HILUX SW4 |
6.270 |
64,87% |
5º |
PICAPES MÉDIAS/GRANDES |
78.566 |
69.329 |
13,32% |
FIAT TORO |
24.687 |
31,42% |
6º |
SUVS/CROSSOVERS PREMIUM I |
8.088 |
7.281 |
11,08% |
AUDI Q3 |
2.198 |
27,18% |
7º |
VEÍCULOS DE ENTRADA |
385.028 |
354.929 |
8,48% |
CHEVROLET ONIX |
83.241 |
21,62% |
8º |
SEDÃS MÉDIOS |
65.687 |
62.855 |
4,51% |
TOYOTA COROLLA |
29.190 |
44,44% |
9º |
SEDÃS GRANDES |
2.369 |
2.313 |
2,42% |
FORD FUSION |
2.024 |
85,44% |
Nenhum segmento perdeu tanto espaço quanto o dos hatchbacks premium, com baixa de 55,35%. Apenas o líder Mercedes-Benz Classe A (283) registrou resultado positivo em relação a 2016 (+5,2%). As stations, uma das categorias com maior risco de extinção no país, ficaram próximas, com retração de 54% - somente a VW Spacefox perdeu mais de 80% de seus compradores.
Outrora vigoroso, o segmento de hatchbacks médios caiu mais de 35%. A queda só não foi maior porque o líder Chevrolet Cruze Sport6 (3.222) aumentou seus números em mais de 50% no período. Nem mesmo nas demais categorias premium, em que o efeito de crises econômicas costuma ser menos sensível, houve uma direção positiva: os hatchbacks classe I e os SUVs/crossovers classe III perderam aproximadamente 28% das vendas cada.
Segundo segmento mais importante do mercado brasileiro (12,6% de participação), os sedãs de entrada viram as vendas despencarem 10%, muito em razão das fortes retrações registradas pelo Hyundai HB20S (14.862, -35,3%) e pelo Fiat Siena (13.149, -29,8%).
Nem mesmo as picapes pequenas passaram imunes e apresentaram baixa de quase 5%. Aqui, no entanto, há uma única responsável: líder com quase 50% de participação, a Fiat Strada (24.027) sofreu uma retração de aproximadamente 17%, enquanto as demais adversárias demonstraram fôlego superior ao do ano passado.
POS. |
SEGMENTO |
1º SEM. 17 |
1º SEM. 16 |
EVOLUÇÃO 2017 / 2016 |
LÍDER |
QTDE. 1º SEM. 17 |
% TOTAL |
1º |
HATCHES PREMIUM II |
592 |
1.326 |
-55,35% |
MERCEDES CLASSE A |
283 |
47,80% |
2º |
STATIONS |
2.644 |
5.759 |
-54,09% |
FIAT WEEKEND |
1.926 |
72,84% |
3º |
HATCHES MÉDIOS |
8.463 |
13.060 |
-35,20% |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
3.222 |
38,07% |
4º |
HATCHES PREMIUM I |
850 |
1.182 |
-28,09% |
MINI COOPER |
684 |
80,47% |
5º |
SUVS/CROSSOVERS PREMIUM III |
1.469 |
2.029 |
-27,60% |
MERCEDES GLE |
270 |
18,38% |
6º |
MINIVANS |
387 |
498 |
-22,29% |
CITROËN C4 PICASSO |
192 |
49,61% |
7º |
SEDÃS MÉDIOS PREMIUM |
5.933 |
7.424 |
-20,08% |
MERCEDES CLASSE C |
1.899 |
32,01% |
8º |
HATCHES COMPACTOS |
33.020 |
39.055 |
-15,45% |
HONDA FIT |
12.703 |
38,47% |
9º |
SEDÃS DE ENTRADA |
124.807 |
138.676 |
-10,00% |
CHEVROLET PRISMA |
31.202 |
25,00% |
10º |
ESPORTIVOS |
814 |
897 |
-9,25% |
PORSCHE 911 |
97 |
11,92% |
11º |
MONOVOLUMES |
17.318 |
18.950 |
-8,61% |
CHEVROLET SPIN |
11.201 |
64,68% |
12º |
SEDÃS COMPACTOS |
20.041 |
20.530 |
-6,92% |
CHEVROLET COBALT |
11.487 |
57,32% |
13º |
SEDÃS GRANDES PREMIUM |
445 |
475 |
-6,32% |
MERCEDES CLASSE E |
176 |
39,55% |
14º |
SUVS/CROSSOVERS PREMIUM II |
2.985 |
3.186 |
-6,31% |
LAND ROVER DISCOVERY SPORT |
1.458 |
48,84% |
15º |
PICAPES PEQUENAS |
50.384 |
52.992 |
-4,92% |
FIAT STRADA |
24.027 |
47,69% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos