Parece que o consumidor brasileiro começou a perceber as vantagens de um carro híbrido. Um bom sinal é o Toyota Prius e seus números de vendas no primeiro semestre de 2017. No período, foram emplacadas 851 unidades, um crescimento de 300% em comparação com o mesmo período de 2016.
Parte deste aumento da participação veio com o lançamento da nova geração (a quarta no mundo) no Brasil, em junho do ano passado, com visual mais harmonioso que a anterior, nova plataforma e conjunto híbrido atualizado. Outras ações da Toyota colaboraram para isso, como a garantia do conjunto híbrido (motor, baterias e central de controle) por 8 anos.
O Prius chegou ao Brasil em 2013 e, até então, foram emplacadas 1.990 unidades, incluindo as diversas da geração anterior usadas como taxi em capitais do país. Hoje, ele usa a plataforma TNGA, que será usada no Corolla na próxima geração e é usada no C-HR, motor 1.8 de 98 cv e mais um elétrico alimentado por baterias, recarregadas pelo próprio motor a combustão. Custa R$ 126.600, e tem isenção de rodizio em São Paulo (SP) além de pagar 2% de IPVA no estado.
No segmento, ele concorre com nomes mais caros, como o Volvo XC90 T8 Hybrid, Porsche Cayenne Hybrid, Lexus CT200h e Ford Fusion Hybrid.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Prius cresce 138% e mostra força dos híbridos diante dos elétricos
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Novo Toyota Prius PHEV faz 200 km/l segundo teste oficial na Europa
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Nova geração do Toyota Prius é registrada no Brasil; será que vem?
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Novo Toyota Prius estreia versão híbrida HEV que faz até 32,6 km/litro