Segredo - Fiat poderá ter duas picapes no lugar da Strada
Além de uma inédita cabine dupla a partir do Argo, há planos de um modelo mais simples na base da Fiorino
A Fiat chegou numa encruzilhada com a Strada. Líder inconteste de vendas do segmento de picapes compactas, o modelo derivado do primeiro Palio, de 1996, hoje vive de reestilizações e, principalmente, de sua fama de robusta. Mas o fato é que ela não esconde as rugas faz tempo, e precisa de uma sucessora.
O projeto X6P, que tem como base o Argo, vai dar origem a uma picape compacta de cabine dupla e quatro portas, de porte um pouco inferior ao da Toro. Ela terá o interior bacana e os equipamentos mais sofisticados do hatch, o que significa que não custará pouco. Será um modelo para ficar no lugar apenas das Strada mais caras, como a Adventure cabine dupla, numa faixa de R$ 60 mil a R$ 80 mil - de onde começa a Toro.
E para o lugar da Strada básica, de trabalho? Bom, para isso a Fiat já tem praticamente um carro pronto, o furgão Fiorino, que usa a plataforma 327 do Uno e uma suspensão traseira específica, com eixo rígido e feixe de mola - robusta e apta para levar carga. Na comparação com a Strada, a novata teria enormes ganhos em termos de ergonomia interna e equipamentos, visto que o Uno pode vir com direção elétrica, controle de estabilidade e o novo motor 1.3 Firefly. Bastaria "cortar" a lateral da Fiorino e transformá-la em caçamba, a grosso modo.
Nosso colega Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, levantou a lebre ao dizer que a Fiat estava preparando uma picape do Mobi, com o nome de projeto X1P. Pelo que ouvimos de nossas fontes ligadas à marca, o que existe hoje na engenharia de Betim (MG) é um frankenstein entre Mobi e Strada, feito sobre a base da Fiorino. E ainda sem nome de projeto, pois, ainda segundo nossos informantes, o presidente Stefan Ketter não teria batido o martelo sobre este assunto.
Aproveitar o visual dianteiro do Mobi na picape faria sentido, pois o estilo do modelo tem mais a ver com a nova Fiat do que a carinha do Uno, já nas ruas desde 2010. Vamos ficar atentos ao desenrolar desta história.
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
Galeria: Fiat Fiorino 2016
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Avaliação Fiat Pulse Hybrid: o primeiro híbrido leve da marca vale a pena?
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Espanhóis chamam Mobi de "o Fiat Panda que queremos"
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Fiat Grande Panda tem chegada às lojas adiada por problemas de software
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado