A FCA da China negou de pés juntos que o conceito Yuntu poderia ser vendido no Ocidente. Ele seria só para o mercado chinês, segundo a assessoria da marca, mas imagens de patente reveladas pelo blog Jokeforblog revelam a versão de produção do modelo, que deverá chegar também ao mercado americano. E eventualmente aos outros países em que a Jeep vende seus veículos, como o Brasil. Quase como um Dodge Durango da Jeep, mas com diferenças importantes.
Para começar, o novo Jeep de 7 lugares, desenvolvido sob o código K8, terá a mesma plataforma do Renegade, a SUSW. O modelo, que provavelmente se chamará Commander, também deve receber motorização híbrida plug-in, a exemplo do conceito Yuntu. Ele foi a maior atração da marca no Salão de Xangai.
Comparando o conceito e as imagens de patente, nota-se que a dianteira segue a identidade de marca atual, lembrando bastante a dianteira do Compass e do Grand Cherokee.
Na traseira, as lanternas continuam quase tão afiladas quanto as do conceito, mas trazem um desenho mais convencional. De novo, em linha com a usada no Compass, por exemplo.
Além da opção híbrida, o site Allpar, referência em informações sobre os modelos Chrysler, Dodge e Jeep, também aposta no uso dos novos motores Hurricane, de quatro cilindros turbinados. Eles também são conhecidos pelo código GME, de Global Midsize Engine.
Visto de lado, o K8/Commander mostra um senhor entre-eixos. A FCA, infelizmente, não divulgou nenhum detalhe técnico do conceito no salão chinês, o que nos daria alguma ideia de dimensões da versão de produção. Por ora, teremos de nos contentar com as imagens de patente e as poucas informações de que dispomos sobre o modelo. E também em torcer para que ele tenha preços e aceitação melhores do que o Commander anterior.
Fotos: Gustavo Henrique Ruffo e reprodução
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Projeto K9: o plano da Stellantis para fazer novos utilitários na Argentina
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Volkswagen cogita produção de modelo 'maior que Amarok' na Argentina