O mercado brasileiro encerrou o primeiro semestre com 991.475 automóveis e comerciais leves vendidos, um crescimento de 4,25% em relação ao mesmo período de 2016. Mas nem todo mundo aproveitou essa maré positiva. Quem foi bem e quem foi mal nos seis primeiros meses de 2017? Eis o panorama dos segmentos que apresentaremos agora.
De um total de vinte e quatro segmentos analisados, apenas nove apresentaram números melhores do que os do ano passado. O destaque coube aos chamados veículos verdes - que inclui modelos híbridos e elétricos -, cuja evolução chegou perto dos 270%. O grande responsável pelo número expressivo foi o novo Toyota Prius (850), com mais de 90% das vendas da categoria.
Os SUVs/crossovers foram alguns dos grandes artífices do crescimento do mercado no período. Das seis categorias, quatro apresentaram avanço. Graças essencialmente ao Jeep Compass (22.004), com mais de 60% das vendas, os modelos da Classe II incrementaram em quase 50% os números de 2016.
Responsáveis por quase 120 mil unidades, mais de 12% de tudo o que foi vendido no país até o último dia 30 de junho, os SUVs/crossovers compactos registraram alta de quase 25%, fruto da chegada de novos modelos como o Hyunda Creta (17.323), o Honda WR-V (5.983) e o Renault Captur (4.354), além da consolidação do Nissan Kicks (12.766), lançado do 2º semestre de 2016.
Entre os modelos maiores, sozinho o Toyota Hilux SW4 (6.270) conquistou quase 65% de participação, mas foi o Chevrolet Trailblazer, cujas vendas praticamente triplicaram no período (de 495 para 1.474 unidades), a locomotiva para uma alta de quase 17%.
As vendas de picapes médias/grandes cresceram 13,3%, com a líder Fiat Toro (24.687) respondendo por quase 1/3 das 78.566 unidades. Já os SUVs/crossovers premium da classe I, com 8.088 emplacamentos, avançaram mais de 11%, capitaneados pelo Audi Q3 (2.198), pelo Mercedes GLA (1.994) e pelo BMW X1 (1.616), todos com altas acima dos 19%.
Mas ninguém contribuiu tanto para o avanço do mercado quanto os modelos de entrada. Com 385.028 unidades, aproximadamente 40% das 991.475 unidades, o crescimento foi de 8,5%. Somente o líder Chevrolet Onix (83.241) teve alta superior a 21% - menos, no entanto, do que os quase 50% do Renault Sandero (38.817) e do que os mais de 300% do Fiat Mobi (25.618).
As novas gerações do Honda Civic (14.697) e do Chevrolet Cruze (8.791), este último com alta de mais de 130%, ajudaram os sedãs médios a avançarem 4,5%, mesmo com a queda do líder Toyota Corolla (29.190, -8,5%), dono de quase 45% das vendas. Já o Ford Fusion reestilizado (2.024), com mais de 85% de participação de mercado, foi o principal responsável por manter as vendas de sedãs grandes na parte de cima da tabela.
POS. |
SEGMENTO |
1º SEM. 17 |
1º SEM. 16 |
EVOLUÇÃO 2017 / 2016 |
LÍDER |
QTDE. 1º SEM. 17 |
% TOTAL |
1º |
VERDES |
941 |
255 |
269,02% |
TOYOTA PRIUS |
850 |
90,33% |
2º |
SUVS/CROSSOVERS II |
35.951 |
24.136 |
48,95% |
JEEP COMPASS |
22.004 |
61,21% |
3º |
SUVS/CROSSOVERS I |
119.905 |
96.192 |
24,65% |
HONDA HR-V |
23.218 |
19,36% |
4º |
SUVS/CROSSOVERS III |
9.666 |
8.284 |
16,68% |
TOYOTA HILUX SW4 |
6.270 |
64,87% |
5º |
PICAPES MÉDIAS/GRANDES |
78.566 |
69.329 |
13,32% |
FIAT TORO |
24.687 |
31,42% |
6º |
SUVS/CROSSOVERS PREMIUM I |
8.088 |
7.281 |
11,08% |
AUDI Q3 |
2.198 |
27,18% |
7º |
VEÍCULOS DE ENTRADA |
385.028 |
354.929 |
8,48% |
CHEVROLET ONIX |
83.241 |
21,62% |
8º |
SEDÃS MÉDIOS |
65.687 |
62.855 |
4,51% |
TOYOTA COROLLA |
29.190 |
44,44% |
9º |
SEDÃS GRANDES |
2.369 |
2.313 |
2,42% |
FORD FUSION |
2.024 |
85,44% |
Nenhum segmento perdeu tanto espaço quanto o dos hatchbacks premium, com baixa de 55,35%. Apenas o líder Mercedes-Benz Classe A (283) registrou resultado positivo em relação a 2016 (+5,2%). As stations, uma das categorias com maior risco de extinção no país, ficaram próximas, com retração de 54% - somente a VW Spacefox perdeu mais de 80% de seus compradores.
