Vendas diretas em maio - Sandero cola no Onix e Uno volta ao G4
Compass é único SUV/crossover entre os primeiros
Com 42,15% do total comercializado pelas montadoras em maio (190.131 unidades), as vendas diretas tiveram novamente a Fiat na ponta, com 22,35% de participação. Chevrolet (17,94%), Volkswagen (15,51%), Renault (11,76%) e Ford (9,85%) repetiram as mesmas posições do mês anterior.
AUTOMÓVEIS
A disputa pela liderança entre os automóveis permanece acirrada entre Onix e Sandero. Mantendo as duas primeiras colocações de abril, o Chevrolet e o Renault ficaram separados por aproximadamente 600 unidades (6.050 x 5.438), praticamente a mesma diferença registrada em abril.
Quarto no mês anterior, o VW Gol (4.617) completou o pódio. Com 3.901 unidades – mais de 70% de tudo o que foi vendido pelo modelo em maio – o Fiat Uno voltou a figurar entre os quatro primeiros e deixou para trás do Ford Ka (3.802), terceiro em abril.
A marca italiana ainda emplacou o Mobi (2.796) em sexto, logo à frente do Chevrolet Prisma (2.387), que retomou a liderança entre os sedãs perdida para o VW Voyage (2.112) em abril. Preferido entre os SUVs/crossovers nos últimos quatro meses, o Jeep Renegade (1.587), 11º, cedeu a posição ao irmão Compass (2.006), 9º.
O Renegade, aliás, por muito pouco também não perdeu posição para o Ford Ecosport (1.469), 12º. Com o A3 Sedan (197) – este com mais de 60% de suas vendas - e com o Q3 (138), a Audi emplacou dois modelos premium no top 50.
Nenhum modelo, no entanto, foi tão dependente das vendas diretas quanto a Fiat Weekend: das 515 unidades emplacadas no mês passado, nada menos do que 93,6% (482) foram por meio desta modalidade. Situação absolutamente oposta à do Honda Civic (199), novamente com menos de 8%.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
MAI 17 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
6.050 |
40,31% |
15.007 |
2º |
RENAULT SANDERO |
5.438 |
62,51% |
8.699 |
3º |
VW GOL |
4.617 |
56,17% |
8.220 |
4º |
FIAT UNO |
3.901 |
71,16% |
5.482 |
5º |
FORD KA |
3.802 |
40,77% |
9.326 |
6º |
FIAT MOBI |
2.796 |
52,81% |
5.294 |
7º |
CHEVROLET PRISMA |
2.387 |
35,05% |
6.811 |
8º |
VW VOYAGE |
2.112 |
67,76% |
3.117 |
9º |
JEEP COMPASS |
2.006 |
45,08% |
4.450 |
10º |
TOYOTA COROLLA |
1.655 |
29,80% |
5.553 |
11º |
JEEP RENEGADE |
1.587 |
55,32% |
2.869 |
12º |
FORD ECOSPORT |
1.469 |
47,45% |
3.096 |
13º |
RENAULT LOGAN |
1.454 |
70,79% |
2.054 |
14º |
HYUNDAI HB20 |
1.449 |
16,13% |
8.981 |
15º |
FORD KA+ |
1.294 |
51,33% |
2.521 |
16º |
CHEVROLET COBALT |
1.249 |
54,07% |
2.310 |
17º |
FIAT SIENA |
1.181 |
47,01% |
2.512 |
18º |
CHEVROLET SPIN |
1.068 |
54,46% |
1.961 |
19º |
HYUNDAI CRETA |
974 |
25,97% |
3.751 |
20º |
RENAULT DUSTER |
963 |
61,18% |
1.574 |
21º |
VW UP |
873 |
24,72% |
3.532 |
22º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
829 |
20,74% |
3.997 |
23º |
VW FOX/CROSS FOX |
802 |
22,91% |
3.501 |
24º |
FIAT PALIO |
775 |
60,31% |
1.285 |
25º |
NISSAN VERSA |
764 |
44,97% |
1.699 |
26º |
HYUNDAI HB20S |
676 |
24,26% |
2.786 |
27º |
NISSAN MARCH |
584 |
48,34% |
1.208 |
28º |
RENAULT CAPTUR |
561 |
39,96% |
1.404 |
29º |
CITROËN AIRCROSS |
549 |
58,40% |
940 |
30º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
529 |
29,21% |
1.811 |
31º |
HONDA HR-V |
520 |
11,80% |
4.408 |
32º |
HONDA FIT |
491 |
23,74% |
2.068 |
33º |
FIAT WEEKEND |
482 |
93,59% |
515 |
34º |
PEUGEOT 2008 |
481 |
51,50% |
934 |
35º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
477 |
19,01% |
2.509 |
36º |
HONDA CITY |
416 |
26,60% |
1.564 |
37º |
CITROËN C3 |
261 |
33,29% |
784 |
38º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
250 |
83,61% |
299 |
39º |
TOYOTA HILUX SW4 |
243 |
21,04% |
1.155 |
40º |
FIAT DOBLÒ |
242 |
80,40% |
301 |
41º |
CITROËN C4 LOUNGE |
232 |
64,80% |
358 |
42º |
CHEVROLET TRACKER |
204 |
15,09% |
1.352 |
43º |
HONDA CIVIC |
199 |
7,63% |
2.608 |
44º |
HYUNDAI ELANTRA |
198 |
62,66% |
316 |
45º |
AUDI A3 SEDAN |
197 |
60,43% |
326 |
46º |
PEUGEOT 208 |
188 |
25,30% |
743 |
47º |
FORD FOCUS FASTBACK |
167 |
39,48% |
423 |
48º |
FORD FUSION |
162 |
38,57% |
420 |
49º |
FORD FIESTA |
145 |
11,15% |
1.301 |
50º |
AUDI Q3 |
138 |
34,07% |
405 |
COMERCIAIS LEVES
Com a VW Saveiro (3.213) assumindo a segunda colocação, a Fiat Strada (4.149) manteve a primeira colocação entre os comerciais leves, ambas com mais de 80% das vendas por meio de faturamento direto das fabricantes. A Fiat Toro, com 3.166 unidades e quase 72% de comercialização por esta modalidade, foi a terceira.
Emplacando mais do que o dobro da rival Toyota Hilux (839), a Chevrolet S10 (1.932) foi a quarta colocada – entre elas, o Fiat Fiorino foi o preferido por 868 consumidores.
Único modelo a superar os 90% das vendas por via direta (91,8%), a Chevrolet Montana emplacou 605 unidades e garantiu o oitavo lugar. Outros dois modelos, no entanto, ficaram muito próximos de superar a barreira dos 90%: a líder Strada (89,9%) e o Renault Kangoo (89,8%).
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
MAI 17 |
1º |
FIAT STRADA |
4.149 |
89,96% |
4.612 |
2º |
VW SAVEIRO |
3.213 |
80,39% |
3.997 |
3º |
FIAT TORO |
3.166 |
71,94% |
4.401 |
4º |
CHEVROLET S10 |
1.932 |
71,00% |
2.721 |
5º |
FIAT FIORINO |
868 |
83,30% |
1.042 |
6º |
TOYOTA HILUX |
839 |
26,63% |
3.151 |
7º |
FORD RANGER |
742 |
58,52% |
1.268 |
8º |
CHEVROLET MONTANA |
605 |
91,81% |
659 |
9º |
VW AMAROK |
545 |
57,49% |
948 |
10º |
RENAULT DUSTER OROCH |
492 |
51,74% |
951 |
11º |
RENAULT MASTER |
418 |
73,85% |
566 |
12º |
MITSUBISHI L200 |
301 |
29,95% |
1.005 |
13º |
FIAT DUCATO |
129 |
77,71% |
166 |
14º |
NISSAN FRONTIER |
88 |
32,35% |
272 |
15º |
FIAT DOBLÒ |
69 |
82,14% |
84 |
16º |
HYUNDAI HR |
67 |
24,72% |
271 |
17º |
RENAULT KANGOO |
42 |
89,36% |
47 |
18º |
PEUGEOT PARTNER |
35 |
42,17% |
83 |
19º |
CITROËN JUMPER |
33 |
86,84% |
38 |
20º |
RAM 2500 |
28 |
68,29% |
41 |
21º |
MERCEDES-BENZ VITO |
14 |
24,56% |
57 |
22º |
IVECO DAILY 3514 |
13 |
8,67% |
150 |
23º |
PEUGEOT BOXER |
7 |
77,78% |
9 |
24º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
2 |
5,26% |
38 |
25º |
IVECO DAILY |
1 |
50,00% |
2 |
26º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
1 |
33,33% |
3 |
27º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
1 |
20,00% |
5 |
28º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
1 |
14,29% |
7 |
29º |
VICR SAVEIRO |
1 |
33,33% |
|
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Projeção: Renault Clio 2026 deve manter motores a combustão
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Kia Syros 2025 combina design exótico, direção autônoma e motor do HB20
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Ex-CEO da Nissan, Ghosn diz que fusão com a Honda é uma "jogada desesperada"
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia