Motor Ferrari 3.9 V8 é eleito International Engine of the Year
Motores de 3 cilindros dominaram categorias abaixo de 1,8 litro
O prêmio "International Engine of the Year" divulgou suas escolhas para 2017. E o motor que levou a melhor este ano, pelo segunda vez consecutiva, foi o Ferrari 3.9 V8 biturbo que equipa o 488 GTB e o Spider. Com 251 pontos, ele superou um dos motores mais icônicos do mundo, o 3-litros boxer turbo do Porsche 911, que teve 216.
O V8 Ferrari também venceu, com 247 pontos, a categoria de "Motor de alto desempenho". E novamente sobre um motor da Porsche, o 4.0 usado no 911 GT3, que teve 159 pontos. Mas o prêmio não se dedica apenas às supermáquinas.
Há 8 categorias por tamanho de motor, 3 por propósito (entre elas a vendida pelo V8 3.9 Ferrari) e 1 por novidade. Nas por tamanho, há domínio de motores de 3 cilindros abaixo de 1,8 litro. Abaixo de 1 litro, o vencedor foi o 1.0 EcoBoost, da Ford, com 254 pontos. Entre 1 litro e 1,4 litro, quem levou foi o 1.2 PureTech turbo, da PSA, com 239 pontos. De 1,4 litro a 1,8 litro, a escolha recaiu sobre o 1.5 da BMW conjugado a um motor elétrico, o conjunto do i8 (157 pontos). E, em segundo (128 pontos), o próprio 1.5 BMW, mas sem motor elétrico a reboque.
Na categoria entre 1,8 litro e 2 litros, o vencedor foi o motor 2.0 boxer do Porsche 718. De 2 litros a 2,5 litros, levou o título um habitué da competição, o 2.5 TFSI da Audi, um belo 5-cilindros. Na faixa de 2,5 a 3 litros, quem ganhou foi o motor Porsche de 3 litros turbo que perdeu para o Ferrari a categoria principal. Vencedor da categoria entre 3 e 4 litros. Acima desta cilindrada, quem levou foi outro motor Ferrari, o 6,3 litros de 12 canecos.
Outro motor que mereceu duas premiações foi o elétrico dos Tesla Model S e Model X. Ele venceu entre os motores elétricos e os motores verdes. O motor estreante a merecer homenagens da premiação foi o V6 3.5 com motor elétrico do Honda NSX.
Uma das partes mais bacanas deste prêmio, que conta com 58 jornalistas do mundo todo, é a presença de três representantes brasileiros: os jornalistas Fernando Calmon, Roberto Nasser e Tarcísio Dias. Em outras palavras, tem dedo nosso nas escolhas. Mas o que você achou dos resultados? Concorda com todos? Confira aqui o site da premiação e dê seus pitacos em nossos comentários.
Fotos: divulgação
Galeria: International Engine of the Year 2017
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW abastecerá carros na fábrica com óleo vegetal por razão óbvia
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil