Enquanto no Brasil os carros híbridos e elétricos ainda são uma novidade e peças raras pelas ruas, a Europa quer dar mais um (largo) passo no caminho para diminuir ou acabar com os veículos a combustão. Desta vez, a França prometeu que irá acabar com as vendas de carros a gasolina ou diesel até 2040.
O comunicado é de Nicolas Hulot, ministro da ecologia da França. Com isso, ele quer dar incentivos ao uso e compra de modelos elétricos pelos próximos anos em busca de uma diminuição dos níveis de emissão de poluentes do país. Esta é apenas uma das 23 medidas que Hulot colocará em prática nos próximos cinco anos de mandato de Emmanuel Macron, recém-eleito presidente.
Uma das medidas para "ajudar" na missão é o incentivo a carros elétricos ou até mesmo a mais modelos modernos e menos poluentes. Donos de veículos diesel anteriores a 1997 e a gasolina anteriores a 2001 terão vantagens econômicas para fazer a troca, mas ainda não se falou em valores ou quais como esses incentivos financeiros funcionariam.
Paris já começou este processo. Uma lei proíbe a circulação de veículos com mais de 20 anos (separados por categorias) pelas ruas durante a semana e, até 2025, a meta é banir completamente os modelos diesel das ruas da cidade.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Eletroescola? Projeto de lei prevê aulas de direção com carros elétricos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Governo federal pode ser obrigado a abastecer carros oficiais com etanol
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
China quer instalar uma fábrica de automóveis na Argentina
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
EUA: plano do governo para barrar chinesas poderá afetar Ford e GM