A Fiat chegou numa encruzilhada com a Strada. Líder inconteste de vendas do segmento de picapes compactas, o modelo derivado do primeiro Palio, de 1996, hoje vive de reestilizações e, principalmente, de sua fama de robusta. Mas o fato é que ela não esconde as rugas faz tempo, e precisa de uma sucessora.
O projeto X6P, que tem como base o Argo, vai dar origem a uma picape compacta de cabine dupla e quatro portas, de porte um pouco inferior ao da Toro. Ela terá o interior bacana e os equipamentos mais sofisticados do hatch, o que significa que não custará pouco. Será um modelo para ficar no lugar apenas das Strada mais caras, como a Adventure cabine dupla, numa faixa de R$ 60 mil a R$ 80 mil - de onde começa a Toro.
E para o lugar da Strada básica, de trabalho? Bom, para isso a Fiat já tem praticamente um carro pronto, o furgão Fiorino, que usa a plataforma 327 do Uno e uma suspensão traseira específica, com eixo rígido e feixe de mola - robusta e apta para levar carga. Na comparação com a Strada, a novata teria enormes ganhos em termos de ergonomia interna e equipamentos, visto que o Uno pode vir com direção elétrica, controle de estabilidade e o novo motor 1.3 Firefly. Bastaria "cortar" a lateral da Fiorino e transformá-la em caçamba, a grosso modo.
Nosso colega Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, levantou a lebre ao dizer que a Fiat estava preparando uma picape do Mobi, com o nome de projeto X1P. Pelo que ouvimos de nossas fontes ligadas à marca, o que existe hoje na engenharia de Betim (MG) é um frankenstein entre Mobi e Strada, feito sobre a base da Fiorino. E ainda sem nome de projeto, pois, ainda segundo nossos informantes, o presidente Stefan Ketter não teria batido o martelo sobre este assunto.
Aproveitar o visual dianteiro do Mobi na picape faria sentido, pois o estilo do modelo tem mais a ver com a nova Fiat do que a carinha do Uno, já nas ruas desde 2010. Vamos ficar atentos ao desenrolar desta história.
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Calmon: Híbrido básico flex da Fiat abre horizonte de crescimento firme
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
No Reino Unido, chinesas Omoda e BYD já vendem mais que Fiat