Campeões da América Latina - Onix e Gol lideram em 2017
Nissan Versa ficou próximo do top 5 e Fiat Siena teve desempenho ruim
O domínio do Onix superou as fronteiras do mercado brasileiro no 1º quadrimestre do ano. De acordo com a focus2move, o hatch da Chevrolet foi o modelo preferido na América Latina com 64.798 unidades vendidas em 28 países da região, uma alta de 24,3% sobre o resultado de 2016.
Quase vinte mil unidades atrás do líder, o VW Gol (47.528) manteve a segunda posição, mas viu cair para aproximadamente três mil unidades a vantagem sobre o Ka (43.264), terceiro colocado – o Ford havia sido apenas o oitavo nos quatro primeiros meses de 2016.
Quem também se destacou foi o Sandero. Com um crescimento de quase 70%, o modelo da Renault conquistou 39.517 consumidores e saltou da 13ª para a quarta posição. Muito próxima do hatch da marca francesa, a Toyota Hilux (38.812) foi a única picape a figurar nas dez primeiras colocações.
Auxiliado pelas fortes vendas no México, onde é o preferido, o Nissan Versa (36.606) ficou à frente do Hyundai HB20 (32.454) – que perdeu quase 20% das vendas em um ano – na disputa pelo sexto lugar. A marca japonesa ainda emplacou o March (30.053) na 10ª colocação.
Mesmo recuando pouco mais de 11%, o Toyota Corolla (30.439) foi o sedã médio nº 1 entre os latino-americanos – rivais mais próximos, VW Jetta (19.301) e Nissan Sentra (19.120) completaram o top 20. 13º, o Honda HR-V (25.996) liderou entre os SUVs/crossovers, mesmo perdendo 10% das vendas.
No lado negativo, menção para o Fiat Siena: com 12.728 unidades, o sedã de entrada da marca italiana registrou queda de quase 40% - a maior dentre os cinquenta modelos mais bem posicionados – e caiu da 18ª para a 45ª posição. Situação inversa à dos rivais Renault Logan (16.166) e VW Voyage (15.999), ambos com crescimentos superiores a 35%.
Com oito modelos, a Volkswagen foi a montadora com maior presença no top 50, seguida pela Chevrolet (7). Nissan e Fiat, com seis modelos cada, deixaram a Ford (5) em quinto lugar.
Veículos
POS. |
MODELO |
1º QUAD. 2017 |
1º QUAD. 2016 |
% |
1º |
CHEVROLET ONIX |
64.798 |
52.137 |
24,3% |
2º |
VW GOL |
47.528 |
41.460 |
14,6% |
3º |
FORD KA |
43.264 |
31.941 |
35,4% |
4º |
RENAULT SANDERO |
39.517 |
23.575 |
67,6% |
5º |
TOYOTA HILUX |
38.812 |
36.021 |
7,7% |
6º |
NISSAN VERSA |
36.606 |
36.316 |
0,8% |
7º |
HYUNDAI HB20 |
32.454 |
39.963 |
-18,8% |
8º |
CHEVROLET SPARK |
30.829 |
25.251 |
22,1% |
9º |
TOYOTA COROLLA |
30.439 |
34.245 |
-11,1% |
10º |
NISSAN MARCH |
30.053 |
25.194 |
19,3% |
11º |
CHEVROLET PRISMA |
27.600 |
25.250 |
9,3% |
12º |
CHEVROLET AVEO |
26.801 |
22.419 |
19,5% |
13º |
HONDA HR-V |
25.996 |
28.937 |
-10,2% |
14º |
VW VENTO |
25.295 |
21.157 |
19,6% |
15º |
NISSAN PICK-UP |
24.840 |
19.343 |
28,4% |
16º |
FIAT PALIO |
20.820 |
32.645 |
-36,2% |
17º |
RENAULT DUSTER |
20.149 |
17.559 |
14,8% |
18º |
FIAT MOBI |
19.921 |
1.189 |
1575,4% |
19º |
VW JETTA |
19.301 |
20.791 |
-7,2% |
20º |
NISSAN SENTRA |
19.120 |
18.384 |
4,0% |
21º |
FIAT TORO |
19.049 |
8.176 |
133,0% |
22º |
FORD FIESTA |
18.624 |
17.994 |
3,5% |
23º |
FIAT STRADA |
17.954 |
21.716 |
-17,3% |
24º |
FORD ECOSPORT |
17.435 |
19.109 |
-8,8% |
25º |
VW UP |
17.174 |
18.723 |
-8,3% |
26º |
VW SAVEIRO |
16.962 |
17.724 |
-4,3% |
27º |
HONDA CIVIC |
16.257 |
9.820 |
65,5% |
28º |
RENAULT LOGAN |
16.166 |
11.812 |
36,9% |
29º |
VW VOYAGE |
15.999 |
11.843 |
35,1% |
30º |
NISSAN KICKS |
15.883 |
1.034 |
1436,1% |
31º |
CHEVROLET S10 |
15.859 |
13.255 |
19,6% |
32º |
FORD RANGER |
15.149 |
13.374 |
13,3% |
33º |
JEEP RENEGADE |
14.313 |
18.658 |
-23,3% |
34º |
KIA RIO |
14.186 |
10.874 |
30,5% |
35º |
JEEP COMPASS |
14.181 |
861 |
1547,0% |
36º |
KIA SPORTAGE |
13.754 |
13.032 |
5,5% |
37º |
HYUNDAI CRETA |
13.725 |
723 |
1798,3% |
38º |
VW FOX / CROSSFOX |
13.590 |
18.799 |
-27,7% |
39º |
TOYOTA YARIS |
13.349 |
12.013 |
11,1% |
40º |
NISSAN TSURU |
13.223 |
17.446 |
-24,2% |
41º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
13.000 |
9.547 |
36,2% |
42º |
HONDA FIT |
12.794 |
13.556 |
-5,6% |
43º |
PEUGEOT 208 |
12.777 |
11.097 |
15,1% |
44º |
CHEVROLET SAIL |
12.770 |
12.193 |
4,7% |
45º |
FIAT SIENA |
12.728 |
20.123 |
-36,7% |
46º |
FIAT UNO |
12.691 |
15.760 |
-19,5% |
47º |
FORD FOCUS |
12.553 |
13.115 |
-4,3% |
48º |
VW AMAROK |
12.258 |
12.688 |
-3,4% |
49º |
MAZDA3 |
11.464 |
12.018 |
-4,6% |
50º |
CHEVROLET SONIC |
11.235 |
14.629 |
-23,2% |
Marcas
POS. |
MARCA |
MODELOS |
1º |
VOLKSWAGEN |
8 |
2º |
CHEVROLET |
7 |
3º |
FIAT |
6 |
NISSAN |
6 |
|
5º |
FORD |
5 |
6º |
TOYOTA |
4 |
7º |
HONDA |
3 |
RENAULT |
3 |
|
9º |
HYUNDAI |
2 |
JEEP |
2 |
|
KIA |
2 |
|
12º |
MAZDA |
1 |
PEUGEOT |
1 |
Fonte: focus2move
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia