Já disponível para os modelos Fazer 150 e Neo 125, o sistema de freios unificados da Yamaha passa a integrar a linha 2018 da Factor 150. O sistema é oferecido somente na versão ED.
O sistema UBS (Unified Brake System) unifica a frenagem dianteira e traseira em apenas um movimento do piloto (o acionamento do pedal do freio traseiro), distribuindo a força de frenagem entre o freio traseiro a tambor e o dianteiro a disco para uma frenagem mais eficiente.
Na frenagem, o ideal é que ambos os freios sejam utilizados em conjunto. Porém, a grande maioria dos motociclistas acaba usando mais o freio traseiro e não aproveita a eficiência do disco dianteiro. Assim, o sistema UBS não só aumenta a capacidade de frenagem como também permite uma melhor transferência de peso da moto na frenagem, deixando a moto mais equilibrada.
Outra novidade da Factor 150 UBS, além dos gráficos, é a cor Vermelho Pepper, que se junta às conhecidas Preto Eclipse e Sports White no catálogo da moto. Para completar, a versão ED leva o selo "UBS" no para-lama dianteiro, para identificar a presença do sistema.
A Factor é equipada com motor Blueflex de 150 cc capaz de entregar 12,2 cv de potência e 1,3 kgfm de torque com gasolina, passando a 12,4 cv com etanol, mantendo o mesmo torque, disponível a 5.500 rpm.
A linha 2018 chega com preços de R$ 7.990 na versão Factor E (com partida elétrica, freio dianteiro a tambor e rodas raiadas) e de R$ 8.890 na Factor ED (que adiciona freio a disco na dianteira, o sistema UBS e as rodas de liga-leve). A garantia das motos é de 3 anos.
Fotos: Yamaha
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Oficial: Brasil terá nova Yamaha Ténéré 2025 no ano que vem
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Fazer 250 marca 5 milhões de motos Yamaha feitas no Brasil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Yamaha lança a Fazer 250 2025: veja o preço e o que muda