Veja a lista dos carros mais vendidos do 1º semestre no Brasil
Onix segue absoluto e Sandero segue em alta. Enquanto SUVs da Honda e Jeep caem, Cruze Sedan reage
Se houve um “dono” do mercado no 1º semestre, este se chama Onix. Responsável por quase 10% de todos os automóveis vendidos entre janeiro e junho, o Chevrolet foi o preferido por 83.236 consumidores – 21,5% a mais do que em 2016 – e ampliou para mais de 30 mil unidades a vantagem em relação ao Hyundai HB20 (51.149), único entre os seis primeiros a perder espaço (-8,5%).
Com 44.650 unidades, o Ford Ka repetiu a terceira posição do mesmo período de 2016. A primeira novidade da lista veio em seguida: em alta de mais de 47%, o Renault Sandero (38.867) subiu seis posições e deixou para trás o VW Gol (36.209), campeão geral de vendas até 2013.
Aproveitando-se da retração do Toyota Corolla (29.188, -8,5%), o Chevrolet Prisma (31.202) assumiu a ponta entre os sedãs. 34º colocado nos seis primeiros meses do ano passado, o Fiat Mobi (25.618), 8º, se transformou no campeão da marca italiana no país.
O HR-V (23.218) manteve o posto de SUV/crossover nº 1, mas sem a folga do passado recente: em baixa de quase 25%, o Honda viu a perigosa aproximação do Jeep Compass (22.003), que ainda não era comercializado na atual geração há doze meses.
Em mau momento, o Jeep Renegade (17.792, -30,8%) caiu da 11ª para a 16ª posição e por muito pouco não foi ultrapassado pelo novato Hyundai Creta (17.323), 17º. Nenhum outro modelo, no entanto, foi tão mal quanto o Palio: com 13.802 emplacamentos – menos, por exemplo, do que o Honda Civic (14.696) -, o Fiat recuou da 5ª para a 22ª posição.
A nova geração do Chevrolet Cruze conquistou seu espaço e, com 8.791 emplacamentos (131% a mais do que em 2016), saltou doze posições. Mais recentes da lista, Honda WR-V (5.983) e Renault Captur (4.354) marcaram presença em 37º e 43º, respectivamente. 49º, o Audi Q3 (2.179) foi o único representante de uma marca premium entre os cinquenta primeiros.
Automóveis
POS. |
MODELO |
1º SEM. 2017 |
% TOTAL |
1º SEM. 2016 |
% VAR. 2017/2016 |
POS. 2016 |
VARIAÇÃO POSIÇÃO |
1º |
CHEVROLET ONIX |
83.236 |
9,82% |
68.535 |
21,45% |
1º |
= |
2º |
HYUNDAI HB20 |
51.149 |
6,03% |
55.922 |
-8,54% |
2º |
= |
3º |
FORD KA |
44.650 |
5,27% |
34.571 |
29,15% |
3º |
= |
4º |
RENAULT SANDERO |
38.867 |
4,58% |
26.415 |
47,14% |
10º |
+6 |
5º |
VW GOL |
36.209 |
4,27% |
32.489 |
11,45% |
4º |
-1 |
6º |
CHEVROLET PRISMA |
31.202 |
3,68% |
31.164 |
0,12% |
7º |
+1 |
7º |
TOYOTA COROLLA |
29.188 |
3,44% |
31.891 |
-8,48% |
6º |
-1 |
8º |
FIAT MOBI |
25.618 |
3,02% |
6.385 |
301,22% |
34º |
+26 |
9º |
HONDA HR-V |
23.218 |
2,74% |
30.882 |
-24,82% |
8º |
-1 |
10º |
JEEP COMPASS |
22.003 |
2,60% |
25 |
87912,00% |
- |
- |
11º |
VW FOX/CROSS FOX |
20.840 |
2,46% |
26.502 |
-21,36% |
9º |
-2 |
12º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
20.647 |
2,44% |
16.714 |
23,53% |
16º |
+4 |
13º |
FIAT UNO |
20.196 |
2,38% |
18.353 |
10,04% |
15º |
+2 |
14º |
VW VOYAGE |
18.413 |
2,17% |
12.132 |
51,77% |
20º |
+6 |
15º |
VW UP |
18.220 |
2,15% |
20.298 |
-10,24% |
13º |
-2 |
16º |
JEEP RENEGADE |
17.792 |
2,10% |
25.698 |
-30,77% |
11º |
-5 |
17º |
HYUNDAI CRETA |
17.323 |
2,04% |
0 |
NOVO |
- |
- |
18º |
HYUNDAI HB20S |
14.862 |
1,75% |
22.979 |
-35,32% |
12º |
-6 |
19º |
HONDA CIVIC |
14.696 |
1,73% |
8.607 |
70,74% |
28º |
+9 |
20º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
14.637 |
1,73% |
13.720 |
6,68% |
17º |
-3 |
21º |
FORD ECOSPORT |
14.182 |
1,67% |
12.518 |
13,29% |
19º |
-2 |
22º |
FIAT PALIO |
13.802 |
1,63% |
31.961 |
-56,82% |
5º |
-17 |
23º |
FIAT SIENA |
13.148 |
1,55% |
18.728 |
-29,79% |
14º |
-9 |
24º |
NISSAN KICKS |
12.766 |
1,51% |
15 |
85006,67% |
- |
- |
25º |
HONDA FIT |
12.701 |
1,50% |
13.552 |
-6,28% |
18º |
-7 |
26º |
FORD KA+ |
12.469 |
1,47% |
10.368 |
20,26% |
23º |
-3 |
27º |
CHEVROLET COBALT |
11.487 |
1,35% |
11.037 |
4,08% |
22º |
-5 |
28º |
CHEVROLET SPIN |
11.199 |
1,32% |
10.194 |
9,86% |
24º |
-4 |
29º |
RENAULT LOGAN |
10.910 |
1,29% |
9.797 |
11,36% |
25º |
-4 |
30º |
RENAULT DUSTER |
9.667 |
1,14% |
12.079 |
-19,97% |
21º |
-9 |
31º |
NISSAN VERSA |
9.113 |
1,07% |
9.531 |
-4,39% |
26º |
-5 |
32º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
8.791 |
1,04% |
3.809 |
130,80% |
44º |
+12 |
33º |
FORD FIESTA |
8.429 |
0,99% |
7.865 |
7,17% |
32º |
-1 |
34º |
NISSAN MARCH |
8.263 |
0,97% |
8.962 |
-7,80% |
27º |
-7 |
35º |
HONDA CITY |
7.796 |
0,92% |
8.395 |
-7,14% |
29º |
-6 |
36º |
TOYOTA HILUX SW4 |
6.270 |
0,74% |
5.081 |
23,40% |
39º |
+3 |
37º |
HONDA WR-V |
5.983 |
0,71% |
0 |
NOVO |
- |
- |
38º |
PEUGEOT 208 |
5.129 |
0,60% |
5.164 |
-0,68% |
37º |
-1 |
39º |
PEUGEOT 2008 |
4.982 |
0,59% |
5.086 |
-2,04% |
38º |
-1 |
40º |
CHEVROLET TRACKER |
4.825 |
0,57% |
5.526 |
-12,69% |
36º |
-4 |
41º |
CITROËN C3 |
4.796 |
0,57% |
6.129 |
-21,75% |
35º |
-6 |
42º |
HYUNDAI IX35 |
4.587 |
0,54% |
4.859 |
-5,60% |
41º |
-1 |
43º |
RENAULT CAPTUR |
4.354 |
0,51% |
0 |
NOVO |
- |
- |
44º |
CITROËN AIRCROSS |
4.076 |
0,48% |
3.305 |
23,33% |
48º |
-4 |
45º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
3.222 |
0,38% |
2.109 |
52,77% |
- |
- |
46º |
VW JETTA |
2.779 |
0,33% |
3.664 |
-24,15% |
45º |
-1 |
47º |
FORD FOCUS FASTBACK |
2.592 |
0,31% |
2.052 |
26,32% |
- |
- |
48º |
VW GOLF |
2.461 |
0,29% |
3.852 |
-36,11% |
43º |
-5 |
49º |
AUDI Q3 |
2.179 |
0,26% |
1.784 |
22,14% |
- |
- |
50º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
2.170 |
0,26% |
2.685 |
-19,18% |
50º |
= |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL AUTOS |
847.798 |
100,00% |
810.578 |
4,59% |
Comerciais leves
Entre os comerciais, o destaque absoluto foi a Toro. Com 24.686 unidades vendidas, a picape da Fiat assumiu a liderança geral da categoria e deixou para trás a até então intocável Strada (24.027), que perdeu quase 17% dos compradores no período.
Quem se aproveitou da retração da ex-líder foi a VW Saveiro (20.017), que encurtou para pouco mais de quatro mil unidades uma desvantagem superior a nove mil no ano passado. Com 15.897 unidades, a Toyota Hilux se manteve à frente da rival Chevrolet S10 (13.799), mas desta vez com diferença bem menor.
O semestre foi positivo para a Chevrolet Montana (6.323), que subiu três posições nos últimos doze meses e encostou na Ford Ranger (6.806) na disputa pelo sexto lugar. Em baixa superior a 13%, por pouco a VW Amarok (4.699) não perde lugar no top 10.
POS. |
MODELO |
1º SEM. 2017 |
% TOTAL |
1º SEM. 2016 |
% VAR. 2017/2016 |
POS. 2016 |
VARIAÇÃO POSIÇÃO |
1º |
FIAT TORO |
24.686 |
17,18% |
15.743 |
56,81% |
4º |
+3 |
2º |
FIAT STRADA |
24.027 |
16,72% |
28.913 |
-16,90% |
1º |
-1 |
3º |
VW SAVEIRO |
20.017 |
13,93% |
19.300 |
3,72% |
2º |
-1 |
4º |
TOYOTA HILUX |
15.897 |
11,06% |
16.988 |
-6,42% |
3º |
-1 |
5º |
CHEVROLET S10 |
13.799 |
9,60% |
10.568 |
30,57% |
5º |
= |
6º |
FORD RANGER |
6.806 |
4,74% |
6.836 |
-0,44% |
6º |
= |
7º |
CHEVROLET MONTANA |
6.323 |
4,40% |
4.778 |
32,34% |
10º |
+3 |
8º |
RENAULT DUSTER OROCH |
5.466 |
3,80% |
6.545 |
-16,49% |
7º |
-1 |
9º |
MITSUBISHI L200 |
4.863 |
3,38% |
4.570 |
6,41% |
11º |
+2 |
10º |
VW AMAROK |
4.699 |
3,27% |
5.410 |
-13,14% |
8º |
-2 |
11º |
FIAT FIORINO |
4.531 |
3,15% |
4.896 |
-7,46% |
9º |
-2 |
12º |
RENAULT MASTER |
2.871 |
2,00% |
3.320 |
-13,52% |
12º |
= |
13º |
NISSAN FRONTIER |
1.864 |
1,30% |
2.010 |
-7,26% |
14º |
+1 |
14º |
HYUNDAI HR |
1.765 |
1,23% |
2.581 |
-31,62% |
13º |
-1 |
15º |
FIAT DUCATO |
994 |
0,69% |
1.723 |
-42,31% |
15º |
= |
16º |
IVECO DAILY 3514 |
822 |
0,57% |
892 |
-7,85% |
17º |
+1 |
17º |
KIA K2500 |
678 |
0,47% |
607 |
11,70% |
18º |
+1 |
18º |
RENAULT KANGOO |
649 |
0,45% |
964 |
-32,68% |
16º |
-2 |
19º |
FIAT DOBLÒ |
537 |
0,37% |
595 |
-9,75% |
19º |
= |
20º |
PEUGEOT PARTNER |
385 |
0,27% |
112 |
243,75% |
28º |
+8 |
21º |
CITROËN JUMPER |
349 |
0,24% |
502 |
-30,48% |
20º |
-1 |
22º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 |
270 |
0,19% |
408 |
-33,82% |
22º |
= |
23º |
RAM 2500 |
235 |
0,16% |
258 |
-8,91% |
25º |
+2 |
24º |
MERCEDES-BENZ VITO |
204 |
0,14% |
232 |
-12,07% |
27º |
+3 |
25º |
LIFAN FOISON |
192 |
0,13% |
322 |
-40,37% |
23º |
-2 |
26º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
178 |
0,12% |
271 |
-34,32% |
24º |
-2 |
27º |
PEUGEOT BOXER |
78 |
0,05% |
459 |
-83,01% |
21º |
-6 |
28º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
67 |
0,05% |
53 |
26,42% |
30º |
+2 |
29º |
EFFA K01 |
55 |
0,04% |
10 |
450,00% |
41º |
+12 |
30º |
FOTON AUMARK 1039 |
46 |
0,03% |
242 |
-80,99% |
26º |
-4 |
31º |
JAC T8 |
20 |
0,01% |
71 |
-71,83% |
29º |
-2 |
32º |
HAFEI RUIYI |
19 |
0,01% |
9 |
111,11% |
42º |
+10 |
33º |
RELY PICKUP |
19 |
0,01% |
50 |
-62,00% |
31º |
-2 |
34º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
18 |
0,01% |
21 |
-14,29% |
34º |
= |
35º |
HAFEI TOWNER |
17 |
0,01% |
1 |
1600,00% |
- |
- |
36º |
IVECO DAILY |
17 |
0,01% |
14 |
21,43% |
37º |
+1 |
37º |
SHINERAY P TRUCKS |
14 |
0,01% |
45 |
-68,89% |
32º |
-5 |
38º |
MERCEDES-BENZ RIBEIRAUTO |
13 |
0,01% |
11 |
18,18% |
- |
- |
39º |
RENAULT |
12 |
0,01% |
3 |
300,00% |
- |
- |
40º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
12 |
0,01% |
15 |
-20,00% |
36º |
-4 |
41º |
BYD T3 |
11 |
0,01% |
2 |
450,00% |
- |
- |
42º |
EFFA K02 |
11 |
0,01% |
9 |
22,22% |
43º |
+1 |
43º |
EFFA V21 |
11 |
0,01% |
0 |
- |
- |
- |
44º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
11 |
0,01% |
6 |
83,33% |
48º |
+4 |
45º |
FOTON AUMARK 3.5 - 12DT |
10 |
0,01% |
0 |
- |
- |
- |
46º |
SHINERAY TRUCK |
10 |
0,01% |
7 |
42,86% |
46º |
= |
47º |
EFFA V22 |
8 |
0,01% |
0 |
- |
- |
- |
48º |
FIAT TECFORM |
8 |
0,01% |
2 |
300,00% |
- |
- |
49º |
HAFEI MINI |
8 |
0,01% |
2 |
300,00% |
- |
- |
50º |
VICR SAVEIRO |
6 |
0,00% |
0 |
- |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL COMERCIAIS |
143.677 |
100,00% |
140.520 |
2,25% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia