Não pense que apenas mercados de alto poder aquisitivo e montadoras de perfil premium estão empenhadas no desenvolvimento de carros elétricos. Fabricantes generalistas também estão investindo pesado nesta tecnologia, dispostas a lançar novidades inclusive em países emergentes. Prova disso é o interesse da Renault no lançamento de uma inédita variante elétrica do compacto Kwid, a ser lançada no ano que vem com foco em mercados como China e Índia.
Conforme relata o jornal japonês Nikkei, a ideia do grupo Renault-Nissan é ter representatividade elétrica no segmento A, de modo a atingir, principalmente, moradores de grandes cidades como Xangai, Pequim e Nova Déli. A premissa é manter a proposta de baixo custo sob a qual o Kwid foi desenvolvido e chegar a um preço final razoável para os padrões locais. O projeto está sendo tocado em parceria com a Dongfeng, mas Nissan e Mitsubishi também terão versões próprias - dando à aliança uma escala muito maior.
A China, em particular, é o país que mais tem estimulado o desenvolvimento de elétricos, tanto por meio de incentivos ficais quanto pelas "cotas verdes" estabelecidas para quem produz localmente.
Fonte: Nikkei
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Em guerra de preços, Mobi e Kwid saem pelos mesmos R$ 63.990
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Após "cancelamento", Renault Kwid voltará à Argentina em 2025
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Renault Kwid encarece e Fiat Mobi volta a ser o carro mais barato do Brasil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Em promoção, Mobi e Kwid disputam posto de carro mais barato do Brasil