Outrora vigoroso, o segmento de hatchbacks médios caiu mais de 35%. A queda só não foi maior porque o líder Chevrolet Cruze Sport6 (3.222) aumentou seus números em mais de 50% no período. Nem mesmo nas demais categorias premium, em que o efeito de crises econômicas costuma ser menos sensível, houve uma direção positiva: os hatchbacks classe I e os SUVs/crossovers classe III perderam aproximadamente 28% das vendas cada.
Segundo segmento mais importante do mercado brasileiro (12,6% de participação), os sedãs de entrada viram as vendas despencarem 10%, muito em razão das fortes retrações registradas pelo Hyundai HB20S (14.862, -35,3%) e pelo Fiat Siena (13.149, -29,8%).
Nem mesmo as picapes pequenas passaram imunes e apresentaram baixa de quase 5%. Aqui, no entanto, há uma única responsável: líder com quase 50% de participação, a Fiat Strada (24.027) sofreu uma retração de aproximadamente 17%, enquanto as demais adversárias demonstraram fôlego superior ao do ano passado.
POS. |
SEGMENTO |
1º SEM. 17 |
1º SEM. 16 |
EVOLUÇÃO 2017 / 2016 |
LÍDER |
QTDE. 1º SEM. 17 |
% TOTAL |
1º |
HATCHES PREMIUM II |
592 |
1.326 |
-55,35% |
MERCEDES CLASSE A |
283 |
47,80% |
2º |
STATIONS |
2.644 |
5.759 |
-54,09% |
FIAT WEEKEND |
1.926 |
72,84% |
3º |
HATCHES MÉDIOS |
8.463 |
13.060 |
-35,20% |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
3.222 |
38,07% |
4º |
HATCHES PREMIUM I |
850 |
1.182 |
-28,09% |
MINI COOPER |
684 |
80,47% |
5º |
SUVS/CROSSOVERS PREMIUM III |
1.469 |
2.029 |
-27,60% |
MERCEDES GLE |
270 |
18,38% |
6º |
MINIVANS |
387 |
498 |
-22,29% |
CITROËN C4 PICASSO |
192 |
49,61% |
7º |
SEDÃS MÉDIOS PREMIUM |
5.933 |
7.424 |
-20,08% |
MERCEDES CLASSE C |
1.899 |
32,01% |
8º |
HATCHES COMPACTOS |
33.020 |
39.055 |
-15,45% |
HONDA FIT |
12.703 |
38,47% |
9º |
SEDÃS DE ENTRADA |
124.807 |
138.676 |
-10,00% |
CHEVROLET PRISMA |
31.202 |
25,00% |
10º |
ESPORTIVOS |
814 |
897 |
-9,25% |
PORSCHE 911 |
97 |
11,92% |
11º |
MONOVOLUMES |
17.318 |
18.950 |
-8,61% |
CHEVROLET SPIN |
11.201 |
64,68% |
12º |
SEDÃS COMPACTOS |
20.041 |
20.530 |
-6,92% |
CHEVROLET COBALT |
11.487 |
57,32% |
13º |
SEDÃS GRANDES PREMIUM |
445 |
475 |
-6,32% |
MERCEDES CLASSE E |
176 |
39,55% |
14º |
SUVS/CROSSOVERS PREMIUM II |
2.985 |
3.186 |
-6,31% |
LAND ROVER DISCOVERY SPORT |
1.458 |
48,84% |
15º |
PICAPES PEQUENAS |
50.384 |
52.992 |
-4,92% |
FIAT STRADA |
24.027 |
47,69% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela