Dados de mercado compilados pela empresa de consultoria JATO Dymanics mostram que, mês a mês, o domínio dos motores diesel vem perdendo força na Europa. Em abril, por exemplo, as vendas gerais do mercado recuaram cerca de 7,1%, ao passo que a participação do combustível caiu a mais do que o dobro. As planilhas apontam que a queda foi de mais de 15% na comparação com igual período do ano passado - e não há perspectiva de recuperação.
"Embora existam várias explicações para essa mudança, todas as evidências apontam para o Dieselgate como razão principal para o início deste declínio", explica Felipe Munoz, analista automotivo. "Desde a descoberta deste escândalo, em 2015, o diesel tem sofrido grandes contratempos à sua reputação, e governos passaram a considerar novas leis que afetam diretamente proprietários de carros diesel - como planos no Reino Unido para um esquema de sucata diesel", completa.
Há exatamente um ano, um em cada dois carros vendidos em Europa era alimentado por diesel. No mês passado, esse índice caiu para 46% e tirou do combustível o título de dominante entre os europeus. Paralelamente, o mercado de híbridos e elétricos só cresce e ganha cada vez mais a atenção dentro das grandes montadoras. Seria o fim dos motores diesel?
Fotos: divulgação
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