Quando se fala em vendas, o que realmente conta é o varejo. Em outras palavras, as vendas ao consumidor final, que rendem lucros maiores aos fabricantes e mostram o quanto os modelos são desejados ou não pelos clientes. Vendas diretas colaboram nos volumes, mas com margens bem mais estreitas de lucro. Em maio, ampliando para quase cinco pontos percentuais a sua vantagem sobre a novamente vice-líder Hyundai (12,61%), a Chevrolet (17,51%) foi mais uma vez a montadora preferida no varejo. Toyota (11,34%), VW (10,88%) e Honda (9,86%) repetiram as posições de abril.
Vice-líder no geral e nº 1 nas vendas diretas, a Fiat (7,29%) foi apenas a sétima nas vendas realizadas pelas concessionárias, atrás da Ford (9,85%). Ao todo, as vendas no varejo representaram 57,85% das 190.131 unidades emplacadas no mês passado. Um sinal preocupante: quando as frotas das empresas estiverem devidamente renovadas, a perspectiva de queda nas vendas é não só óbvia, mas possivelmente também pesada.
Nas três primeiras colocações, nenhuma novidade em relação ao ranking de abril. O Chevrolet Onix, com 8.957 unidades, manteve uma vantagem de quase 1,5 mil unidades sobre o Hyundai HB20 (7.532), que registrou quase 84% de suas vendas totais no varejo.
Terceiro, o Ford Ka foi o preferido por 5.524 consumidores – tanto ele quanto o Onix mantiveram participação de aproximadamente 60% do total. Superado pelo Toyota Corolla (3.898) no mês anterior, o Chevrolet Prisma (4.424), quarto, reassumiu a liderança entre os sedãs.
Repetindo a sexta posição de abril, o Honda HR-V (3.888) manteve o posto de SUV/crossover nº 1, com quase 90% de suas vendas em concessionárias. A novidade do mês ficou por conta do Hyundai Creta (2.777) pela primeira vez no top 10.
Com o VW Gol (3.603) em sétimo, a disputa pela oitava posição foi definida por menos de 100 unidades a favor do Renault Sandero sobre o Toyota Etios Hatch (3.261 x 3.168). Sem nenhum Fiat entre os dez primeiros, coube ao Mobi (2.498) e ao Uno (1.581) representarem a marca, respectivamente na 11ª e na 20ª colocações.
Às vésperas da apresentação da linha 2018 reestilizada, o Ford EcoSport (1.627) vendeu mais do que rivais mais novos, como o Nissan Kicks (1.500) e o Jeep Renegade (1.282). Provavelmente por promoções de queima de estoque do modelo atual. Se no ranking geral ele ficou atrás do modelo que o originou, nesta lista o Honda WR-V (1.733), 18º, novamente ficou à frente do Fit (1.577), 21º.
Superado pelo novato Captur (843), o Renault Duster (611), que não vive um momento comercial dos mais brilhantes, ficou atrás também de modelos bem mais caros, como o Toyota Hilux SW4 (912) e o Hyundai ix35 (755). Fechando o top 50, a Mercedes-Benz emplacou o Classe C (353) e o GLA (331) como únicos modelos premium da lista.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
MAI 17 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
8.957 |
59,69% |
15.007 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
7.532 |
83,87% |
8.981 |
3º |
FORD KA |
5.524 |
59,23% |
9.326 |
4º |
CHEVROLET PRISMA |
4.424 |
64,95% |
6.811 |
5º |
TOYOTA COROLLA |
3.898 |
70,20% |
5.553 |
6º |
HONDA HR-V |
3.888 |
88,20% |
4.408 |
7º |
VW GOL |
3.603 |
43,83% |
8.220 |
8º |
RENAULT SANDERO |
3.261 |
37,49% |
8.699 |
9º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
3.168 |
79,26% |
3.997 |
10º |
HYUNDAI CRETA |
2.777 |
74,03% |
3.751 |
11º |
VW FOX/CROSS FOX |
2.699 |
77,09% |
3.501 |
12º |
VW UP |
2.659 |
75,28% |
3.532 |
13º |
FIAT MOBI |
2.498 |
47,19% |
5.294 |
14º |
JEEP COMPASS |
2.444 |
54,92% |
4.450 |
15º |
HONDA CIVIC |
2.409 |
92,37% |
2.608 |
16º |
HYUNDAI HB20S |
2.110 |
75,74% |
2.786 |
17º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
2.032 |
80,99% |
2.509 |
18º |
HONDA WR-V |
1.733 |
95,90% |
1.807 |
19º |
FORD ECOSPORT |
1.627 |
52,55% |
3.096 |
20º |
FIAT UNO |
1.581 |
28,84% |
5.482 |
21º |
HONDA FIT |
1.577 |
76,26% |
2.068 |
22º |
NISSAN KICKS |
1.500 |
92,54% |
1.621 |
23º |
FIAT SIENA |
1.331 |
52,99% |
2.512 |
24º |
JEEP RENEGADE |
1.282 |
44,68% |
2.869 |
25º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
1.282 |
70,79% |
1.811 |
26º |
FORD KA+ |
1.227 |
48,67% |
2.521 |
27º |
FORD FIESTA |
1.156 |
88,85% |
1.301 |
28º |
HONDA CITY |
1.148 |
73,40% |
1.564 |
29º |
CHEVROLET TRACKER |
1.148 |
84,91% |
1.352 |
30º |
CHEVROLET COBALT |
1.061 |
45,93% |
2.310 |
31º |
VW VOYAGE |
1.005 |
32,24% |
3.117 |
32º |
NISSAN VERSA |
935 |
55,03% |
1.699 |
33º |
TOYOTA HILUX SW4 |
912 |
78,96% |
1.155 |
34º |
CHEVROLET SPIN |
893 |
45,54% |
1.961 |
35º |
RENAULT CAPTUR |
843 |
60,04% |
1.404 |
36º |
HYUNDAI IX35 |
755 |
85,21% |
886 |
37º |
NISSAN MARCH |
624 |
51,66% |
1.208 |
38º |
RENAULT DUSTER |
611 |
38,82% |
1.574 |
39º |
RENAULT LOGAN |
600 |
29,21% |
2.054 |
40º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
590 |
85,63% |
689 |
41º |
PEUGEOT 208 |
555 |
74,70% |
743 |
42º |
CITROËN C3 |
523 |
66,71% |
784 |
43º |
FIAT PALIO |
510 |
39,69% |
1.285 |
44º |
PEUGEOT 2008 |
453 |
48,50% |
934 |
45º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
445 |
95,29% |
467 |
46º |
VW JETTA |
415 |
78,75% |
527 |
47º |
CITROËN AIRCROSS |
391 |
41,60% |
940 |
48º |
KIA SPORTAGE |
356 |
99,44% |
358 |
49º |
MERCEDES CLASSE C |
353 |
96,71% |
365 |
50º |
MERCEDES GLA |
331 |
88,03% |
376 |
Com praticamente mil unidades a mais do que a Fiat Toro (1.235) – que teve menos de 30% de suas vendas realizadas no varejo -, a Toyota Hilux (2.312) foi novamente o comercial leve preferido dos brasileiros. A Chevrolet S10, com 789 unidades – apenas cinco a mais do que a VW Saveiro (784) – completou um pódio igual ao de abril.
Responsável por 704 unidades, a Mitsubishi L200 novamente fechou o top 5. Líder geral do mercado, a Fiat Strada (463) conquistou apenas 10% de seus clientes nesta modalidade e novamente ficou atrás da Ford Ranger (526). Por muito pouco, aliás, a Strada também não perdeu a sétima posição para a Renault Duster Oroch (459).
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
MAI 17 |
1º |
TOYOTA HILUX |
2.312 |
73,37% |
3.151 |
2º |
FIAT TORO |
1.235 |
28,06% |
4.401 |
3º |
CHEVROLET S10 |
789 |
29,00% |
2.721 |
4º |
VW SAVEIRO |
784 |
19,61% |
3.997 |
5º |
MITSUBISHI L200 |
704 |
70,05% |
1.005 |
6º |
FORD RANGER |
526 |
41,48% |
1.268 |
7º |
FIAT STRADA |
463 |
10,04% |
4.612 |
8º |
RENAULT DUSTER OROCH |
459 |
48,26% |
951 |
9º |
VW AMAROK |
403 |
42,51% |
948 |
10º |
HYUNDAI HR |
204 |
75,28% |
271 |
11º |
NISSAN FRONTIER |
184 |
67,65% |
272 |
12º |
FIAT FIORINO |
174 |
16,70% |
1.042 |
13º |
RENAULT MASTER |
148 |
26,15% |
566 |
14º |
IVECO DAILY 3514 |
137 |
91,33% |
150 |
15º |
KIA K2500 |
90 |
100,00% |
90 |
16º |
CHEVROLET MONTANA |
54 |
8,19% |
659 |
17º |
PEUGEOT PARTNER |
48 |
57,83% |
83 |
18º |
MERCEDES-BENZ VITO |
43 |
75,44% |
57 |
19º |
LIFAN FOISON |
38 |
100,00% |
38 |
20º |
FIAT DUCATO |
37 |
22,29% |
166 |
21º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
36 |
94,74% |
38 |
22º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 |
22 |
100,00% |
22 |
23º |
FIAT DOBLÒ |
15 |
17,86% |
84 |
24º |
HAFEI RUIYI |
14 |
100,00% |
14 |
25º |
RAM 2500 |
13 |
31,71% |
41 |
26º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
12 |
100,00% |
12 |
27º |
EFFA K01 |
11 |
100,00% |
11 |
28º |
FIAT TECFORM |
6 |
100,00% |
6 |
29º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
6 |
85,71% |
7 |
30º |
CITROËN JUMPER |
5 |
13,16% |
38 |
31º |
RENAULT KANGOO |
5 |
10,64% |
47 |
32º |
EFFA K02 |
4 |
100,00% |
4 |
33º |
FOTON AUMARK 3.5 - 14DT |
4 |
100,00% |
4 |
34º |
HAFEI TOWNER |
4 |
100,00% |
4 |
35º |
JAC T8 |
4 |
100,00% |
4 |
36º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
4 |
80,00% |
5 |
37º |
EFFA V21 |
3 |
100,00% |
3 |
38º |
ENGESA EE34 |
3 |
100,00% |
3 |
39º |
FOTON AUMARK 3.5 - 12DT |
3 |
100,00% |
3 |
40º |
RELY PICK-UP |
3 |
100,00% |
3 |
41º |
EFFA V22 |
2 |
100,00% |
2 |
42º |
FORD F150 |
2 |
100,00% |
2 |
43º |
HAFEI START PICK-UP |
2 |
100,00% |
2 |
44º |
HAFEI ZHONGYI VAN |
2 |
100,00% |
2 |
45º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
2 |
66,67% |
3 |
46º |
PEUGEOT BOXER |
2 |
22,22% |
9 |
47º |
VICR SAVEIRO |
2 |
66,67% |
3 |
48º |
DODGE M37 |
1 |
100,00% |
1 |
49º |
FORD F250 |
1 |
100,00% |
1 |
50º |
IVECO DAILY |
1 |
50,00% |
2 |
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela