Nada serve melhor a calar os críticos do que mostrar serviço. E foi exatamente isso que a Tesla fez com o Model 3. Depois da maior procura que um automóvel já teve na história, com mais de 300 mil reservas, havia a suspeita de que a empresa não conseguiria começar a entregá-lo conforme havia prometido, para o final de julho deste ano. Pois ela não só conseguirá como vai antecipar o prazo em duas semanas. O primeiro Model 3 de produção deve sair das linhas na sexta-feira (7).
O Model 3 tem 4,69 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,44 m de altura e um entre-eixos estimado em 2,87 m, já que a empresa ainda não divulgou suas medidas oficiais. Oficial é o tamanho dos porta-malas. Sim: como os motores estão nos eixos, ele tem 2, capazes de levar 142 litros de bagagem na frente e 396 litros atrás. Com suas baterias mais fortes, que devem ser de 75 kWh, ele poderá ter uma autonomia de quase 350 km com apenas uma carga, mas pode chegar a muito mais do que isso dependendo do modo como o motorista dirige. Um Model S bateu recentemente o recorde de autonomia para elétricos de produção ao percorrer mais de 900 km com apenas uma carga.
Seu preço de venda, de US$ 35 mil, deve colocá-lo como uma das opções mais em conta do mercado de elétricos. O Chevrolet Bolt é vendido a US$ 37.395. E conta com um abatimento de US$ 7.500 para vender mais fácil. O Model 3, que não terá o mesmo benefício por muito tempo, já precisou prever um preço mais baixo para poder vender bem.
Elon Musk, CEO da Tesla, prevê entregar 1.000 unidades do carro por semana neste primeiro mês de produção, chegando a 5.000 unidades por semana até o final do ano. Neste ritmo, com 20 mil Model 3 produzido por mês, será preciso 20 meses apenas para atender aos pedidos que a empresa já tem. Em outras palavras, quem comprar um Model 3 agora terá de esperar até agosto de 2019 para eventualmente receber sua unidade. Um problema que muitos fabricantes certamente gostariam de ter.
Fotos: divulgação
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